Europa no outono: por que ir e dicas de roteiros

Europa no Outono

A Europa é sempre um destino muito apreciado, e, em cada estação, tem seus encantos. E alguns desencantos também, como o frio intenso do inverno ou as filas imensas e preços mais elevados no verão. Então, para ficar só com os encantos, pense na Europa no outono: temperaturas amenas, o incomparável colorido das árvores, filas menores nas atrações, preços mais em conta do que na alta temporada, os animados festivais de outono. Tentador, não é?

Leia o nosso post e prepare-se para férias inesquecíveis no outono europeu.

Europa no outono significa economia

O outono é considerado baixa temporada na Europa. Por isso, os preços de hospedagem e passagens estarão mais acessíveis. Aproveite a economia para fazer mais compras!

O clima estará mais agradável

No outono, as temperaturas estarão bem mais amenas. Você não vai correr o risco de sofrer com as altas temperaturas do verão em alguns destinos, ao mesmo tempo em que evita o frio intenso do inverno que ainda não começou. O outono europeu começa sempre por volta do dia 20 de setembro e termina pelo dia 15 de dezembro.

Atrações mais vazias

Mesmo as atrações mais visitadas da Europa estarão mais acessíveis no outono. É verdade que atrações mais famosas, como o Museu do Louvre em Paris, são muito procuradas em todas as estações. Mas, pelo menos, as filas não estarão quilométricas.

A paisagem do outono europeu é incomparável

O outono europeu é aquela época mágica em que as árvores se cobrem de tons de amarelo, alaranjado e vermelho, e as folhas começam a cair e formar tapetes coloridos pelo chão. Uma delícia de pisar e de admirar!

Sugestões de roteiros

Qualquer destino europeu pode render férias inesquecíveis, mas temos algumas sugestões para você desfrutar o máximo da Europa no outono. Venha conosco!

Madri e a região da Andaluzia

Sevilha - Espanha | Europa no Outono

Plaza de España – Sevilha | Espanha

Além de linda, a capital espanhola é perfeita para quem curte vida noturna. Aproveite as atrações culturais durante o dia, descanse um pouco no final da tarde e caia na noite madrilenha! Os bares e restaurantes ficam cheios até de madrugada. Para esquentar as noites de outono, tome uma sangria e experimente os tapas espanhóis (tapas são aperitivos servidos em bares, cafés e restaurantes, geralmente acompanhados por bebidas).

De Madri, vá para a bela Andaluzia e conheça cidades como Sevilha, Málaga, Córdoba e Granada para admirar a arte islâmica nos monumentos da época da dominação árabe na Península Ibérica.

A romântica Baviera, no sul da Alemanha

Castelo de Neuschwanstein - Munique | Europa no Outono

Castelo de Neuschwanstein – Região da Baviera | Alemanha

Munique, capital da Baviera (ou Bavária), além de seus encantos próprios, é um ótimo ponto de partida para visitar os românticos castelos construídos por Ludwig II, o Rei louco. Deslumbre-se com as maravilhas do castelo de Neuschwanstein, perto da cidadezinha de Fussen, que dizem ter inspirado o castelo da Cinderela da Disney. Depois, vá ver Linderhof, onde o rei morou durante 7 anos, e o Neues Schloss Herrenchiemsee, situado em uma ilha do magnífico lago Chiemsee, a 97 quilômetros de Munique.

Se você estiver na região de Munique entre o final de setembro e início de outubro, não deixe de participar da Oktoberfest, uma festa alemã que se tornou bastante popular. Além de poder apreciar as cervejas alemãs, os participantes da Oktoberfest também comem a tradicional comida alemã, tal como: Hendl (frango assado), Schweinebraten (porco assado), Weisswurst (salsicha) entre outras.

As vinícolas de Bordeaux, na França

Bordeaux - França | Europa no Outono

Pont de Pierre – Bordeaux | França

Além de brindar com os famosos vinhos Bordeaux, na cidade que é considerada a capital mundial dos vinhos, você vai se deliciar com a sofisticada gastronomia e saborear os famosos cogumelos e trufas. Bordeaux é uma cidade pequena, bonita e plana. Por isso, é muito fácil explorar a área urbana a pé ou de bicicleta.

Como chegar: saindo de Paris, você pode encontrar voos diários que partem tanto do aeroporto de Orly quanto do aeroporto Charles de Gaule rumo a Bordeaux. Normalmente, o voo dura cerca de 1h. Quem está em Paris também pode pegar um trem de alta velocidade (o chamado TGV) nas principais estações de trem e embarcar direto para a estação Saint Jean, em Bordeaux. De trem, a viagem dura, aproximadamente, 3h.

