5 cidades brasileiras que têm ar europeu!

Muitos brasileiros sonham em conhecer a Europa. O Velho Mundo exerce um grande fascínio, com sua arquitetura, culinária, clima e cultura tão distintos dos nossos.

Existem diversas cidades espalhadas pelo Brasil que possuem uma forte influência de seus colonizadores europeus e, por isso, são consideradas um pedacinho da Europa dentro do território nacional.

Que tal conferir 5 cidades brasileiras que farão você se sentir na Europa?

1. Serra gaúcha (RS)

Aqui, não é apenas uma cidade que se destaca, e sim o conjunto delas. Na belíssima Serra gaúcha, é possível se sentir na Itália ou na Alemanha a qualquer hora do dia.

Em Bento Gonçalves, por exemplo, os trajes, a culinária e o sotaque lembram os italianos. Esta cidade brasileira é toda recortada por vales e possui uma indústria de vinhos muito expressiva. É possível agendar visitas a vinícolas, como Casa Valduga e Miolo, que incluem passeios guiados pelos parreirais e degustação dos vinhos da casa.

Gramado, por sua vez, com sua arquitetura germânica, conquista a todos! A cidade tem sua economia totalmente voltada ao turismo e oferece inúmeras opções de passeios. A culinária é fantástica e vale à pena conferir a Chocofest, na época da Páscoa — para se entupir de bons chocolates —, e o Natal Luz, que vai de novembro a janeiro, com seus espetáculos e shows de luzes.

2. Blumenau (SC)

Colonizada por alemães, Blumenau é considerada um pedaço do país europeu em continente sul-americano. Isso pode ser comprovado à primeira vista, por sua arquitetura típica e pela presença de muitas cervejarias. Além disso, Blumenau possui a maior Oktoberfest do mundo fora da Alemanha, evento que atrai milhares de turistas todos os anos.

3. Pomerode (SC)

Colonizada por alemães vindos da região da Pomerânia, norte da Alemanha, esta cidade brasileira de apenas 30 mil habitantes é considerada a mais germânica do país, com 70% da população composta por descendentes diretos dos colonizadores. Eles possuem até mesmo um dialeto próprio.

Conhecida por seu charme e tranquilidade, Pomerode possui arquitetura típica alemã do início do século 20 e grandes belezas naturais. Impossível não se sentir em um vilarejo da Europa!

4. Holambra (SP)

Como o próprio nome sugere, Holambra é um pedacinho da Holanda dentro do Estado de São Paulo. Aqui, tudo lembra o país europeu: a arquitetura — em Holambra está presente o maior moinho da América Latina —, a comida e, até mesmo, a economia. Holambra é a maior produtora e exportadora de flores do país e sedia anualmente a Expoflora, atraindo milhares de turistas que invadem esta cidade brasileira no mês de setembro, quando ocorre a exposição.

5. Penedo (RJ)

Pequeno distrito pertencente ao município de Itatiaia, Penedo é considerada a Finlândia brasileira. A arquitetura, com casas coloridas e repletas de flores, dá um ar mágico a esse lugar, que é a maior colônia finlandesa do Brasil fora da região sul.

Além disso, o local possui a Casa do Papai Noel e inúmeras fábricas de chocolates, o que reforça a fama de cidade nórdica brasileira. É um destino ideal para crianças e adultos que ainda se encantam com a magia do Natal.

O que achou deste conteúdo? Confira também o nosso artigo Europa na primavera: clima, o que fazer e onde visitar!