7 dicas para aproveitar as viagens com amigos

Já dizia o ditado: “viajar é a única coisa que você compra e te faz mais rico”. E, se viajar é tão bom, viagens com amigos são melhores ainda: cercado de quem você gosta, as histórias, as fotos e até os contratempos tornam-se ainda mais inesquecíveis.

Mas, para garantir que o sonho não se transforme em dor de cabeça, é necessário estar de olho em alguns detalhes, que podem fazer toda a diferença. Confira as dicas abaixo e programe-se para aproveitar a viagem da melhor maneira possível:

1. Fique atento aos horários

Confira se todos estão agendados para os mesmos voos e as mesmas conexões, e, ao fazer check-in no aeroporto, tentem chegar todos no mesmo horário. Assim, não corre o risco de alguém ficar para trás e perder a viagem.

2. Alinhe as expectativas

É sempre importante entender a personalidade dos amigos com quem se está viajando, e o que cada um espera com a viagem. Por isso, faça algumas perguntas para que ninguém seja pego de surpresa. Quanto dinheiro cada um pretende levar? O objetivo da viagem é de ser mais tranquila ou mais agitada? Onde cada um prefere se hospedar? É importante deixar tudo explicado para evitar mal entendidos.

3. Faça planos, mas saiba que imprevistos acontecem

Quando se viaja com muitos amigos, é ideal fazer um pré-roteiro, para que não precise ser tudo decidido na última hora. Mas, se você e seus amigos tinham planejado uma visita a um parque justamente no dia em que a chuva resolveu aparecer, não se preocupe: faça um plano B e visite um outro lugar que não estava nos planos

4. Saiba se separar dos amigos

Se todo mundo decidiu ir para a balada justo no dia em que você estava querendo conhecer um restaurante italiano, não tem problema nenhum a turma se dividir. É melhor até ir ao restaurante sozinho do que ter que ir a algum outro lugar contrariado. Cada um vai para um lado, e, no dia seguinte, a turma volta a se reunir.

5. Invista em um seguro viagem

Essa dica é válida para você e para todos os seus amigos. Afinal, embora o objetivo de viajar seja se divertir e aproveitar ao máximo, imprevistos podem acontecer, e ninguém quer ter uma viagem prejudicada por causa deles. Para que todos consigam viajar com tranquilidade, contrate um plano que seja bom para todos. O investimento é baixo, e a garantia de estar protegido não tem preço.

6. Desapegue-se do celular

Essa é a hora de aproveitar um lugar novo com pessoas queridas. Se você se preocupar em compartilhar tudo o que acontece nas redes sociais em tempo real, acabará deixando de curtir com quem está do seu lado. Por isso, desapegue-se do seu celular nesses momentos para aproveitar ao máximo seu tempo com os amigos conhecendo novos lugares.

7. Divida os gastos

Para que nenhum amigo gaste mais que o outro, é importante ter o controle de quanto está sendo gasto por cada um, principalmente na hora de fechar contas como restaurantes e táxis. Para isso, você tem algumas opções: fazer um fundo de gastos comuns, pagar tudo na hora, ou procurar um aplicativo que faça os cálculos e divisões.

E aí, já sabe qual vai ser o próximo destino com seus amigos? Então faça uma checklist para não deixar nada de fora e arrume suas malas!