7 dicas indispensáveis para viajar gastando pouco

Viajar para os  destinos desejados é uma das atividades mais prazerosas que existem, tanto que muita gente não abre mão de conhecer novos destinos, mesmo com a falta de grana. Diferente do que possa parecer, viajar gastando pouco é mais simples e possível, especialmente em tempos de informação mais acessível. Independentemente de já ter escolhido o lugar que queira conhecer, trouxemos 7 dicas valiosas de economia que podem ser aplicadas em qualquer passeio.

Neste artigo, trazemos uma lista com recomendações de como viajar sem gastar muito dinheiro, economizando, por exemplo, na passagem, hospedagem e comida.

Ficou interessado? Continue a leitura e confira as dicas!

1- Com as passagens

[VIAGEM] 7 dicas indispensáveis para viajar gastando pouco1

Para viagens no Brasil ou países vizinhos, é possível usar carro, ônibus — comum e excursão. Se você pretende se livrar da estrada, comece o quanto antes a comparar preços de passagens aéreas em sites de empresas.

Planeje-se para procurar a melhor oportunidade logo depois de definir o seu destino e, se possível, compre com antecedência para garantir o desconto. Acompanhando diferentes sites com frequência, você encontra promoções de última hora, portanto, não deixe de conferir.

Fique atento: em algumas empresas de ônibus, as passagens noturnas são mais baratas. Porém, se você quiser aproveitar a vista, a dica é reservar a ida com trajeto diurno e o retorno com trajeto noturno.

Evite fazer o câmbio de moeda em aeroportos e rodoviárias

Aproveitando o assunto, evite fazer o câmbio de moeda em aeroportos e rodoviárias, pois nesses locais, ele costuma ter uma taxa maior. Se não tiver tempo de fazer isso antes, troque uma pequena quantidade necessária para o início da viagem e faça o resto em uma casa de câmbio.

2. Com a estadia

[VIAGEM] 7 dicas indispensáveis para viajar gastando pouco2Antes de escolher o tipo de estadia, verifique a data de viagem para saber se está na alta temporada. Essa época costuma envolver datas fixas, variando conforme a região. Nesse caso, você deve reservar o lugar o quanto antes para garantir uma vaga e, quem sabe, um desconto.

Se pretende economizar, a dica é procurar um hostel, visto que costuma ser um empreendimento mais barato que hotéis e pousadas. Nesse espaço você poderá desfrutar da convivência de pessoas de diferentes regiões e estados, inclusive estrangeiros. As opções de preço são atrativas, variam de acordo com a localização e o tipo de quarto escolhido, portanto, se você curte simplicidade, esse é o serviço de hospedagem ideal.

3. Com os programas

[VIAGEM] 7 dicas indispensáveis para viajar gastando pouco3

Quando definir o seu destino, reserve um bom tempo para se dedicar à pesquisa por programas interessantes na cidade. Assim que encontrar algo interessante, prefira adquirir os ingressos com antecedência, pois isso costuma gerar bons descontos.

Diversos museus, teatros, espaços de eventos e parques fechados têm sua própria página na internet, onde é possível reservar vagas e garantir a diversão, sem a necessidade de enfrentar filas ou o risco de ficar sem o programa. Cidades com grandes áreas verdes e arquitetura atrativa são positivas para quem quer viajar gastando pouco.

Para sua maior conveniência, você também pode contar com serviços de assessoria de viagem, em alguns casos eles já estão disponíveis dentro do pacote na contratação do seguro viagem, como no caso do Porto Seguro Viagem. Por meio desse serviço é possível contar com elaboração de agenda cultural e dicas relacionadas à vida noturna, bem como a compra e entrega de ingressos para ópera, balé, teatro, museus, espetáculos musicais, shows, entre outras atrações.

Mais conveniência para você

Um seguro viagem que traz dicas de passeios, reservas em restaurantes e compra de ingressos para atrações culturais. 
Faça uma cotação »

4. Com o transporte

 

Em cidades maiores, use o transporte público. Seja por meio de ônibus ou metrô, esse serviço é bastante acessível e, dependendo da região, permite usar somente uma passagem para vários trajetos.

Em rotas mais tranquilas e seguras, aproveite para se locomover a pé e de bônus, aproveitar melhor a vista ou se exercitar. Em locais que disponibilizam o aluguel de bicicleta, aproveite o benefício, informe-se sobre as possibilidades de pagamento e de trajetos interessantes.

5. Com a alimentação

[VIAGEM] 7 dicas indispensáveis para viajar gastando pouco4

Em destinos turísticos, praticamente tudo é mais caro e isso inclui a alimentação. Desejando economia, não tenha vergonha de pedir a opinião de moradores locais sobre os estabelecimentos com preços acessíveis.

Você também pode se beneficiar com a estadia em um local que ofereça cozinha e comprar alimentos no mercado para preparar sua própria refeição. Nesse caso, aproveite para adquirir ingredientes para lanches rápidos que você poderá preparar e levar junto nos passeios. Alguns locais também cobram menos se você levar a comida para comer fora, portanto, encontre um espaço público bacana e monte um piquenique.

6. Com os serviços

[VIAGEM] 7 dicas indispensáveis para viajar gastando pouco5

A melhor forma de falar com amigos e familiares para dar notícias das viagens é por meio da internet. Sendo assim, vale a pena contratar um pacote de dados vantajoso para o seu telefone móvel para economizar com ligações.

O ganho é que boa parte dos serviços de hospedagem contam com rede wi-fi gratuita para os clientes. Nesse caso, você pode aproveitar para se conectar no hotel e evitar distrações com a navegação durante os passeios. Dependendo da cidade escolhida, você ainda tem a possibilidade de encontrar internet gratuita em locais públicos, ou seja, é quase impossível ficar sem contato.

7. Com o seguro de viagem

[VIAGEM] 7 dicas indispensáveis para viajar gastando pouco6

Agora que você já conhece algumas dicas importantes para economizar em uma viagem, citaremos um item importantíssimo e que pouca gente lembra nessa hora: o seguro de viagem. Com ele, você previne as dores de cabeça por conta de imprevistos e evita despesas com possíveis problemas, como uma visita ao médico ou o extravio da bagagem.

Aos que querem economizar, é preciso pensar em um seguro acessível e, ao mesmo tempo, de qualidade. Com o Seguro Viagem Porto Seguro você garante tranquilidade em passeios realizados dentro do Brasil ou em qualquer outro país, contando com diferentes planos de acordo com o tipo de viagem a ser realizada.

Aproveite a oportunidade para contratar e não deixe de cuidar da sua saúde e bem estar. Com um pouquinho de planejamento e dedicação, você já desfruta de qualquer tipo de viagem e ainda economiza uma boa grana, que poderá ser usada em um próximo passeio, em presentes ou no que você quiser.

Que tal conferir os países mais baratos para viajar? Escolha o seu próximo destino!

Mais tranquilidade em sua viagem

Um seguro viagem traz mais conveniência e pode prevenir seu passeio de imprevistos e outros custos. 
Faça uma cotação »