Irlanda, Canadá ou Austrália: qual é o melhor destino para intercâmbio?

Quem foi que disse que apenas estudantes podem fazer intercâmbio? E, muitas vezes, nessa fase da vida, ainda não temos condições financeiras suficientes para bancar um investimento tão alto, não é mesmo?

E não há nada melhor do que aproveitar uma fase da vida em que sua situação econômica já está estável e você já é maduro para embarcar nessa jornada. Portanto, se você está pensando em qual seria o melhor destino de intercâmbio para você, continue a leitura deste post! Nele, vamos apontar algumas opções para quem pretende fazer esse tipo de viagem. Confira:

Qual o melhor destino para intercâmbio?

Muitas são as possibilidades de destinos para se fazer um intercâmbio. Primeiramente, é preciso levar em consideração qual é o seu objetivo com a viagem. Turismo? Aprender ou aprimorar um idioma? Entrar em contato com outras culturas? Trabalhar? Portanto, antes de mais nada, defina qual vai ser o seu foco.

Quando finalizar essa etapa, ou seja, você já sabe qual é a sua intenção para a viagem, chega o momento de escolher para onde você vai. Para ajudá-lo nessa missão, listamos abaixo 3 países, Irlanda, Canadá e Austrália e trouxemos algumas dicas para ajudar a escolher o destino mais indicado para o que você precisa!

Irlanda

Um dos destinos preferidos de quem faz um intercâmbio é a Irlanda — e muitos são os motivos para que o país figure nessa lista.

Gastos

O primeiro ponto de destaque é o fator financeiro. Diferentemente de outros lugares, os custos serão relativamente menores, seja em relação a um curso de idioma ou até para se manter no país.

Geralmente, são as suas escolhas que definirão se a sua viagem é econômica ou não. Desse modo, saiba onde vai fazer as refeições, o quanto pretende gastar com compras e até qual meio de transporte usar — pois o gasto de um metrô será bem diferente de um táxi, certo?

Visto

Outro ponto muito interessante para quem deseja viajar para fora do país é o visto. Pois tenha em mente que essa burocracia é bem mais simples para quem escolhe a Irlanda como destino.

Se a sua intenção é fazer um curso de inglês, por exemplo, o visto mais indicado é o Stamp 2. Por meio dele, você poderá fazer um curso de duração de 6 meses e terá direito a 2 meses de férias. Além disso, com ele é possível trabalhar meio período, o que ajuda bastante a quem pretende juntar uma graninha.

Caso você tenha interesse em prolongar a sua estadia no país, é possível entrar com um pedido de renovação, sendo necessário se matricular novamente em um curso.

Possibilidade de viajar pela Europa

Quer outro benefício da sua ida para a Irlanda? Que tal a possibilidade e facilidade de viajar pela Europa? Com um bom planejamento e juntando uma graninha — saiba que costuma ser mais barato viajar entre os países do que entre estados aqui no Brasil — você vai voltar para o Brasil com o passaporte todo carimbado!

Por sinal, é muito importante contar com um seguro viagem, não só para certificar que você está resguardado em qualquer tipo de imprevisto, mas, principalmente, por conta do Tratado de Schengen, já que não é obrigatória a apresentação do passaporte nas fronteiras dos países que fazem parte da União Europeia.

Povo acolhedor

Uma preocupação muito comum de quem viaja para o exterior, ainda mais durante um período maior, como acontece durante um intercâmbio, é não se sentir acolhido pelas pessoas. Com relação a isso, não se preocupe.

Na Irlanda, o povo é acolhedor e muito receptivo. Não tenha dúvidas de que logo estará se sentindo em casa.

Um ponto de alerta, porém, é o sotaque irlandês. Apesar de ser muito semelhante ao inglês britânico, que já é um pouco complicado, o inglês falado na Irlanda tem seus próprios aspectos e até vocabulário. Portanto, pode levar um certo tempo até que você se acostume a ele.

Canadá

Normalmente, o foco de muitas pessoas é viajar para os Estados Unidos. Mas e se a gente te falar que o Canadá, que está colado ao país do tio Sam, também tem muitos encantos?

Possibilidade de estudar duas línguas

Você sabia que o inglês e o francês são as línguas oficiais do país? Na maior parte dele as pessoas falam inglês e em Quebec o francês.

Estudar inglês no Canadá, por sinal, é muito indicado. A pronúncia costuma ser bastante uniforme e sem um sotaque carregado, o que facilita bastante no aprendizado. Já em relação ao francês, por ser um país bem mais econômico do que na França, a vantagem é ter uma experiência com nativos sem ter que desembolsar uma pequena fortuna.

Segurança

O Canadá é um dos países mais seguros do mundo, figurando na sétima posição em uma pesquisa realizada pela ONG Vision of Humanity. Ao contrário do Brasil, que está na 91ª posição, o país tem baixos índices de homicídio, assalto e até acidentes de carro.

Diversidade de experiências

Uma das grandes vantagens do Canadá é ter acesso a diferentes culturas e ter diversidade de experiências. São tantas as pessoas que o escolhem como destino de intercâmbio, que isso tem até mesmo influenciado na cultura do país. Ou seja, em apenas um lugar, você terá contato com diferentes nacionalidades.

Além disso, os canadenses são pessoas agradáveis e muito receptivas. Vai ser difícil não se sentir bem-vindo com um povo tão caloroso.

Custos

Nós já mencionamos em alguns pontos que os custos são bem menores em relação a outros países, o que é realmente tentador. Um ponto negativo, porém, e que pode pesar no seu bolso, é o valor da passagem de avião, que costuma ser mais cara.

Austrália

Quem viaja para a Austrália descobre em pouco tempo que o país tem muito mais a oferecer do que apenas cangurus e uma vida selvagem agitada.

Clima agradável

O clima na Austrália é parecido com o do Brasil. Lá, dependendo do seu destino, vai ser possível curtir belos dias na praia. Além disso, mesmo durante o inverno o clima é bastante agradável.

Paisagens impressionantes

Você deve separar uns dias do seu intercâmbio para viajar e explorar o país. Ele tem paisagens impressionantes e que são capazes de tirar o fôlego, pois, certamente, você nunca viu nada igual. Nossa dica é uma ida ao Lago Hillier, um dos pontos turísticos naturais mais lindos.

Praticar esportes radicais

Outra característica marcante da Austrália é a prática de esportes radicais. Se você tem um espírito aventureiro, este é o destino certo. Você vai poder fazer alpinismo, rapel, bungee jump e até esqui!

Trabalho permitido

Apesar de ser um destino um tanto salgado para o seu bolso, o ponto positivo é que o visto de estudante permite trabalhar durante 20 horas semanais. Ou seja, não só vai dar para arcar com os custos como até, quem sabe, juntar um dinheiro.

Esperamos que ao conferir este post ele o tenha ajudado a escolher o melhor destino de intercâmbio. Pense com cuidado, levante os prós e contras de cada local e opte por aquele que seja o mais adequado para o que você deseja! Dessa forma, temos certeza de que a sua viagem vai ser inesquecível!

E aí, gostou das nossas dicas? Aproveite e conheça os benefícios que um seguro viagem oferece para você!

Mais tranquilidade em sua viagem

Um seguro viagem traz mais conveniência e pode prevenir seu passeio de imprevistos e outros custos.

Faça uma cotação »