ASG: Conheça as ações sociais que a Porto Seguro incentiva

Uma das missões da Porto Seguro é o setor de responsabilidade social e ambiental. Adotamos, no nosso dia a dia, o princípio de que nosso desenvolvimento sustentável gera impactos positivos na comunidade. Isso significa que entendemos a responsabilidade social como a capacidade de ouvir os interesses dos mais diversos segmentos e conseguir, a partir disso, incorporá-los ao planejamento dos negócios.

Na prática, a Porto implementa iniciativas que reduzem ou compensam os impactos socioambientais causados pelas operações de negócio e atua na conscientização das pessoas sobre a importância das causas sociais e ambientais, em busca de um mundo melhor para as gerações atuais e futuras.

Preparamos um artigo para você conhecer algumas ações sociais que a Porto faz parte. Confira:

Instituto Porto Seguro

O Instituto Porto Seguro é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como principal mantenedora a Porto Seguro. O objetivo é potencializar o desenvolvimento de projetos socioambientais e culturais da região de Campos Elíseos, em São Paulo. O Instituto foi fundado em 2005, com o nome de Casa Campos Elíseos Melhor, e, hoje, atua nas vertentes cultural, educacional e social.

Na frente socioambiental, destacam-se a ampliação das ações de desenvolvimento da comunidade, como cursos profissionalizantes, oficinas de geração de renda, meio ambiente e projetos educacionais, como o Ação Educa.

Entre os cursos de capacitação profissional, estão os de auxiliar administrativo, manicure, informática, elétrica e hidráulica. E, agora, durante a pandemia, muitos seguem EAD. Dentro do Instituto, há o projeto Escola Empreendedora, onde são formados empreendedores na área de costura industrial, em parceria com o SENAI, para que saiam prontos para suas próprias empresas.

Em 2015, o Instituto Porto Seguro inaugurou a Associação Campos Elíseos +gentil, que tem como objetivo promover ações de conservação dos espaços públicos e o bem-estar das pessoas que moram, trabalham ou frequentam o bairro dos Campos Elíseos, em São Paulo.

O mais legal é que para fazer uma ocorrência sobre alguma melhoria do bairro, basta enviar um alerta no site ou pelo aplicativo da Associação. Após receber os alertas, a equipe abre protocolos junto aos órgãos públicos competentes e, ao final, compartilha o andamento do processo com a pessoa que realizou a solicitação e com moradores do bairro.  Bacana, né?

Associação Crescer Sempre

Fundada em 1998, a Escola de Educação Infantil da Associação Crescer Sempre se propõe a suprir carências da Comunidade de Paraisópolis no atendimento a crianças em idade pré-escolar. O espaço físico aumentou com o passar dos anos e, de 150 alunos em 1998, passamos a atender 325 estudantes de 4 a 6 anos.  Os serviços prestados às crianças são gratuitos. Para se matricular na Associação, é necessário que a criança seja moradora de Paraisópolis, inscrita numa lista de demanda e passe por entrevista e visita social.

Meu Porto Seguro

O Meu Porto Seguro foi um programa que ofereceu dez mil postos de trabalho, capacitação e geração de renda, para quem perdeu o emprego durante a pandemia. Os contratados ficaram três meses no projeto e receberam por mês R$1.500,00. Foram 674.574 inscritos e 10 mil contratados.

Na plataforma Porto Educ, que permitiu capacitação online dos participantes, foram mais 23 mil acessos e um milhão de conteúdos consumidos, em áreas como: venda, atendimento e negociação.

Porto Voluntário

O Porto Voluntário promove diversas formas de atuação voluntária, individual ou coletiva, dentro ou fora do horário de expediente, com crianças, adultos ou idosos. O programa atende mais de 150 instituições e beneficia mais de 3 mil pessoas. Em 2020, mais mil funcionários participaram das ações de voluntariado. Entre as atividades, destacam-se os grupos de leitura, oficinas de informática e musicalização, passeios com crianças e troca de correspondências.

Há também as ações temáticas, ligadas a campanhas de arrecadação de agasalhos ou brinquedos. Durante a pandemia, muitas atividades estão funcionando de modo remoto, como aulas de inglês, de libras, oratória e comunicação não-violenta.  

Através dessas ações sociais, a Porto reafirma seu compromisso com a sociedade e constrói um mundo melhor. Fique ligadinho nas nossas redes sociais, pra ficar por dentro de todas as nossas novidades!