Dicas para limpar a casa de maneira sustentável

Fazer a faxina doméstica é uma tarefa que exige alguns preparos específicos para limpeza pesada. São diversos produtos indicados para cada tipo de piso e superfície para limpar os resíduos acumulados ao longo da semana de maneira rápida e eficiente. Agora, você já imaginou se você puder fazer tudo isso com ingredientes que já tem em casa, no armário da cozinha?

Separamos algumas dicas que, além de serem eficazes na faxina, também ajudam a deixar a casa limpa de maneira sustentável e econômica. Confira!

Vinagre

limpeza-sustentavel-01

O vinagre tem muitas utilidades na culinária, mas sua acidez pode ser útil, também, para limpeza. Para substituir o uso de produtos de limpezas poluentes por vinagre siga esses passos:

Limpeza de piso

Depois de varrer bem o piso, prepare uma solução com 3 litros de água morna e uma xícara de vinagre branco. Em seguida, aplique sobre toda a superfície e deixe agir por 15 a 20 minutos. Remova o excesso e deixe secar naturalmente.

Atenção: evite a utilização dessa solução em pisos de mármore ou madeira.

Limpeza de vidros e espelhos

Limpe a superfície do vidro com um pano macio, dissolva uma xícara de vinagre branco em um litro de água morna. Umedeça um pano, de preferência flanelado, limpo e que não solte suas fibras. Não encharque o pano para que a solução não escorra por todo o vidro. Passe em toda a área e depois seque com um pano seco e macio.

Bicarbonato de sódio

limpeza-sustentavel-02

Bicarbonato de sódio é um coringa para muita gente. Seus usos são incontáveis e vão desde higiene, passando pela culinária e, como não poderia deixar de ser, pode ajudar na limpeza de sua casa. Veja algumas possibilidades que evitam o uso de produtos de limpeza industrializados:

Limpeza de inox

Em um litro de água, misture uma colher de sopa de bicarbonato, mergulhe o objeto e deixe agir por 20 minutos. Logo após, lave o utensílio normalmente. Não se esqueça de secar bem, para que o inox não manche.

Limpeza da geladeira

Para cada litro de água, misture uma colher de sopa de bicarbonato e uma colher de sopa de sal. Use essa solução em toda a superfície interna da geladeira. Além de retirar a sujeira, ajuda a remover os maus odores acumulados pelos alimentos.

Limpeza de objetos de prata

Para limpar utensílio de prata, misture 3 partes de bicarbonato de sódio com uma de água, formando uma pasta. Esfregue nos objetos com um pano umedecido na solução. Depois, é só lavar em água corrente e secar bem com um pano que não solte fibras, para evitar que o excesso de água deixe manchas na peça.

Limão

limpeza-sustentavel-04

Se você precisa retirar a gordura ou a ferrugem de objetos, o limão pode ajudar. Separamos algumas dicas para usar nas limpezas mais complicadas:

Limpeza da tábua de carne e grelha da churrasqueira

Corte um limão ao meio. Encoste a parte cortada do limão no sal de cozinha, formando uma camada. Esfregue o limão em toda a superfície da tábua de carne ou da grelha da churrasqueira e deixe o suco do limão com sal agir por algumas horas. Logo após, é só lavar normalmente e esperar secar.

Limpeza de forno e fogão engordurados.

Misture o suco de limão com um pouco de bicarbonato de sódio, formando uma pasta líquida. Esfregue essa mistura no local engordurado ou em toda a superfície do forno. Espere a solução agir por 20 minutos. Depois, é só limpar com um pano umedecido em água, até remover a mistura.

Sem deixar resíduos!

Para deixar a limpeza ainda mais ecológica, você também pode utilizar as cascas do limão! Uma dica interessante é tirar as cascas da fruta antes de espremer o suco e deixar secar no sol. Depois é só colocar em saquinhos de tecido leve e pendurar nos armários e guarda-roupas para afastar as traças. O odor do limão, assim como do cravo, inibe a presença de alguns insetos.

Residência mais segura

O Residência Mais Segura é um programa do Porto Seguro Residência, que tem como objetivo levar informação ao público, atuando na prevenção de acidentes domésticos, principalmente com crianças e idosos, e oferecendo dicas de sustentabilidade e de proteção ao imóvel.

Agora que você já conhece as vantagens, que tal fazer o cálculo do seguro para sua residência?
Faça uma cotação »