Como proteger sua casa contra arrombamentos?

A cada ano, o número de assaltos e arrombamentos no Brasil cresce. Estatísticas da ONG Social Progress Imperative demonstram que o País está na 11ª colocação entre as nações mais inseguras do mundo. Diante desse cenário, é essencial que cada um cuide de si e saiba como proteger seu lar.
Quer conhecer algumas dicas importantes para proteger sua casa contra arrombamentos e sua família de imprevistos? Continue a leitura!
Cuidados diários
Não importa se você mora em casa ou apartamento, infelizmente, um arrombamento pode acontecer. É claro que, morando em uma residência, há mais fragilidade, mas como diz o ditado, “o seguro morreu de velho”. Por isso, proteger-se é fundamental!
No entanto, alguns elementos devem ser considerados, como instalar um alarme e/ou ter um cão de guarda. Assim, qualquer pessoa estranha que se aproxime encontrará um empecilho.
Porém, nem sempre isso é suficiente. Ter cuidados diários com todas as portas da casa e se atentar a alguns quesitos de segurança é a diferença entre estar seguro e disponível para um ladrão. Veja algumas dicas cruciais para evitar arrombamentos.
Chaves
Você tem aquele velho hábito de esconder a chave de casa em algum lugar caso esqueça ou se alguém que mora ali chegar antes de você? Na verdade, isso facilita a ação de ladrões, pois nem precisarão arrombar a porta para entrar.
Repare que, normalmente, os lugares onde a chave fica escondida são sempre os mesmos: em uma planta ou embaixo do tapete. Nesse caso, a melhor coisa a se fazer é uma cópia da chave mesmo.
Portas trancadas
Parece óbvio, mas muita gente esquece de trancar todas as portas da casa — e muitas invasões em domicílios acontecem por causa disso. Por isso, sempre se certifique de que as portas estão trancadas e faça disso um hábito, mesmo que você saia de casa por apenas 5 minutinhos.
Habitação da casa
Há um truque utilizado pelas pessoas mais velhas que saem de casa e deixam a luz acesa. Se você
faz isso, ótimo!
É uma boa maneira de proteger sua casa contra arrombamentos. Você também pode deixar a TV ou o rádio ligados. Para não gastar muita luz, uma ideia é usar timers e temporizadores nas luzes e aparelhos domésticos.
Férias
Ao sair de férias ou ficar ausente por um longo período, peça para algum vizinho ou parente ir até sua residência e fazer algumas atividades rotineiras. Por exemplo: pegar as correspondências, verificar se está tudo certo, fazer a manutenção de arbustos e plantas. O objetivo é não passar a impressão de que a casa está abandonada.
Falsos funcionários
Um golpe muito comum para arrombar casas é o ladrão se apresentar como funcionário de companhia de energia elétrica, de água ou agente da Vigilância Sanitária. Para não correr riscos, é prudente verificar, primeiro pelo olho mágico da porta ou usar a corrente de segurança, caso você tenha esse dispositivo na sua porta.
Também é recomendável exigir um documento de identificação. Caso você tenha dúvidas, entre em contato com a empresa e não abra a porta. Sua segurança é mais importante. O que achou das dicas que mostram como se proteger? Leia também o post 10 cuidados que aumentam a segurança ao chegar em casa e previna-se de assaltos e arrombamentos!
Restou alguma dúvida ou gostaria de dar uma sugestão? Deixe seu comentário e até o próximo post!