Faça você mesmo: construa uma cama para cachorro usando um pneu

Nossos animais de estimação são praticamente membros da família, não é mesmo? Estão sempre presentes em todos os momentos, sejam eles tristes ou alegres, procuram sempre alguma forma de agradar a todos os familiares e sentem a nossa falta como ninguém.

Além disso, eles também necessitam de cuidados especiais em relação à saúde, higiene e bem-estar. Pensando nisso, o Porto Seguro Residência oferece benefícios exclusivos para pet, como consultas veterinárias, atendimento telefônico 24 horas e descontos em produtos e serviços, em parceria com a Health for Pet, uma empresa do grupo Porto Seguro. Confira as vantagens no site.

Muitas pessoas ainda se esquecem que os cães requerem bastante atenção e carinho. É muito importante ter em mente que eles não são ursos de pelúcias que podem ser abandonados a qualquer momento. Por isso, alguns itens são essenciais para garantir que o pet tenha tudo o que é preciso para se desenvolver feliz e saudável e, entre eles, certamente está um cantinho só para ele, como uma caminha para cachorro, por exemplo.

Pensando nos cuidados com seu pet, preparamos uma dica que você mesmo pode fazer em casa! No post de hoje, vamos ensinar a você um passo a passo para criar uma cama para cachorro usando um pneu e alguns outros materiais bem simples. Ficou interessado? Então, continue a leitura e confira:

Materiais necessários para fazer uma cama para cachorro de pneu

Hoje em dia tem se tornado cada vez mais comuns os artesanatos conhecidos como DIY, que em inglês seria do it yourself e traduzido para o português ficou “faça você mesmo”.

O grande objetivo dessa tendência é criar itens práticos, muitas vezes utilizando coisas que não tinham utilidade em seu lar. Neste caso, um pneu usado e que provavelmente iria para o lixo vai fazer a diferença para que o seu cão durma de forma mais tranquila e confortável.

Além disso, por conta do material que a caminha é feita, ela vai ser muito interessante para ser deixada em espaços abertos, de modo a proteger o cão do frio e do vento.

Para tanto, além do pneu, outros materiais serão necessários, como:

  • 1 almofada de tamanho médio ou um travesseiro para a parte interna do pneu;
  • 2 varetas de madeira para dar suporte ao pneu;
  • pistola e cola quente;
  • feltro;
  • água;
  • sabão;
  • escova de roupa;
  • tesoura;
  • tinta spray;
  • pincel de tamanho grande;
  • itens para forrar o chão, como jornal, papelão ou plástico.

Para que esse DIY seja ainda mais interessante, procure investir em materiais recicláveis ou que estavam deixados de lado em seu lar.

Porte do cachorro

O ponto que deve ser levado em consideração é o porte do seu cão. Dependendo do tamanho dele, um pneu padrão de carro pode não ser suficiente para que ele se deite e se sinta confortável. Portanto, avalie se compensa usar um pneu maior para fazer esta criativa caminha se o seu cão tiver porte entre médio e grande. Também é possível cortar e retirar a parte de cima do pneu, pois, assim, você ganhará mais espaço e um cão maior poderá se deitar ali tranquilamente.

Assim que você reunir todos os materiais, é chegado o momento de iniciar a criação da cama para cachorro. Listamos abaixo o passo a passo.

Passo a passo para construir a cama para cachorro

Lave o pneu

Você deve estar se perguntando sobre qual a necessidade de constar nos materiais água, sabão e uma escova de lavar roupas, não é mesmo?

Pois saiba que eles serão necessários para lavar o pneu e retirar qualquer resíduo que possa estar grudado nele, como impurezas e até mesmo graxa.

Esfregue-o bastante com o sabão e a escova e, depois, o enxágue bem. Depois desses passos, é ideal deixá-lo um tempo exposto ao sol para que ele se seque por completo.

Deixe o pneu em pé entre as varas de madeira

Viu que o pneu já está bem sequinho? Então forre o chão com o jornal ou o papelão e o coloque em pé entre as varetas de madeira.

Nossa dica é que este procedimento seja feito em um ambiente aberto, de modo a evitar ao máximo que o seu lar se suje com a tinta. Mas caso isso não seja possível, certifique-se que os espaços próximos estejam bem cobertos.

Pinte o pneu

Agora chegou o momento de fazer sua arte. Na etapa de pintar o pneu, procure deixar a sua imaginação fluir e seja o mais criativo possível.

Primeiramente, pegue uma tinta spray para servir de base para a pintura, da cor que você preferir. Para que o tom fique mais intenso e a cobertura seja de qualidade, talvez seja necessário dar mais de uma demão — aguarde a tinta secar para dar uma nova camada. Use um pincel de tamanho médio a grande para finalizar o acabamento.

Se você pretende fazer desenhos ou algum outro tipo de estilização no pneu, também é importante aguardar que a tinta spray seque.

Coloque o feltro e adicione a almofada

Estamos quase finalizando a criação da cama para cachorro usando pneu. Nessa última etapa, você vai colar na parte inferior do pneu alguns pedaços de feltro, para que o objeto não risque o chão da sua casa.

Portanto, recorte bolinhas de feltro (cerca de dez centímetros) e as cole utilizando a pistola e a cola quente. Pressione por cerca de trinta segundos cada bolinha, de modo que elas fiquem bem firmes e não se soltem com facilidade.

E para dar o toque final, pegue a almofada escolhida e a encaixe no centro do pneu. Pronto! Você acabou de finalizar a caminha do seu cão! Muito prático, não é mesmo?

Esperamos que você coloque a mão na massa o quanto antes e faça uma linda cama para cachorro com o passo a passo que ensinamos. E se você tem outro animal de estimação, como um gato, por exemplo, saiba que esta também pode se tornar uma confortável caminha para ele!

Aproveite para reunir a família no planejamento e produção da caminha, pois serão momentos divertidos e de muito aprendizado!

Residência Mais Segura

O Residência Mais Segura é um programa do Porto Seguro Residência, que tem como objetivo levar informação ao público, atuando na prevenção de acidentes domésticos, principalmente com crianças e idosos, e oferecendo dicas de sustentabilidade e de proteção ao imóvel.

Agora que você já conhece as vantagens, que tal fazer o cálculo do seguro para sua residência?

Faça uma cotação »