Conheça as 5 melhores trilhas da América do Sul

Poucos continentes conseguem abrigar uma variedade tão rica e interessante de fenômenos naturais e de paisagens como a América do Sul. Um dos caminhos mais bacanas e intensos de conhecer todas as maravilhas presentes no continente é se aventurando em uma trilha (trekking), sozinho ou em grupo. Picos nevados, montanhas, serrados, ruínas, lagos, glaciares e florestas tropicais fazem parte do roteiro de quem se aventura.

Quer ajuda para botar o pé na estrada? Listamos as 5 melhores trilhas espalhadas pela América do Sul.

Trilha Inca, Peru

01.26b-inca

Considerada uma das melhores trilhas do mundo e, talvez, a mais conhecida do continente, a Trilha Inca possui cerca de 33km, que vão de Vale Sagrado (Cuzco) até Machu Piccho (Águas Calientes). Desde 2002, ela só pode ser percorrida com o apoio de um guia.
Durante 4 dias de caminhada, o aventureiro irá se deparar com montanhas encobertas por neblina e picos nevados dignos de cenário de filme, além das famosas e impressionantes ruínas Incas.

Dica: antes de iniciar o trajeto, passe pelo menos dois dias em Cuzco para se habituar à altitude.

Monte Roraima, Brasil

01.26c-roraima

Pouco explorado pelos brasileiros, mas muito procurado por estrangeiros, o Monte Roraima recebe por volta de dois mil trilheiros por ano e ficou conhecido como “o mundo perdido”, por causa do romance homônimo escrito por Arthur Conan Doyle, autor de Sherlok Holmes. O Monte é o ponto mais alto da Floresta Amazônica e fica dividido em três países: Brasil, Guiana e Venezuela, que é a porta de entrada para quem deseja subí-lo.
A caminhada dura entre 7 e 8 dias. pPepare-se para andar por várias horas ao longo do dia dia, para variações de temperatura e também para apreciar, à noite, um céu superestrelado.

Dica: use, preferencialmente, calças compridas e blusas com mangas (mesmo que em tecidos leves) e abuse do repelente. O local possui muitos mosquitos, principalmente o puri-puri, que causa alergias e coceiras que duram dias.

Circuito Dientes de Navarino, Chile

01.26d-dientes

Imagine um cenário onde, em um único dia, você poderá ter: sol, chuva e neve. Pois bem, a trilha no Circuito Dientes de Navarino possui 40km e é conhecida pelas belezas naturais que a rodeiam.
Principalmente, pela instabilidade climática que dá um gás extra para quem gosta de surpresas e adrenalina. Isso ocorre pela proximidade do local com o polo sul.

Dica: procure levar roupas que se adaptem bem as diferentes variações climáticas, como tecidos inteligentes que preservam a temperatura térmica e, ao mesmo tempo, leves.

Trilha Monte Fitz-Roy, Argentina

01.26e-fitzroy

O Monte Fitz-Roy é um dos mais conhecidos e procurados da América do Sul. O cenário que envolve a Patagônia argentina, onde se encontra a Cordilheira dos Andes, é de uma beleza fora do comum! O trekking dura cerca de 8 dias, saindo da cidade de El Chaltén e proporciona, aos aventureiros, paisagens com direito a cachoeiras, florestas e o Parque Nacional dos Glaciares. Ao todo, percorre-se 3.330 metros.

Dica: faça o trajeto no final do verão para poder apreciar temperaturas mais agradáveis e um dos mais belos pôr do sol da sua vida.

Torres del Paine, Chile

01.26f-montesdelpaines

O circuito del Paine é um dos mais conhecidos e procurados do mundo por conta da beleza de suas paisagens. Localizada na Patagônia chilena, como as famosas torres de granito e lagos de cores intensas e profundas. O circuito é divido em dois: “W” — com cerca de 60km, que pode ser percorrido em 4 ou 5 dias e é indicado para aventureiros inexperientes.
Já o circuito “O” é considerado mais completo, por englobar o “W” e mais 70Km (totalizando 130km de caminhada), podendo durar até 8 dias.

Dica: uma boa saída para aguentar a caminhada é procurar os refúgios, localizados em pontos estratégicos, para ter uma noite de sono tranquila e confortável Mas, lembre-se de fazer sua reserva com antecedência.

Para aproveitar ao máximo e não ter qualquer dor de cabeça durante suas trilhas, lembre-se de contratar um seguro viagem. Você sabia que o Porto Seguro Viagem tem planos com coberturas específicas para quem pratica esportes de aventura?

O que achou de nossas dicas? Não perca tempo e confira, também, como montar um roteiro usando o Google Maps ou como organizar uma viagem em família inesquecível!

Aventure-se, mas com segurança!

Não esqueça de fazer um seguro viagem para encarar as trilhas

Faça uma cotação »