11 dicas para economizar para viajar para o exterior

A ideia de que viajar pelo mundo é coisa de gente rica já está mais do que ultrapassada. Hoje, a prática de conhecer novos lugares têm se tornado um hobby possível para muitas pessoas.

Quem não viaja, não gosta, ou ainda não aprendeu a se organizar e economizar para viajar para o exterior, não é verdade? Mas como sabemos que você está entre esse segundo grupo, selecionamos 11 dicas para você realizar sua tão sonhada viagem.

Já podemos adiantar que você precisará de foco! Então, elimine as fronteiras que separam você do seu destino e continue lendo este post para conferir nossas dicas:

1 – Planeje a viagem com antecedência

Young couple in love planning a trip

Se você está querendo viajar, saiba que isso requer planejamento. Mas você consegue fazer isso? O fator principal é economizar dinheiro e essa não é uma tarefa fácil. Juntar o necessário para realizar uma viagem bacana requer muita paciência, foco e persistência.

Para planejar a viagem de maneira correta, comece com a antecedência necessária, que será calculada de acordo com o destino. Pesquisas serão sua ferramenta principal! Afinal, embarcar para uma viagem sem saber ao certo quanto você precisará para ficar por lá não dá certo.

2 – Escolha um roteiro que esteja dentro das suas finanças

Happy young couple enjoying a piggyback ride in London with Big Ben amd Westminster palace on background. They are both wearing sunglasses and spring clothing.

O que ajuda bastante nesse planejamento é adequar o roteiro à realidade do seu bolso. Essa prática contribui para economizar de maneira saudável e efetiva. É claro que, se o seu sonho é conhecer os Estados Unidos, o Reino Unido ou o oeste europeu, você levará mais tempo para juntar o dinheiro necessário.

Mas vale também avaliar outros destinos mais baratos, como os países da América Central e da América do Sul, por exemplo. Já pensou nisso? Em alguns casos, compensa mais passar duas semanas num lugar do que apenas dois dias em outro. México, Chile, Peru e até mesmo o leste europeu ou a África do Sul podem render viagens incríveis e inesquecíveis.

3 – Organize suas finanças

Travel concept

Depois de escolher o destino e começar o planejamento da viagem, pense nas finanças. Anote tudo o que você gastar para ter controle do dinheiro que entra e sai, por exemplo. Existem alguns aplicativos de celular que ajudam muito nisso!

Na medida em que você passa a controlar mais seu dinheiro, você consegue separar uma parte que irá poupar. Essa é uma forma muito prática e que funciona de verdade para juntar dinheiro.

4 – Diminua o hábito de comprar

Woman with computer shopping online,unrecognizable person,e-commerce concept

Essa dica pode parecer impossível para muitas pessoas, mas você consegue superar esse “vício”. Cortar os gastos, diminuir nas compras e guardar essa quantia ajuda muito na economia para uma viagem legal.

É importante apenas ressaltar que não é para você se privar de tudo e viver sem conforto. Nada disso! Apenas dose a quantidade das compras de roupas e de objetos para a casa, por exemplo. Tem muita coisa desnecessária, e outras que são caras demais, podendo ser substituídas por opções mais em conta.

Leve em conta que, ao deixar de comprar, você está abrindo mão de um consumo para economizar para uma grande experiência: sua viagem. Então há um novo e importante motivo que vai te ajudar a dar foco nas suas finanças e no que você está consumindo.

5 – Faça programas alternativos

Family picnicking together

A dica anterior pode ser estendida aqui. Com relação às saídas nos finais de semana, aprenda a gastar menos. Não é para ficar só dentro de casa e cortar por completo os momentos de lazer, mas jantar em restaurantes caros ou ir para a balada toda semana não vai colaborar para conseguir fazer a sua viagem, viu?

Você pode escolher um final de semana no mês para fazer algo mais requintado e optar por programas alternativos nos outros. Piqueniques no parque, programas culturais gratuitos e cinema em dias promocionais são formas muito divertidas de passar o tempo sem gastar muito.

6 – Adote o “Faça você mesmo”

Girl painting her friends nails at sleepover in bedroom at home

Essa é uma dica valiosa. Aprender a fazer certas coisas podem render boas economias no final do mês, como atividades feitas geralmente em salões de beleza, por exemplo.

