7 dicas para aproveitar o tempo em família

Nos dias de hoje, nada é mais precioso do que o tempo. Vivemos em um ritmo de vida atribulado, cheio de compromissos, deslocamentos e preocupações profissionais. Muitas vezes, o sucesso almejado na carreira depende de uma dedicação tão intensa que acaba sobrando poucas horas para nós mesmos e para a família. E mesmo quando esse pouco tempo surge, não é raro que a cabeça esteja em outro lugar, não é mesmo?

Escapar dessa verdadeira roda viva é difícil, mas necessário. A boa notícia é que para não perder a proximidade com a família não é preciso nenhum sacrifício profissional, basta saber dosar o tempo e investir na qualidade dos momentos dedicados a quem se ama. Nesse processo, pequenas atitudes fazem uma grande diferença.

Quer saber como aproveitar melhor o tempo em família? Veja a seguir as dicas que selecionamos para você!

Desligue-se do mundo

Não importa se são 15 minutos ou um final de semana inteiro. Quando estiver com a família, esteja de fato com a família. Para isso, desligue o celular ou pelos menos o mantenha de modo silencioso. Nada de checar e-mail ou ler notícias. Faça-se presente.

Ouça, fale, olhe nos olhos, esteja realmente ali. Esse contato é importante para reforçar laços e se conectar, de verdade, com quem está presente.

Aproveite cada oportunidade

Uma carona até a escola, uma ida rotineira ao médico ou qualquer momento parecido pode ser usado para ter mais qualidade de relacionamento. Se estiver com os filhos, procure conversar, perguntar de que música gostam, como está sendo a semana na escola, contar uma história engraçada que aconteceu com você. Todo contato deve ser valorizado.

Mais comodidade para você!

Não precisa perder tempo arrumando o encanamento! Cliente Porto Seguro Residência tem diversos serviços de reparo emergencial e conveniência para sua casa.

CONFIRA »

Comam juntos

Tente fazer, pelo menos, uma refeição em família por dia. Se não for possível todos os dias, reserve pelo menos um ou dois na semana para isso. Conte sobre sua rotina, mas sem se queixar do trabalho. Fale de coisas positivas, mostre-se acessível para conversar sobre qualquer assunto.

Planeje férias ou finais de semana

Reúna todos para decidir uma próxima viagem de férias ou mesmo um final de semana. Por mais que seja tentador aproveitar a folga para descansar em casa, ao menos uma vez por mês combine um passeio, uma ida a um lugar diferente com todos juntos. Inclua nesse roteiro programas culturais e ao ar livre, como parques, museus, teatros.

Diversão com desconto!

Quem tem Porto Seguro Residência tem descontos em eventos culturais.

Aproveite com a família!

CONFIRA »

Ponha as crianças para dormir

Utilize esse momento para estar presente. Crie uma rotina e um horário para irem para a cama e aproveite para contar histórias, cantar uma cantiga ou apenas conversar um pouco.

Invista em jogos de tabuleiro

Além dos tradicionais, tem surgido toda uma nova geração de jogos de tabuleiro que podem ser utilizados por toda a família. Em uma noite de sábado esse pode ser um jeito de passar algumas horas divertidas com todos reunidos.

Evite cobranças

Não é só você que tem uma vida agitada. Hoje em dia, jovens e adolescentes também costumam ter uma agenda cheia de aulas, prática de esportes, estudos diversos como idiomas, encontro com amigos etc. Se alguém da família não pode estar reunida com todos em um de seus poucos momentos livres, não faça disso uma cobrança e mostre-se compreensivo.

O mais importante de tudo é fazer cada minuto especial, de modo a criar boas recordações e um relacionamento marcado pela alegria e pelo prazer de estar na companhia do outro. Por mais frustrante que seja para qualquer pai ou mãe não poder passar mais tempo em família, aproveitar cada minuto que têm juntos, sem dúvida, é algo muito prazeroso.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos!

Residência Mais Segura

O Residência Mais Segura é um programa do Porto Seguro Residência, que tem como objetivo levar informação ao público, atuando na prevenção de acidentes domésticos, principalmente com crianças e idosos, e oferecendo dicas de sustentabilidade e de proteção ao imóvel.

Agora que você já conhece as vantagens, que tal fazer o cálculo do seguro para sua residência?

Faça uma cotação »