Como evitar acidentes domésticos com crianças

Criança é sinônimo de curiosidade e isso, às vezes, pode significar perigo. Logo quando começam a andar, as mãozinhas agarram qualquer coisa para se apoiar. É neste instante que os pais devem ficar atentos, pois qualquer descuido pode gerar um acidente.

Eles crescem, mas o medo não passa. A correria dentro de casa e os objetos perigosos de fácil acesso passam a ser as maiores preocupações de mamães e papais vigilantes.

Como nossas mães nos diriam: “todo cuidado é pouco”. Por isso, relacionamos algumas precauções que você pode tomar para evitar que os pequenos se machuquem:

No banheiro

acidentes-domesticos-02

O banheiro é uma região onde a criança pode ter contato com água. Por isso, é importante evitar que as crianças pequenas entrem no banheiro sozinhas. Portas fechadas, tampas de privada baixadas e nunca deixá-las na banheira sozinhas. Um deslize é suficiente para um afogamento.

Se você guarda medicamentos no banheiro, não deixe em um local de fácil acesso dentro do armário. Dê preferência a prateleiras localizadas no alto e em recipientes lacrados, que impeça os filhos pequenos de abri-los.

Na sala

acidentes-domesticos-03

Muitas vezes, a sala é entrada da casa e pode dar acesso ao elevador e escadas, para a garagem e até mesmo para a rua, por isso, mantenha a porta sempre fechada. O mesmo vale para a janela, que é um dos pontos críticos de uma casa ou apartamento. O ideal é colocar redes protetoras nas janelas e sacadas de apartamentos e, mesmo assim, ficar o tempo todo atento. Escadas e balaústres devem estar protegidos também, impedindo o acesso dos pequenos aos outros andares da casa.

Cuidado com toalhas de mesa mais longas, que podem ser puxadas e trazer tudo que está sobre a mesa para cima da criança; o mesmo vale para as cortinas. Tapetes são os grandes causadores de tropeções e tombos nas salas, por isso, é importante o antiderrapante nas bordas para garantir mais aderência com o chão.

Na cozinha

acidentes-domesticos-04

Esse é um lugar de objetos pontiagudos e de alta temperatura. Nesse caso, é importante não deixar a criança sozinha em momento algum. De qualquer forma, é importante se resguardar para qualquer situação.

Cuidado com cabos de panelas sobre o fogão, que podem provocar queimaduras. Fique atento para que eles sempre estejam virados para dentro. Sacos plásticos podem causar asfixia e devem estar em local de difícil alcance. O mesmo vale para os produtos de limpeza ou produtos tóxicos.

Nos quartos

 

acidentes-domesticos-06

Uma pequena queda de uma cama pode provocar um acidente. No caso das crianças menores, é importante que tenha alguém por perto durante o período do sono.

O posicionamento dos móveis também pode ajudar a evitar quedas. Você pode usar pequenas grades acopladas à beira da cama e posicionar estantes mais pesadas ao lado da cabeceira.

Por toda a casa

acidentes-domesticos-05

Os pais devem ficar atentos com fios elétricos de qualquer tipo de equipamento, que são capazes de provocar choques.

Procure sempre por objetos pequenos que estejam disponíveis e de fácil alcance, mesmo que pareçam inofensivos e guarde-os em locais adequados. A criança, quase que instintivamente, leva tudo à boca. Moedas, grampos, pregos, tampas de canetas, brinquedos pequenos, qualquer objeto pode representar uma ameaça.

Cuidado com baldes, bacias ou recipientes com líquidos, principalmente água, porque qualquer descuido com o objeto pode ser prejudicial.

Tenha um mês ou vinte e um anos de idade, o zelo dos pais é sempre igual, mas em caso de emergência, procure ajuda profissional e ligue para o Corpo de Bombeiros: 193 ou para o SAMU: 192.

Residência Mais Segura

O Residência Mais Segura é um programa do Porto Seguro Residência, que tem como objetivo levar informação ao público, atuando na prevenção de acidentes domésticos, principalmente com crianças e idosos, e oferecendo dicas de sustentabilidade e de proteção ao imóvel.

Agora que você já conhece as vantagens, que tal fazer o cálculo do seguro para sua residência?
Faça uma cotação »