Europa na primavera: clima, o que fazer e onde visitar

Enquanto o calor que parecia não querer acabar no Brasil vai dando sinais de que já se vai, na Europa o frio — e, em algumas regiões, a neve — está dando lugar ao agradável clima primaveril, não tão quente quanto o verão (que inclusive pode chegar a ser mais quente que o brasileiro) nem tão inóspito para nós quanto o invernal.

Se você está pensando em aproveitar para visitar o Velho Continente antes que ele seja invadido por turistas na alta temporada, descubra agora como é o clima nessa época do ano, o que você pode fazer e que países deve visitar!

Clima primaveril

O clima na maior parte da Europa é temperado, com primaveras mais chuvosas e temperaturas entre agradáveis 15 e 27°C.

Entretanto, há algumas diferenças na região Mediterrânea (sul da França, Itália, Portugal e Espanha), que costuma ser mais quente e seca, e nos países mais ao norte (Noruega, Suécia, Dinamarca, Polônia e Finlândia), nos quais ainda pode nevar nessa época do ano.

Portanto, procure verificar com antecedência quais são as condições climáticas do seu destino.

Cultura, lazer e aventura

As atividades dependem do tempo, mas as temperaturas de primavera são propícias para diversos passeios ao ar livre, tanto a pé quanto em bicicleta, além de oferecerem a possibilidade de visitar parques e palácios em seu melhor estado, cheio de flores e verde. Em contrapartida, em caso de chuva sempre há museus, cafés, castelos e outras atrações cobertas, a depender do lugar que se visita.

Confira a seguir algumas opções de lazer de acordo com os destinos sugeridos.

Destinos especiais

Barcelona

Barcelona na Primavera - Park Guell

Com clima bem próximo do Brasil e a vantagem de poder entender com mais facilidade o espanhol e até o catalão, Barcelona é o destino perfeito para quem gosta de curtir a noite: as baladas da cidade têm fama de começar tarde e só acabar com o nascer do sol no dia seguinte. Para completar, a primavera vem recheada de festivais de cinema guitarra e flamenco, além de trazer diversas opções de passeio ao ar livre, como o famoso Parque Güell e as ruelas do bairro gótico da cidade.

Amsterdã

Amsterdã na Primavera | Keukenhof

Não há época mais adequada para visitar a capital holandesa que a da floração das tradicionais tulipas da região. Mas além de se encantar com as flores nas plantações próximas da cidade ou em Keukenhof — parque também conhecido como Jardim da Europa —, os canais e cafés ficam ainda mais charmosos nessa estação, sem contar com as diversas opções de museus e passeios de bicicleta pela cidade.

Provença

Provença - França | Primavera

No sul da França, a região é um prato cheio nessa época do ano, próximo ao início do florescimento das plantações de lavanda e com inúmeros passeios de bicicleta ou trilhas a pé. Um exemplo é a Réserve Naturelle Sainte-Victoire, próxima a Aix-en-Provence, de onde o pintor pós-impressionista Cézanne tirou a inspiração para muitos de seus quadros.

Paris

Torre Eiffel - Paris | Primavera

E como não poderia deixar de ser, Paris também é sempre um dos destinos mais procurados. Nessa época, você conta com as vantagens de não precisar enfrentar filas para visitar as principais atrações da Cidade Luz e poder visitar todos os cafés e restaurantes locais — muitos deles fecham no verão. Além disso, de lá é fácil pegar um trem para o Palácio de Versalhes, a moradia de Luís XIV que estará em sua melhor forma com as flores de primavera.

Pronto para aproveitar toda a história do Velho Continente cercado por flores e perfumes? Escolha bem o seu destino e não se esqueça de que o seguro viagem é obrigatório para desembarcar na Europa!

Qual é a sua próxima viagem?

Vai para a Europa e precisa de um seguro viagem?

Faça uma cotação »