6 dicas imperdíveis para arrumar a mala

Passagens e hospedagens compradas: chegou o momento de arrumar as malas. Para alguns, esta pode ser a parte mais difícil da viagem. Aqui, você confere algumas dicas para arrumar a mala e ainda variar os looks. Antes de tudo, a primeira coisa é checar a previsão do tempo do seu destino e as temperaturas. Depois disso, é separar as roupas para aquele período. Confira agora como arrumar a mala da melhor maneira:

1. Atente-se ao clima

Lembre-se que, mesmo indo para um lugar quente, sempre é bom colocar um casaco ou malha leve, para enfrentar um ar-condicionado mais forte no avião ou no ônibus.

Se o destino estiver frio, não exagere nos casacos. Leve um na bagagem de mão e no máximo outro casaco. Dê preferência para roupas de malha, microfibra ou sintéticos que não amassam. As roupas de lã fazem muito volume.

2. Não exagere no número de peças

Sabendo o número de dias que vai ficar no destino, pense na proporção um para dois: uma peça de roupa de baixo (calça, bermuda ou saia) para duas peças de roupas de cima como blusas, camisetas e camisas. Assim, você tem variedade de looks e economiza espaço na mala. Pense na combinação das cores quando separar as roupas. Caso pretenda sair à noite, leve uma roupa mais glamorosa.

3. Escolha bem os sapatos

Dê preferência aos confortáveis para andar durante o dia, que podem ser uma sandália baixa para as mulheres, ou tênis para os homens; separe um chinelo e um sapato mais elegante, caso vá sair à noite. Dê preferência para cores neutras que possam combinar com suas roupas.

4. Otimize o espaço

Ao dobrar suas blusas e camisetas use a técnica do rolinho: enrole as peças para economizar lugar na mala e para que elas não amassem. Outra solução para ganhar espaço: roupas íntimas, biquíni e meias podem ser enroladas e colocadas em pequenos sacos plásticos e guardados dentro do tênis e sapatos fechados.

Para evitar que as peças amassem, dobre-as do avesso e deixe as mangas cumpridas para dentro. Uma dica para desamassar as peças é colocar a roupa num cabide e pendurá-la no chuveiro enquanto toma banho. A umidade e o vapor vão ajudar a desamassar as roupas.

5. Tenha cuidado com os cosméticos

Tire-os da embalagem original e coloque em pequenas embalagens plásticas de 90ml. Avalie se realmente precisa de um monte de cremes que costuma usar ou se é melhor levar somente o essencial para os dias da viagem. Para evitar que as embalagens abram com a pressão do avião, coloque um pedaço de plástico antes de fechar a embalagem e guarde tudo em uma nécessaire.

6. Aposte em acessórios

Invista em acessórios para variar o visual nas viagens, como cintos, colares, chapéus e lenços. Para guardar as bijuterias use aquelas pequenas caixinhas de presente ou pequenas nécessaires. Mas não exagere. Pode ser que, no destino onde você vai viajar, você queria comprar mais acessórios.

Separados todos os itens, comece colocando na mala as peças pequenas como as camisetas e blusas enroladas. As peças maiores como vestidos, calças e casacos ficam por cima dobrados convencionalmente. Deixe os sapatos separados na outra repartição da mala. Se a mala ficar muito cheia, já separe uns itens para deixar em casa.

Por último: separe uma pequena bolsa para bagagem de mão que deve ter uma muda de roupa completa, caso a mala se extravie. São eles: documentos, dinheiro, câmera fotográfica, objetos de valor, remédios e receitas traduzidas (se for o caso), seu livro preferido e um casaco.  Antes de fechar a mala, faça o check-list se não se esqueceu de nada. Conferiu se tem tudo o que precisa? Então, boa viagem!