Dicas para aproveitar 100% de frutas e verduras

É cada vez maior a preocupação de todos com a questão da sustentabilidade. No mundo inteiro, mais pessoas vêm adquirindo consciência sobre a importância desse tema. Uma tendência que traz benefícios não apenas para a natureza. Optar por hábitos sustentáveis pode trazer vantagens imediatas para todos nós. Isso inclui uma alimentação mais saudável e até mesmo economia para o bolso. É o que acontece, por exemplo, quando aprendemos a aproveitar totalmente frutas e legumes, utilizando cascas e sobras para as mais diversas utilidades.

Há muitas formas criativas para utilizar ao máximo alguns alimentos. Pode ser no preparo de receitas variadas, na limpeza de materiais, substituindo produtos químicos, e até mesmo como produto de beleza.

Quer saber mais sobre essas muitas possibilidades de aproveitamentos? Então, basta ler as dicas que vêm a seguir.

Mais nutrientes

As razões para aproveitar cascas de frutas e legumes não se limitam à sustentabilidade. O principal motivo se deve simplesmente porque, em muitos casos, a parte da fruta ou legume que descartamos possui muito mais nutriente do que a parte que consumimos. Veja alguns exemplos:

Casca da laranja: 40 vezes mais cálcio.

Rama de cenoura: 4 vezes mais proteína e 3 vezes mais vitamina C.

Casca de maçãs e mexericas: 2 vezes mais vitamina C.

Folha de brócolis: 5 vezes mais proteína.

Casca da jaca: 11 vezes mais vitamina C.

Casca do abacaxi: 38% mais vitamina C.

Esses são apenas alguns exemplos. É claro que nem todas essas partes que descartamos podem ser consumidas diretamente. Há casos em que o sabor e a textura não são agradáveis ao paladar. É onde entra a criatividade para fazer bom uso dessas partes.

Dicas para aproveitar 100%

Antes de tudo, é preciso ter atenção redobrada com a limpeza de cascas antes de aproveitá-las. Como são as partes mais expostas, tendem a acumular resíduos durante o transporte e manuseio do campo até sua casa. Então, vale caprichar bastante na hora de lavar.

Depois de uma boa limpeza, são muitas as utilidades desse material. Conheça algumas delas:

Como alimento

  • Talos em geral: praticamente todos podem ser aproveitados, exceto o da mandioca, pois ele é tóxico. Depois de picados ou triturados, é possível misturá-los em massas de pães e bolos.
  • Folhas de cenoura e beterraba: podem ser consumidas cruas como parte de uma salada.
  • Folhas de couve-flor, abóbora e rabanete: podem ser refogadas e temperadas.
  • Cascas de laranja: servem como ingrediente para fazer geleia. Também podem ser caramelizadas e usadas na preparação de doces.
  • Cascas da batata e mandioquinha: assadas ou fritas podem ser servidas como aperitivo.
  • Cascas da goiaba, mamão e abacaxi: podem entrar no preparo de chás ou sucos batidos no liquidificador.

Economia na conta de luz!

Manter refrigeradores em dia também é uma atitude sustentável e ajuda a economizar!

Cliente Porto Seguro Residência tem serviços grátis de reparo em linha branca.

CONFIRA »

Outras utilidades:

  • Limpar chaleiras: quando a parte interna da chaleira estiver escurecida, basta ferver dentro dela água com algumas cascas de limão. Quando começar a borbulhar, desligue o fogo e deixe descansar por uma hora. Depois é só lavar normalmente.
  • Espantar mosquitos: nos aparelhos repelentes que vão na tomada e usam tabletes de refil, é só colocar uma casca de laranja recordada no lugar do tablete.
  • Esfoliação da pele: em áreas como joelhos e pés, esfregar casca de banana com açúcar funciona como um esfoliante caseiro.
  • Hidratante para o rosto: esfregar suavemente no rosto a parte interna da casca de abacate e depois enxaguar funciona como um hidratante natural para a pele.

Criatividade

São muitas as utilidades práticas e nutritivas de cascas e sobras de frutas e legumes que geralmente descartamos. Para fazer um uso mais sustentável dessas sobras, abuse de sua criatividade, pesquise novas receitas e leve uma vida mais saudável, mais nutritiva e sem desperdícios.

Quer mais dicas sobre alimentação e consumo sustentável?

Residência Mais Segura

O Residência Mais Segura é um programa do Porto Seguro Residência, que tem como objetivo levar informação ao público, atuando na prevenção de acidentes domésticos, principalmente com crianças e idosos, e oferecendo dicas de sustentabilidade e de proteção ao imóvel.

Agora que você já conhece as vantagens, que tal fazer o cálculo do seguro para sua residência?
Faça uma cotação »