9 melhores restaurantes em Paris que você precisa conhecer

Quem gosta de viajar e faz as malas para lugares que nunca visitou antes costuma ficar preocupado ou ansioso pelo que vai encontrar por lá, não é mesmo? Principalmente se o destino for Paris, na França, você precisa estar preparado para um verdadeiro tour gastronômico!

Acontece que Paris é considerada a capital mundial da gastronomia. Por isso, a cidade das luzes possui alguns dos melhores restaurantes do planeta, que merecem ser provados na sua viagem.

Para te deixar com água na boca antes de decolar para as terras francesas, selecionamos os melhores restaurantes em Paris para você programar sua viagem. Mas, antes, conheça um pouco da gastronomia francesa para entrar no clima. Vamos lá?

Principais características da culinária francesa

Paris é um dos destinos mais desejados e procurados! A cidade, além de ser linda e ter um ar totalmente romântico, tem restaurantes incríveis. Aliás, a França sempre surpreendeu o mundo com a sua variedade gastronômica. Dividida em 22 regiões diferentes, você já pode imaginar a vastidão de possibilidades para degustar.

A cozinha francesa é uma das mais elaboradas da cultura ocidental. O país conta com muitas colheitas de castanhas, cogumelos e trufas, produção de azeites, vinhos, queijos, manteigas finas, aguardentes, pescados e açúcar.

Os pratos mais famosos por lá se tornaram conhecidos até mesmo por aqui, como o Petit Gatêau, a mousse de chocolate e o creme brûlé. No entanto, é nas suas tortas, queijos e bebidas que ela se sobressai com maestria.

Pâtisserie francesa

French pastries on display a confectionery shop in France

A França é a responsável pela criação das mais elaboradas técnicas de tortas e outras sobremesas sofisticadas. Uma das mais famosas é a Torta Saint Honoré, que leva o nome do patrono da pâtisserie francesa morto em 600 d.C. Ela contém creme chiboust, que tem como base o creme de merengue.

Suas outras características têm a ver com as técnicas utilizadas na produção. Essa torta envolve a massa folhada, o caramelo, o merengue, o patê choux e o creme de confeiteiro. A torta foi criada em 1846, na própria pâtisserie de Saint Honoré, em Paris.

Bebidas e queijos

Grape, cheese, figs and honey with a glasses of red and white wine on a stone and wood background

Os queijos e as bebidas alcoólicas também são os itens mais marcantes da culinária na França. Só pra você ter uma ideia, são mais de 365 tipos de queijos, dentre eles o camembert, o brie e o roquefort. Já pensou? Eles podem comer um queijo diferente por dia durante um ano!

Além dos queijos, as bebidas também fazem sucesso, como a cidra, o cointreau e o armagnac, além de outras mais conhecidas como cervejas e licores. Mas é claro que o vinho também aparece, com a diferença de que eles usam outras frutas além da uva para confeccioná-lo.

Você já percebeu que as coisas por lá são requintadas e também saborosas, certo? Além do que já foi falado até agora, cada um dos restaurantes em Paris, por exemplo, apresentam suas peculiaridades e delícias. Agora, confira os 10 melhores restaurantes em Paris que listamos para você!

1 – L’atelier Joel Robuchon

View of Eiffel Tower from street with apartment buildings, Paris, France

Este é considerado um dos melhores restaurantes de Paris. Aliás, são dois na cidade luz: um que fica em St. Germain e outro que fica próximo da Champs Elysees. Mas ele também existe em outros locais no mundo, como em Nova York e Las Vegas, nos Estados Unidos, em Londres, na Inglaterra, e em vários locais no Oriente.

O almoço do L’atelier Joel Robuchon funciona com menu executivo. Já o jantar é mais rebuscado e, além de você ter que fazer reserva, precisa estar preparado para pagar! Geralmente ele fica em torno de 100 euros por pessoa.

2 – Maison de La Truffe

two glasses of champagne or wine, couple in Paris, romantic celebration of engagement or anniversary

Se você quer experimentar pratos incríveis com trufas, esse é o restaurante certo. No Maison de La Truffe, você consegue almoçar, jantar ou comprar para comer em casa.

Os pratos mais famosos da casa são o ravióli trufado e o risoto, mas você consegue experimentar diversas outras receitas que levam trufas, até mesmo o sorvete da sobremesa!

