Tablet ou notebook: saiba qual é o mais indicado para cada situação!

Os tablets chegaram ao mercado para revolucionar a forma como as pessoas se divertem e interagem com a tecnologia. Eles facilitam o acesso à internet e contam com uma grande variedade de aplicativos disponíveis. Além disso, são cômodos de usar, por serem mais leves e portáteis do que um notebook. No entanto, ainda existem muitas tarefas que são melhor conduzidas pelo computador, seja pela disponibilidade de certos programas ou pela necessidade de maior espaço de armazenamento.

Para que você possa usá-los de maneira produtiva, é preciso saber qual dos dois atende de forma mais satisfatória as suas demandas. Você está em dúvida sobre investir em um tablet ou em um notebook? Veja, a seguir, qual é o mais indicado para cada situação e tome sua decisão!

Quando usar o tablet é melhor?

O tablet ganha no quesito comodidade: seu uso é muito mais prático do que o uso do notebook. Ele oferece uma experiência bem completa, realizando uma série de tarefas de forma eficaz. Em geral, é possível fazer quase tudo relacionado à internet. Usando os aplicativos certos, o usuário consegue acessar as redes sociais, conversar com os amigos e ficar por dentro das últimas notícias.

O dispositivo ainda conta com uma série de periféricos embutidos que nem todos os computadores possuem, como câmera fotográfica, internet Wi-Fi e conectividade Bluetooth — o que permite o uso combinado de uma série de equipamentos. Por exemplo: se o usuário tiver dificuldades em se acostumar com as teclas touchscreen, é possível adquirir um teclado compatível com o equipamento, garantindo maior agilidade ao digitar.

Quando usar o notebook é melhor?

Apesar de o tablet poder ser usado para diversas atividades, ainda existem muitas tarefas que são melhor conduzidas do modo tradicional. Para começar, um notebook possui diversos programas e sistemas que simplesmente não são compatíveis com tablets, por maior que seja a variedade de aplicativos disponíveis. No ambiente corporativo, em especial, muitos trabalhos ainda precisam ser feitos em computadores.

Em geral, a web caminha para suportar múltiplos tamanhos de tela e dispositivos. No entanto, ainda existem muitos sites que não funcionam bem em tablets, sendo necessário acessá-los pelo notebook. Além disso, o computador costuma ter capacidade de armazenamento superior Portanto, se você precisa guardar arquivos mais pesados, um disco rígido tradicional deve ser a escolha.

Com a evolução da tecnologia, os tablets se tornam melhores a cada dia, mas eles ainda estão atrás da performance de um bom computador, o que pode ser determinante para atividades que requerem o emprego de muitos recursos de hardware, como trabalhos de edição de vídeos, manipulação de imagens e animação, por exemplo.

Como escolher entre os dois?

Para fazer essa escolha, você deve considerar que tipo de atividade pretende realizar com cada um dos dispositivos. Se você vai lidar com produção de textos, edição de arquivos, organização de pastas e atividades semelhantes, use um notebook, pois a maioria dos tablets não gerencia essas tarefas. Agora, se você busca por um aparelho que permita escrever e-mails curtos, ler e-books com facilidade e acessar a internet, o tablet é a escolha mais indicada, por ser mais leve e dinâmico. Se você está buscando a melhor plataforma para games, o computador costumava oferecer melhor definição e mais recursos. No entanto, há muitos jogos para tablets cuja jogabilidade é enriquecida pelo uso do touchscreen, e que também possuem gráficos surpreendentes.

Proteção nunca é demais! O seguro para tablet e notebook é importante para protegê-los contra riscos do dia-a-dia
Faça uma cotação »