Viagem a trabalho: 7 dicas para manter a produtividade

Com a atual facilidade de fazer negócios em diferentes locais, viajar a trabalho já faz parte da rotina de muitas empresas. Para visitar clientes, comparecer a reuniões, fazer prospecções ou participar de congressos e cursos de atualização, a viagem a trabalho pode ser extremamente benéfica para o desenvolvimento da empresa e de seus funcionários.

Geralmente, essa é uma atividade de curta duração e alto custo, devendo ser muito bem aproveitada. No entanto, a mudança de ambiente e os contratempos a que estamos sujeitos em qualquer viagem podem colocar em risco a produtividade do colaborador fora da empresa.

No post de hoje, apresentamos 7 dicas para extrair o máximo de uma viagem a trabalho e manter a produtividade em alta. Acompanhe!

1. Conte com um seguro que garanta rápido atendimento médico

A contratação do seguro viagem é obrigatória para muitos destinos internacionais, mas é, muitas vezes, negligenciada em viagens domésticas. Contar com um seguro que garanta atendimento médico rápido e de qualidade em caso de emergências é fundamental em qualquer viagem e, no caso de viagens corporativas, é ainda mais relevante por preservar a boa relação entre funcionário e empresa.

Sem um seguro adequado, pequenos incidentes que poderiam ser facilmente solucionados podem se tornar grandes — e caros — contratempos, capazes de colocar em risco o sucesso da viagem e, principalmente, o bem-estar do funcionário. Ter um atendimento médico à disposição é, portanto, uma das principais providências a se tomar no planejamento de uma viagem a trabalho.

Proteja-se contra imprevistos

Com o Porto Seguro Viagem, você conta com coberturas para despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas.

Faça uma cotação »

2. Considere contratar um serviço de transporte corporativo


Avalie a possibilidade e o custo-benefício de ter um serviço de transporte corporativo à disposição durante a viagem a trabalho. Ele pode ser determinante para poupar tempo de deslocamento, evitando atrasos aos compromissos e otimizando a produtividade durante esse período.

Contando com um transporte corporativo, pode ser possível até mesmo agendar mais atividades por dia, de modo a aproveitar a viagem ao máximo.

3. Tenha um seguro para extravio de bagagem

Um dos imprevistos mais desagradáveis que podem ocorrer em uma viagem é o extravio ou dano de bagagens. Além do risco de ficar sem seus pertences por alguns dias, resolver esse contratempo pode demandar um grande gasto de tempo e energia — recursos preciosos em viagens a trabalho.

A melhor maneira de se prevenir contra esse transtorno e evitar burocracias é contar com um seguro que tenha cobertura para extravio de bagagem. Um bom seguro viagem deve incluir essa cobertura, além do atendimento médico já mencionado e cobertura para morte acidental e invalidez.

4. Foque nas metas da viagem


Toda viagem a trabalho tem alguns objetivos principais e outros secundários. Ao planejar sua viagem, defina cuidadosamente sua agenda e faça uma lista de metas e compromissos para cada dia, registrando também o nível de prioridade de cada atividade, o tempo previsto para deslocamento, quem deverá participar dela e o horário em que deve ocorrer.

Você pode ter a impressão de que está seguro do que deve ser feito, mas apenas colocando no papel você poderá se organizar adequadamente e visualizar o tempo que será despendido em cada tarefa. Com tantas providências a tomar, manter uma agenda bem definida é a melhor estratégia para focar nas metas da viagem e não se perder em meio a outras atividades.

5. Planeje seu deslocamento com antecedência

Tenha em mente que, durante uma viagem a trabalho, você deverá desempenhar suas atividades em um ambiente que, provavelmente, não conhece tão bem. Antes de viajar — e até mesmo antes de marcar o hotel — analise os seus deslocamentos e planeje a melhor forma de executá-los.

Você pode utilizar o Google Maps para marcar os locais de todos os seus compromissos e descobrir a melhor maneira de chegar até eles. Assim, você economiza tempo e recursos quando chegar ao seu destino.

6. Não saia sem o seu smartphone


Atualmente, é praticamente impossível imaginar nossas vidas sem algumas facilidades tecnológicas como os smartphones, não é mesmo? E, quando se trata de viagens a trabalho, esse dispositivo pode desempenhar um papel fundamental na organização de atividades e na comunicação com a equipe.

Estar sempre disponível é muito importante durante uma viagem a trabalho, já que pode ser necessário resolver imprevistos, comunicar mudanças de planos, etc. O celular também pode te ajudar a verificar sua agenda rapidamente e pesquisar as melhores formas de deslocamento e locais para alimentação, sem perda de tempo. Por isso, certifique-se de estar com o seu smartphone e o carregador sempre a postos.

7. Reserve tempo para relaxar

Nem só de trabalho é feita a sua viagem: esse também é um momento muito oportuno para recarregar as baterias e conhecer novos lugares. Descansar e viver novas experiências tem tudo a ver com aumento da produtividade e da motivação para executar suas tarefas dentro e fora do escritório. Portanto, aproveite e reserve um tempo para conhecer a cidade, descobrir sua cultura e participar de eventos depois de terminar suas obrigações.

Essa pode ser também uma ótima oportunidade para conhecer pessoas e fazer networking, expandindo sua rede de contatos nos momentos de lazer. Se esse for seu foco, o importante é não deixar o profissionalismo de lado, especialmente se você estiver entre clientes ou investidores em potencial.

A viagem a trabalho é uma prática importante para a expansão das atividades de uma empresa e manutenção de suas relações fora da sede. Neste post, mostramos como você pode realizar uma viagem com segurança e eficiência, mantendo uma alta produtividade também fora do escritório.

Contar com um bom seguro viagem é uma das principais medidas para evitar imprevistos no local de destino, que poderiam gerar comprometimento dos gastos e excesso de burocracias. Além disso, é fundamental focar nos objetivos estabelecidos para a viagem, ficar atento às melhores formas de deslocamento, permanecer disponível para se comunicar com a equipe ao longo da viagem e, é claro, reservar tempo para o lazer.

Agora que você já sabe como aproveitar ao máximo sua próxima viagem a trabalho, acompanhe-nos no Facebook, Twitter e YouTube e fique por dentro de outras dicas!

Mais tranquilidade em sua viagem

Um seguro viagem traz mais conveniência e pode prevenir seu passeio de imprevistos e outros custos.

Faça uma cotação »