Cuidados necessários com redes protetoras nas janelas e sacadas de casa

Se você tem criança em casa, sabe da necessidade de colocar redes protetoras nas janelas, principalmente, em apartamentos. As crianças sobem nos móveis e são curiosas. Uma janela sem proteção pode ser fatal.

Para os pais que já possuem, é muito importante verificar se as redes necessitam de manutenção e cuidados.

Nesse artigo, traremos alguns pontos de atenção para você que faz uso desse equipamento de segurança.

Contratação

Conhecer a empresa que fará a instalação e posterior manutenção nas redes de proteção é fundamental para que se tenha garantias de que o material instalado é de qualidade e que você receberá todo o suporte necessário.

Antes de receber um orçamentista em sua casa, vá até o local da empresa e verifique suas instalações e se há estrutura. Certifique-se de que os profissionais são capacitados para o trabalho.

Instalação

Cuidados necessários com redes protetoras nas janelas e sacadas de casa 02

Durante a instalação, é importante notar se a rede foi tensionada excessivamente. Isso é capaz de provocar um desgaste maior da rede e pode exigir muito dos pontos de fixação, fazendo com que os ganchos fiquem expostos na área de contato com a parede.

Atenção a esse ponto: tensionar demais pode ser prejudicial e pouca tensão pode ser um problema de segurança, uma vez que havendo folga na malha, toda a rede se torna mais vulnerável.

Manutenção

Depois de instalada, muita gente esquece que as redes têm vida útil e não faz uma manutenção periódica. Para verificar se a rede ainda está íntegra, force a rede com suas mãos para poder perceber se os ganchos se desafixam da parede ou se a rede se rompe. Havendo qualquer um desses indicativos, procure a substituição imediata.

É importante ressaltar que essa verificação deve acontecer pelo menos uma vez por ano e que, a cada 3 anos, uma empresa especializada faça uma vistoria e realize a substituição das redes e ganchos.

Procure sempre empresas que sejam de confiança e que utilizem material de qualidade: redes de polietileno e ganchos de aço inox.

Cuidados no dia a dia

As redes de proteção devem ser verificadas com frequência. Nessa inspeção, você deve notar:

  • Se existe alguma rede cortada
    Percebendo que há uma rede rompida, você deve procurar a substituição para não correr riscos.
  • Se a rede está conectada a todos os ganchos
    Ao descobrir que a rede está solta dos ganchos recoloque-a imediatamente ou peça ajuda a um profissional.
  • Se existe folga nos ganchos
    Repare se os ganchos estão bem fixos e se há algum espaçamento entre o gancho e a parede que permita o acumulo de água. Havendo, você pode passar silicone para vedar.

A limpeza também é importante, mas você não deve usar nenhum produto abrasivo como cloro e água sanitária, porque a rede pode perder sua integridade.

Mesmo com todos esses pontos a observar, é importante que não haja, próximo às áreas das janelas e sacadas, móveis que permitam que as crianças possam subir e se recostar na rede.

As grades devem ser instaladas assim que seu filho comece a engatinhar e é recomendado o uso até que a criança complete 12 anos.
Mantendo-se sempre atento a esses detalhes, você garante que as redes de proteção durem o máximo possível e protejam seus filhos de acidentes.

Residência Mais Segura

O Residência Mais Segura é um programa do Porto Seguro Residência, que tem como objetivo levar informação ao público, atuando na prevenção de acidentes domésticos, principalmente com crianças e idosos, e oferecendo dicas de sustentabilidade e de proteção ao imóvel.

Agora que você já conhece as vantagens, que tal fazer o cálculo do seguro para sua residência?

Faça uma cotação »