Veja 7 cidades no mundo que todo fã de rock deveria conhecer

Todo fã de música que se preze sabe: uma banda tem tudo a ver com o lugar em que ela surgiu. Especialmente se tratando de Rock’n Roll.

Não é à toa que a maioria dos movimentos de Rock na história foram responsáveis por construir o seu próprio estilo a partir de bandas que começaram na mesma época ou na mesma região. E, geralmente, essas são as maiores bandas de todos os tempos, que continuam conquistando fãs de todas as idades.

Por isso, resolvemos criar a rota perfeita para um fã de Rock que quer entender as influências e as histórias das maiores bandas de todos os tempos!

7 destinos incríveis para todo fã de rock

1. Londres, Inglaterra

Vamos começar pelo berço de grandes nomes, como Sex Pistols, Pink Floyd, Queen, David Bowie, Rolling Stones e The Who: Londres!

Não é por acaso que ela é conhecida como a capital dos pubs, onde diversos desses nomes tocaram pela primeira vez.
O mais antigo deles, o White Hart, que é parada obrigatória para os fãs do estilo, possui um alvará de funcionamento datado de 1216! Isso mesmo, você não entendeu errado!

Além disso, a cidade conta com diversos pontos turísticos dedicados ao Rock — e para que você não perca nenhum, existe um tour especial chamado London Rock Legends Tour.

O tour inclui a lendária casa de Freddie Mercury, a faixa de pedestres mais famosa do mundo, em que os Beatles foram fotografados para a capa do álbum Abbey Road — que leva o nome da rua — e muito mais! Por isso, e tantos outros motivos, essa cidade é um ótimo ponto de partida!

2. Brasília, Brasil


Mas não pense que você, como um bom fã de rock, precisa ir tão longe para ter uma experiência dessas.
Ao contrário do que muitos pensam, apesar de o Rio ser a capital do maior evento de Rock do País — o Rock in Rio — Brasília é, na verdade, o berço do estilo no Brasil.

Dela surgiram grandes nomes do Rock nacional como Legião Urbana, Capital Inicial, Raimundos e Plebe Rude!

Embora não existam tantos pontos turísticos dedicados ao Rock, como em outras cidades, você poderá conhecer diversas outras bandas autorais e os lugares onde as nossas maiores bandas de Rock começaram.

3. Nova Iorque, EUA

Quando se fala de Nova Iorque, geralmente as pessoas pensam em Frank Sinatra. Mas o que muitas delas não sabem é que a cidade é casa do Kiss, Blondie, Ramones, Anthrax e Strokes — citando apenas algumas bandas!

Além disso, a cidade conta com o famoso hotel Chelsea, que já foi o lar de nomes como Janis Joplin e Bob Dylan! Por isso, já pode marcar essa parada em seu roteiro de viagem!

Também vale a pena conhecer o Strawberry Fields Memorial, mosaico criado em homenagem a John Lennon, bem próximo do local onde ele foi tristemente assassinado, mas que reúne fãs todos os anos com centenas de homenagens.

Além disso, você, com certeza, encontrará algum bom pub para curtir covers e bandas autorais em um dos mais de 120 pubs espalhados pela cidade, vários com mais de 100 anos e muita história para contar!

4. Seattle, EUA


Aproveitando a visita aos EUA, vale a pena dar um pulo em Seattle, a grande capital do Grunge. De lá surgiram grandes nomes como Pearl Jam, Alice in Chains, Heart, Foo Fighters. Além, é claro, de ser a cidade natal de ninguém menos que Jimi Hendrix.

Uma das primeiras paradas é, sem sombra de dúvidas, o The Crocodile, que além de ter um
dono muito especial — Sean Kinney, baterista do Alice in Chains — também foi o ponto de partida dessas e de muitas outras representantes do Grunge.

Além disso, um dos maiores museus do mundo dedicados à cultura Pop fica em Seattle: o MoPOP, que conta com um espaço chamado Experience Music Project. Ele tem o formato de uma guitarra quebrada e ajuda a contar a história da música na cidade e no mundo.

Existem no museu também exposições e espaços dedicados a artistas como Kurt Cobain, mas, na dúvida, visite todas as exposições, porque o espaço é realmente incrível!

5. Sidney, Austrália

Ninguém costuma pensar na Austrália como um destino para fãs de Rock. Mas você sabia que essa é a cidade natal da banda AC/DC?

Só aí já vale um tour: nossas dicas é que você conheça o bar que foi palco do primeiro show do grupo, o Chequers, o Victoria Park ou a esquina das ruas Erskineville com Wilson, em que os integrantes se reuniram pela primeira vez.

Mas, além disso, Sidney também é a cidade de diversas outras boas bandas de Rock que você talvez não conheça, como Nick Cave And The Bad Seeds e o INXS, que já tem muito tempo de estrada.

6. Hannover, Alemanha

Antes de qualquer coisa: Scorpions. Isso mesmo, uma das maiores bandas de Rock do mundo é alemã, da cidade de Hannover. E só por isso ela já merece a sua visita.

A banda teve um impacto tão grande na cidade que eles mudaram o nome de ruas, praças criaram monumentos e até o time de hockey da cidade trocou o nome em homenagem a eles: Hannover Scorpions — e, se puder, vale a pena ver uma partida.

Não deixe de fazer, também, um tour pelos diversos pontos turísticos da cidade, aproveitando os bares e conhecendo o Helmkehof, espaço onde a banda fez os seus primeiros ensaios.

7. Liverpool, Inglaterra

Você não precisa ser um grande apaixonado por The Beatles para entender o poder e a influência que eles tiveram no cenário musical mundial. Por isso, é impossível falar dessas cidades sem citar Liverpool.

A cidade que ficou internacionalmente conhecida por esse motivo, conta por meio da história da banda, a própria história da popularização do Rock como um fenômeno de grande proporção, por meio dos bares, estátuas, ruas e todos os pontos em homenagem à banda!

No final das contas, essas cidades não valem a pena apenas pelas histórias que elas contam dos nossos grandes ídolos, mas, também, por ainda inspirarem novas bandas de Rock que você precisa conhecer. Em cada pub, museu, hotel ou monumento é possível entender como o Rock se construiu não só como um estilo musical, mas como um movimento político, social e cultural que impacta gerações.

E se você não quer fazer essa trilha sozinho, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e marque aquele amigo que também é fã de rock e precisa te acompanhar nessas viagens!

Mais tranquilidade em sua viagem

Um seguro viagem traz mais conveniência e pode prevenir seu passeio de imprevistos e outros custos.

Faça uma cotação »