Sinta-se em casa em Lisboa

Lisboa - Portugal | Europa no Outono

Lisboa | Portugal

A capital de Portugal recebe milhares de visitantes estrangeiros em busca de clima ameno, boa comida, ótimos vinhos e doces irresistíveis, como o famoso pastel de Belém. No outono, a cidade estará mais vazia, mas continuará encantadora. A Baixa de Lisboa deve ser percorrida a pé e devagar. Depois, pegue o elétrico 38 para subir à Alfama e ao Castelo de São Jorge, admirar a bela vista do Rio Tejo.

Reserve a noite para os fados, o bacalhau e os vinhos portugueses no Chiado e Bairro Alto, os melhores bairros para jantar e curtir a noite.

Não deixe de ir a Belém experimentar os pastéis de Belém (são pastéis, mas são doces!) e reserve um dia para Sintra e Cascais. O Parque das Nações e seu grande Oceanário representam a Lisboa moderna e também merecem uma visita.

A colorida Barcelona, capital da Catalunha

Catedral da Sagrada Família - Barcelona | Europa no Outono

Catedral da Sagrada Família – Barcelona | Espanha

A presença do ousado arquiteto catalão Antoni Gaudí é notável em Barcelona: a Sagrada Família, que mais parece um castelo de areia, as audaciosas formas arredondadas da Casa Milá (La Pedrera), a incrível combinação de cores, vidro e cerâmica da Casa Batlló, as curvas e mosaicos do Parque Guell. Gaudí levou as formas da natureza para a arquitetura.

E tem mais: os festivais de outono de Barcelona, como as Festas de la Mercè (que acontecem em setembro) e inúmeros outros eventos. Escolha à vontade, pois Barcelona é sinônimo de festa!

Roma de eterna beleza

Basílica de São Pedro - Roma | Europa no Outono

Basílica de São Pedro – Cidade do Vaticano, Roma | Itália

Percorrer as ruas de Roma é percorrer quase 2.800 anos de história. São tantas as atrações que uma viagem só não é o bastante para aproveitar tudo. Melhor ainda: vá uma vez e volte sempre!

O Foro Romano, o Coliseu, o Monte Palatino são resquícios do apogeu da capital do Império Romano. E você não pode perder o Vaticano, com a impressionante Basílica de São Pedro e os museus com a Capela Sistina, decorada por Michelângelo.

Vá jantar num típica cantina italiana no Trastevere e alimente-se da energia dos italianos, pois você ainda vai visitar Fontana di Trevi, a Piazza Navona, a elegante Via Condoti. A lista é interminável!

Ilhas Canárias, um ótimo destino no outono da Europa

Ilhas Canárias - Espanha | Europa no Outono

Vila de La Orotava – Tenerife, Ilhas Canárias | Espanha

Dizem que o historiador romano Plínio se referiu a elas como “as ilhas afortunadas”. Com razão: o arquipélago espanhol fica bem perto da costa africana e é formado por sete ilhas com temperaturas médias anuais de 21°C. Todas lindas e com diferentes atrações. O clima das Ilhas Canárias é um dos melhores do mundo, e por isso qualquer época do ano é boa para visitá-las.  No outono, o clima quase não se distingue muito do clima do verão, a não ser pelo fato de escurecer mais cedo.

Tenerife, a maior das ilhas, oferece um pouco de tudo: as exóticas praias de areia preta (se você não gostar, há praias de areias claras no sul da ilha), a incrível paisagem lunar do Parque Nacional do vulcão Teide, e o fantástico Loro Parque, onde crianças e adultos se deliciam com os shows dos papagaios, baleias, golfinhos e leões marinhos.

Algumas recomendações para a sua viagem à Europa no outono

– bagagem leve, sempre. Não se esqueça de que quem vai carregar será você;

– leve calçados confortáveis, próprios para andar muito e esqueça as sandálias abertas. Há pouca chance de serem usadas no outono da Europa;

– confira os horários das atrações com antecedência, pois algumas fecham ou reduzem o horário de funcionamento na baixa temporada;

– confira a validade do passaporte e a documentação exigida pelos países que visitar e não se esqueça do seguro de viagem.

Organizou tudo o que precisa para viajar? Então, não perca mais tempo. Faça as malas, pois a Europa te espera.

Vai para a Europa no Outono?

Faça um seguro viagem e aproveite com tranquilidade

Faça uma cotação »