Fazer as próprias unhas realizar hidratações dos cabelos em casa são uma economia quase que gritante. É até uma ideia legal para você já ir treinando suas habilidades para quando estiver viajando.

7 – Venda coisas que não usa mais

Young beautiful women at the weekly cloth market - Best friends sharing free time having fun and shopping in the old town in a sunny day - Girlfriends enjoying everyday life moments

Quer juntar mais dinheiro para a viagem? Venda coisas que você não usa mais. Faça um checkup na sua casa e separe tudo o que você nunca usou ou que usou poucas vezes e faça um verdadeiro “bazar de garagem” ou anuncie a venda em sites na internet.

Você não tem ideia da graninha extra que dá para tirar dessa dica. Em outros países, como nos Estados Unidos, essa é uma prática completamente normal, sabia? Conte com a ajuda da internet na divulgação dos itens que você está vendendo e guarde mais dinheiro na poupança para a viagem.

8 – Corte gastos supérfluos para economizar para viajar para o exterior

Digital tablet on newspaper concept for internet and electronic newsPLEASE NOTE: The artwork used in the photo was created by me using the following image from my portfolio...http://www.istockphoto.com/stock-photo-24164297-dandelion-clock-dispersing-seeds.php

Além de comprar menos, outra forma de economizar para viajar para o exterior é cortando gastos supérfluos. Sabe aquela TV a cabo que quase ninguém assiste em casa? Ou a conta do telefone que está vindo muito cara? Dá para viver sem certos luxos tranquilamente.

O mesmo vale para assinaturas de revistas e jornais: a internet está aí com muito conteúdo gratuito para ser lido.

9 – Evite lugares tentadores e recuse convites

Unrecognizable shopping man putting credit card in his wallet while walking at the mall. Design on card is own design.

Se você tem dificuldade para dizer não e evitar gastar, então evite passar na frente de lojas, shoppings e outros lugares do gênero. Fuja das vitrines para resistir e não gastar dinheiro à toa.

Outra questão que você precisa trabalhar melhor é aprender a dizer não também para outras pessoas. Sabe aquele happy hour depois do trabalho ou aquela cervejinha no meio da semana? Aprenda a negar algumas tentações e deixe bem claro para os seus amigos que você está sacrificando aquele momento para realizar uma viagem mais para frente. Todo mundo vai entender!

10 – Deixe o carro em casa durante alguns dias

A young man commuting in an urban city environment on his street bicycle, a waterproof bike bag on his back. This is the Eastbank Esplanade in Portland, Oregon, that follows along the Willamette river. Downtown is visible across the water, the sun shining brightly between the buildings. Horizontal with copy space. In-camera lens flare.

Com o preço alto da gasolina, essa dica estava até demorando a aparecer aqui no post, não é verdade? Pois então, você já deve saber o que fazer: deixe o carro em casa em alguns dias ou aos finais de semana e invista em outros meios de transportes mais econômicos.

Use menos táxis e mais transporte público ou bicicleta, por exemplo. Você não tem ideia da economia que esse hábito proporciona!

11 – Compre suas passagens com milhas

man doing online shopping with credit card on laptop

Essa é uma dica antiga, mas fundamental para quem quer economizar para viajar para o exterior. Pode parecer meio contraditório diante das últimas dicas, mas se você não tem um cartão de crédito, faça logo!

Use o cartão para tudo o que você consumir (mas não é para comprar o que vê pela frente, ok?). Utilize-o para pagar as compras do supermercado, o estacionamento, o cafezinho, o cinema, dessa forma, você consegue acumular pontos necessários para trocar por milhas.

Escolha o tipo mais vantajoso de cartão, que te ofereça mais milhas para você trocar suas passagens e poder viajar para onde quiser. Existem também outros programas de fidelidade que realizam essas trocas, como no caso de certos postos de gasolina. Só fique atento aos prazos de validade dos pontos, para não perder o resgate das milhas.

Você viu como é simples economizar para viajar para o exterior? São pequenas atitudes diárias que fazem uma diferença enorme no final do mês e do ano. É possível juntar um dinheiro considerável e realizar a viagem dos seus sonhos de forma muito mais prática!

Quer ter mais dicas como essas? Então, assine agora nossa newsletter!

Mais tranquilidade em sua viagem

Um seguro viagem traz mais conveniência e pode prevenir seu passeio de imprevistos e outros custos.

Faça uma cotação »