Turismo gastronômico: para onde embarcar?

O turismo gastronômico é um dos fatores que determinam a escolha de um local para passeio, seja para conhecer pratos típicos de uma cultura ou apenas como opção de desfrute de novos sabores. 

Para lembrar de uma determinada região, usamos pelo menos um de nossos 5 sentidos: visão, tato, olfato, audição e paladar. O turismo gastronômico é uma atividade que pode englobar todos os sentidos e é por isso que é tão valorizada pela população mundo afora. A partir de um prato típico, conseguimos absorver características únicas de uma cultura ou cidade e, nesse sentido, só contribui positivamente com o turismo.

Está planejando uma viagem com o objetivo de encontrar delícias e não perder no quesito de atrações? Confira a nossa lista de destinos perfeitos para explorar o turismo gastronômico!

África

Cidade do Cabo, África do Sul

Aqui fica um dos paraísos dos amantes de frutos do mar, já que o turismo gastronômico da cidade oferece esses produtos sempre frescos e em ótima qualidade. Para quem curte bons restaurantes, há diversas opções, que vão desde pratos mais elaborados até os cafés para lanches rápidos. O grande destaque vai para as samosas, um tipo de pastel recheado com carne e legumes temperados com condimentos especiais.

 

01.08a-africa

Samosa

Cairo, Egito

Cairo conta com opções para os que gostam de comida bem típica e até para os que preferirem a culinária tradicional norte-americana, nos estilos de lanchonetes. Entre os pratos típicos estão o arroz com aletria, carnes com legumes e o hamam, que consiste em carne de pombo.

01.08b-egito

Haman

América do Sul

Bogotá, Colômbia

A cidade de Bogotá conta com opções para todos os gostos, com um turismo gastronômico que vai desde pratos típicos de cidades locais até a culinária internacional. Entre as receitas regionais estão o ajiaco santafereño, uma espécie de sopa preparada com batatas, frango, milho e guascas; e o tamal, uma pasta feita de grão de bico com carne ou frango, cenoura e temperos. O tamal é cozido em folhas de plátano e, muitas vezes, é consumido com chocolate.

01.08c-bogota

Tamal

Lima, Peru

Peru é considerado hoje o melhor destino gastronômico da América do Sul. Seus pratos típicos levam quase sempre a base de arroz, milho, pescados, batata doce e pimentas de variados tipos e sabores. Com destaque na culinária estão o Ceviche, feito com pescados marinados em limão, alho, cebola e pimenta, e o Anticuchos, uma espécie de churrasco tradicionalmente preparado com coração de boi e que leva como acompanhamento batatas, milho e pimentão.

Entre as sobremesas mais procuradas estão Tres Leches, um bolo fofo feito a base de leite condensado, creme de leite e leite evaporado; Helado de Lúcuma, um sorvete feito da fruta tropical Lúcuma; bem como os alfajores, uma espécie de bolachinha que leva diferentes recheios.

01.08d-lima

Anticuchos

Santiago, Chile

Na capital chilena é possível encontrar uma variedade de pratos típicos do país. Além do já mencionado Ceviche, Santiago oferece o famoso Pastel de Choclo, feito com massa de milho e recheado de carne de frango ou gado, além do Curanto, uma mistura de mariscos presentes na região e que leva linguiça, carnes e verduras como acompanhamento.

Se você gosta de uma boa bebida, aposte nos vinhos da região. O Chile possui uvas de alta qualidade, com destaque para a Cabernet Sauvignon, Syrah e Merlot. Além dos tintos, poderá encontrar vinho branco com sabor único e especial, a partir das uvas Sauvignon Blanc e Chardonnay.

01.08e-santiago

Curanto

Montevidéu, Uruguai

Se gosta de gastronomia inspirada em regiões diferentes, Montevidéu pode ser o destino certo para você. Com pratos baseados na culinária italiana, espanhola e outros países europeus, Montevidéu ainda oferece sabores advindos da cultura crioula e indígena.

