Saiba como reutilizar água nas tarefas do lar

Quase três quartos do planeta são cobertos por água. Isso é muita coisa! Mas somente uma parte pequena desse volume pode ser consumida. Para termos uma ideia, se toda a água do mundo coubesse em uma garrafa de um litro, apenas 25 ml estariam disponíveis para consumo humano em toda a Terra.

Além disso, com a queda no volume de chuvas e o esvaziamento dos reservatórios, algumas cidades brasileiras têm sofrido problemas na produção de energia e na distribuição de água. Sabendo disso, economizar e reutilizar a água passou a ser essencial.

Neste post, trouxemos algumas dicas de reuso e economia de água, para te ajudar no consumo consciente deste recurso de maneira prática e fácil. Confira!

Lavagem de roupas

reutilizar-agua-02

Uma máquina de lavar roupas com capacidade para 7 kg pode consumir, em média, entre 40 e 80 litros de água. Se você costuma usá-la duas vezes por semana, o consumo no final do mês pode variar entre, 320 e 640 litros. Que tal buscar meios de reutilizar essa água?

Uma boa ideia é reusar a água do primeiro ciclo de lavagem, no qual a sujeira mais pesada é removida, para a lavagem de calçadas, garagens e quintais, até o carro pode ser lavado utilizando esse recurso. Já a água dos demais ciclos, que tem uma menor concentração de sujeira, pode ser usada para a limpeza dos pisos internos da casa.

Regar jardins e plantas também é uma boa aplicação para a água da máquina de lavar. Entretanto, é importante desprezar o primeiro ciclo de lavagem para essa finalidade, pois essa água pode trazer uma alta concentração de minerais, prejudicial às plantas.

A água do terceiro ciclo, que sai bem mais limpa, pode ser utilizada para a próxima lavagem de roupas na própria máquina. Com isso, podemos diminuir a quantidade de água gasta e economizar no fim do mês.

Banho

reutilizar-agua-03

Se a lavagem da roupa pode gastar 80 litros, um banho de 15 minutos pode gastar mais de 120 litros de água. É muita água para descer pelo ralo!

Existem sistemas prontos que fazem a captação, filtragem e armazenamento dessa água. Porém, nesse caso é necessário um investimento e em algumas situações é preciso quebrar o piso e montar um sistema de encanamento novo. Pode ser bastante trabalhoso. Contudo, podemos tomar banho em uma banheira ou sobre uma bacia e acumular a água, a iniciativa requer investimento zero e é uma forma criativa de reaproveitamento. Se achar muito desconfortável, experimente reservar ao menos a água que sai do chuveiro nos primeiros minutos, enquanto a temperatura do banho esquenta. É uma pequena atitude que ajuda na economia no fim do mês.

Armazenada a água, podemos reutilizá-la na descarga de vasos sanitários – que pode consumir 15 litros por disparo – ou, assim como mencionamos anteriormente, na lavagem de garagens, calçadas e quintais.

Observação

Vale reforçar que, ao armazenar água, você deve se certificar de que o recipiente está totalmente limpo e vedado, para evitar que vire um criadouro de mosquitos.

Lavagem de Louça

reutilizar-agua-04

A reutilização da água da louça é mais complicada, por conta dos resíduos de alimentos, mas podemos, com algumas dicas, economizar. Vamos lá!

  • Antes de começar a lavar é necessário organizar a louça. As peças mais sujas são lavadas por último para que a água que caia sobre elas facilite a remoção de parte da sujeira;
  • Resíduos maiores de alimentos devem ser removidos sem a utilização de água;
  • Uma dica interessante é manter um recipiente com água limpa e detergente. Assim, não há necessidade de aplicação do detergente diretamente na bucha e evita o excesso de espuma na hora de enxaguar;
  • Antes de começar o enxágue, ensaboe o maior número de peças possível, deixando por último as que têm mais resíduos;
  • Use uma cuba ou uma bacia com água limpa e na hora do enxague, você pode usar um caneco para despejar a água sobre as peças. Isso vai fazer você economizar água, já que o grande desperdício acontece com a torneira aberta por tempo desnecessário.

Vazamentos

reutilizar-agua-05

Se você notar vazamentos é importante fazer o reparo o quanto antes. Pode parecer apenas um gotejamento, mas o resultado no fim de um mês é bastante representativo. Nestas horas, é importante contar com mão de obra especializada para garantir que o conserto seja duradouro e trate a causa raiz do problema. Pensando nisso, um dos benefícios que o Porto Seguro Residência oferece é o serviço emergencial à residência, que funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Você pode contar com encanadores que auxiliam em casos de vazamentos, entupimentos, entre outros problemas hidráulicos.

Residência Mais Segura

O Residência Mais Segura é um programa do Porto Seguro Residência, que tem como objetivo levar informação ao público, atuando na prevenção de acidentes domésticos, principalmente com crianças e idosos, e oferecendo dicas de sustentabilidade e de proteção ao imóvel.

Agora que você já conhece as vantagens, que tal fazer o cálculo do seguro para sua residência?
Faça uma cotação »