Conheça 6 tecnologias para casas inteligentes

A comparação é quase inevitável: o desenho animado Os Jetsons é sempre lembrado quando falamos em casas inteligentes. Para facilitar a vida moderna, têm surgido cada vez mais tecnologias para o lar. Uma sofisticação que oferece desde conforto e comodidade até mais segurança para a família.

Preparamos uma lista com 6 novas tecnologias que, em pouco tempo, podem fazer parte do dia a dia de nossas casas. Afinal, quem nunca sonhou em viver como os personagens do desenho animado futurista? Pois esse futuro já está chegando.

Controle dos recursos

A economia e o uso inteligente de recursos como água e luz já é uma realidade em algumas casas. Uma das tecnologias disponíveis no mercado monitora em tempo real e faz projeções do gasto de água e luz mensal de cada ambiente ou equipamento. Por meio de uma tela, é possível administrar esse gasto e saber onde reduzir o uso.

Banho mais econômico

Hoje também já é possível controlar especificamente um dos vilões do consumo de água e luz em uma casa: o banho. Um dispositivo que monitora especificamente a quantidade de água utilizada em cada banho avisa quando você tiver consumido um determinado limite.

Capa inteligente para colchão

Usar a tecnologia para ter um sono e um despertar tranquilo. É o que propõe uma capa de colchão inteligente. O produto dispõe de diversos sensores capazes de monitorar batimento cardíaco, respiração e padrões de sono. Com isso, ele pode ser programado para identificar o melhor momento para o seu despertar, fazendo soar um alarme suave. Ele ainda regula a temperatura de cada ocupante da cama, proporcionando uma noite mais aquecida ou mais fresca.

Fechadura digital

01-02

A identificação e o acesso à sua casa podem ser feitos pela impressão digital das pessoas cadastradas. Fechaduras com sistema de biometria já começam a se popularizar. Esquecer as chaves, nunca mais. Essas novas fechaduras também têm conexão wi-fi, o que permite que você libere a entrada de alguém à distância, pelo smartphone, além de controlar, por meio de um relatório, quem e quando entrou em casa.

Geladeira conectada

Não é novidade que geladeiras com telas na porta e acesso à internet já estão chegando aos lares. Algumas, porém, ajudam até na hora do aperto. Quem nunca foi ao mercado e se esqueceu de verificar se tinha ou não determinado item na geladeira. Agora, em alguns modelos, é possível “perguntar” para o eletrodoméstico, via celular, se ele tem ou não algum item. Com câmera interna, esses novos aparelhos podem verificar o que há dentro deles e até enviar uma foto para o seu celular.

A casa de acordo com seu humor

Agora imagine que toda a casa já esteja conectada por diversas tecnologias que se comunicam sem fio. Para controlar todas elas, existem aparelhos chamados Hub. E alguns modelos permitem que você programe a casa inteira de acordo com seu humor. Com apenas um comando, todos os ambientes se adaptam, o que inclui a iluminação, o som ambiente, o canal em que a TV vai sintonizar ou mesmo se ela deve ser ligada ou não.

Talvez, carros voadores e o tão sonhado teletransporte ainda estejam muito longe no futuro. Porém, viver em uma casa inteiramente tecnológica, cercado de comodidade e segurança, já é uma realidade bastante próxima.

Residência Mais Segura

O Residência Mais Segura é um programa do Porto Seguro Residência, que tem como objetivo levar informação ao público, atuando na prevenção de acidentes domésticos, principalmente com crianças e idosos, e oferecendo dicas de sustentabilidade e de proteção ao imóvel.

Agora que você já conhece as vantagens, que tal fazer o cálculo do seguro para sua residência?

Faça uma cotação »