A valorização da carne vermelha fica clara pela grande presença de grelhados e parrillas, além das mollejas ao chimichurri, um molho feito a partir de azeite e vinagre com condimentos. Entre os lanches rápidos, pode apostar no pão com chorizo e no famoso pancho, por nós conhecido como cachorro quente.

01.08f-montivideu

Chorizo

América Central

Havana, Cuba

Em Havana, a culinária tradicional lembra bem a brasileira, com a presença quase certa de pratos à base de arroz, feijão, legumes e saladas. A carne é quase sempre suína ou de ave e a cidade também tem destaque na oferta de frutos do mar de qualidade.

Lá, você ainda pode encontrar restaurantes internacionais, principalmente dentro dos hotéis mais chiques. Como sobremesa, não deixe de provar os sorvetes da cidade e aproveite para degustar as bebidas à base de rum.

01.08g-havana

Guava Ice Cream

Europa

Paris, França

A França por si só já é um destino que reúne tudo que há de melhor, tanto nas versões clássicas quanto contemporâneas. E, no turismo gastronômico, isso se reflete na quantidade de chefsrenomados existentes na região. Sendo assim, Paris não deixa a desejar se o seu objetivo for comer em um restaurante fino ou, simplesmente, na padaria mais próxima. Para começar com os tradicionais, procure por Blanquette de veau (ensopado de vitela) e o famoso prato Coq au Vin, em que a carne é cozida no vinho.

Outras opções de pratos salgados são as coxas de rã, o Escargot ou caracol e o Caviar. Independente da escolha, não perca a oportunidade de provar o cassoulet. É feito com feijão seco e carne, principalmente o confit d’oie (confit de ganso), confit de canard (confit de pato), salsichas, linguiça, carne de porco, e até carne de perdiz ou cordeiro, dependendo da temporada do ano ou da variedade local.

Se rolar uma sobremesa, que tal se deliciar com os sorvetes favoritos dos parisienses? Castanha, manga e limão serão uma boa pedida! Se ainda assim procura por opções mais tradicionais, experimente o Crème brûlée, os mousses de chocolate e crepes.

01.08h-paris

Blanquette de Veau

Roma, Itália

As refeições dos italianos são divididas em café da manhã (colazione), almoço (pranzo), jantar (cena) e lanche (merendina). A maioria delas são fartas e cheias dos acompanhamentos, quase sempre finalizadas com um café.

De manhã, não deixe de provar o brioche com capuccino. O brioche é uma espécie de massa parecida com um croissant. Para o almoço ou jantar, opte pelas massas, sopas e pizzas como primeiro prato e aposte nas carnes.

Se a vontade for de doces, não deixe de provar a Crostata (torta com recheio exposto), asCiambellas (roscas de variados sabores) e os Gelatos (sorvetes artesanais considerados os melhores do mundo).

01.08i-italia

Crostata

San Sebastián, Espanha

Localizado entre a França e Espanha, San Sebástian é reconhecida por muitos como a capital culinária da Europa. Com a presença de pratos elaborados por chefs conhecidos até pelos chás e cafés de sabores variados, a cidade ainda conta com belas paisagens da costa europeia.

Se quiser provar um prato típico espanhol, conte com a paella, feita à base de arroz com especiarias e ingredientes variados, como carnes, vegetais e frutos do mar. O gazpacho também é um prato valorizado na região, e consiste em uma sopa fria feita com vegetais crus, com destaque para o tomate. Para quem curte provar diversos sabores ao mesmo tempo, a dica é procurar pelos famoso pintxos, os aperitivos do estilo basco que possuem o tamanho de uma bocada.

01.08j-sansebastian

Gazpacho

Qual região chamou mais a sua atenção? Compartilhe e confira também quais os destinos mais indicados para uma viagem de lua de mel!