Outras dicas interessantes são a pizza de rúcula com trufa, as massas com camarão ou molho branco ou então o carpaccio de carne com trufa. O preço de uma refeição? Em torno de 80 euros por pessoa.

3 – Chez Savy

gold beer in the hand and beer taps

Essa é uma cervejaria que não é tão famosa, mas é uma delícia. A Chez Savy fica perto do restaurante L’Avenue, a um quarteirão da Avenida Montaigne.

O lugar é pequeno, porém bastante tradicional. Possui uma decoração bem parisiense, no estilo Art déco, com pisos em mosaico, espelhos originais e todos os bancos organizados em nichos.

A pequena cervejaria oferece uma cartela deliciosa de carnes e tem uma história intimamente ligada à rádio vizinha, desde o início da década de 20. Era no estabelecimento que se reuniam os jornalistas, artistas, atores, políticos e advogados da época.

4 – L’Amis Louis

Esse restaurante é bastante concorrido, principalmente por ser pequeno e possuir poucas mesas. Mesmo assim, as pessoas o adoram e ele é um dos locais mais tradicionais de Paris.

O L’Amis Louis é um bistrô com o ambiente super familiar, que os franceses adoram frequentar. É também um local perfeito para quem está com fome de verdade: os pratos são enormes! Mas cuidado, pois o preço é equivalente à quantidade.

5 – La Corte

Fettuccine Pasta with meatballs in tomato sauce. Top view

La Corte é o melhor restaurante italiano em Paris. Ele é bem intimista e só é frequentado por moradores locais e amigos do proprietário. É uma ótima opção para quem quer fugir dos centros e locais turísticos e também para quem está à procura de uma boa massa.

Assim como em todos os lugares já citados, é recomendado fazer reserva com antecedência, pois o restaurante vive cheio. Uma boa dica de refeição é a massa trufada e o tiramisu de sobremesa. O jantar sai em torno de 70 euros por pessoa.

6 – Le Soufflé

"Mouthful of cheese soufflA on a fork, eating"

Le Soufflé é um dos espaços mais tradicionais da cidade com relação à sua especialidade: o soufflé. O restaurante fica localizado na rua Mont Thabor, próximo à L’Opera e o preço não é tão alto como nos outros lugares: em torno de 40 euros por pessoa.

Desde a década de 60, o restaurante oferece soufflés salgados com trufas, espargos e cogumelos, por exemplo, e também doces com chocolate, framboesa e licores.

7 – L’Avenue

L’Avenue é um restaurante parisiense muito frequentado por brasileiros. E não é à toa: ele fica numa das melhores ruas para ir às compras, a Avenida Montaigne.

A comida é muito boa e, se você estiver procurando por um lugar mais badalado, este é o lugar certo. Portanto, não se esqueça de fazer uma reserva, ok?

8 – Le Matignon

Slice of delicious strawberry cheese cake on a white plate with fresh strawberries in the background

Outro restaurante que fica bastante cheio e é muito famoso é o Le Matignon. Ele é um ótimo lugar para jantar com mais pessoas e tomar bons drinks com os amigos.

O subsolo do lugar possui uma espécie de pub, e você pode aproveitar a noite depois da refeição, de segunda a sábado, a partir das 23 horas. Os melhores pratos são o carpaccio de alcachofra, acompanhados do cheesecake de sobremesa.

9 – Kong

Kong é um restaurante que possui uma vista incrível de Paris. Ele fica bem perto da Pont Neuf, no 5º andar do edifício Haussmann — o lugar está sempre lotado de pessoas bonitas e bem arrumadas.

A decoração do espaço foi feita pelo famoso Philippe Starck e a comida, é claro, não fica a desejar! A casa conta com programações de músicas com DJs, numa atmosfera que lembra um pouco Nova York.

Dica bônus

SONY DSC

Se você quer experimentar o melhor da culinária francesa sem ter que sair do Brasil, existe o Chef Rouge. Esse restaurante está em São Paulo há mais de 20 anos e conta com uma cozinha totalmente preparada por um chefe francês muito conceituado, Christophe Deparday.

Ficou com água na boca? Escolha os restaurantes em Paris que mais te agradaram para o seu roteiro de viagem e não se esqueça de fazer reserva, principalmente em altas temporadas.

Para ficar por dentro de mais dicas incríveis como essas para suas viagens, assine a nossa newsletter!

Mais tranquilidade em sua viagem

Um seguro viagem traz mais conveniência e pode prevenir seu passeio de imprevistos e outros custos.

Faça uma cotação »