Qual a causa de um celular sem sinal?

Quem nunca passou por uma situação em que o celular estava sem sinal justamente quando ele era mais necessário, não é mesmo?

Seja porque o usuário está transitando por um túnel, uma área de sombra de telefonia ou mesmo porque o clima está ruim, existem diversos fatores que causam problemas no sinal de um celular — e nem todos eles têm a ver com a operadora de telefonia móvel!

Quer saber mais sobre o assunto? No post de hoje, vamos explicar as principais causas de um celular sem sinal e quais são as estratégias indicadas para combater esses problemas. Confira!

Conheça as principais causas de um celular sem sinal

De modo geral, há dois motivos que afetam principalmente o sinal de um celular: grande distância da torre de telefonia e obstruções causadoras de interferência.

Como a cobertura das operadoras é baseada em uma série de torres de telefonia celular colocadas em posições estratégicas, o ideal é que seu celular se conecte automaticamente, de torre em torre, ao sinal fornecido. À medida que o usuário se aproxima dos limites da cobertura de telefonia, ou seja, onde não há mais torres de celular, o sinal enfraquece de maneira gradual, até desaparecer.

Além disso, qualquer obstrução física entre a torre de celular e o seu dispositivo também gera interferência no sinal — o que explica aquele ponto no meio da cidade, dentro da área de cobertura, em que você não consegue sinal de jeito nenhum. Isso é o que chamamos de sombra de telefonia.

Em outras palavras, as áreas de sombra de telefonia são aquelas em que barreiras físicas — como montanhas, morros, edifícios, elevadores, telas metálicas e concreto — ou fatores técnicos da operadora interferem na recepção perfeita do sinal. Áreas de difícil acesso, como encostas de montanhas, zonas rurais e locais afastados, comumente, são áreas de sombra.

Saiba como evitar problemas no sinal de celular

Na verdade, a solução para a maioria dos problemas de sinal de celular é muito mais simples do que parece. Para te ajudar nisso, elencamos na sequência uma série de dicas práticas para melhorar o sinal do seu celular imediatamente. Confira:

Identifique as obstruções de sinal

post-26

Nem toda obstrução de sinal é causada por objetos grandes! Às vezes, as maiores interferências de sinal são causadas por uma janela com persiana, paredes espessas, árvores no quintal ou até mesmo pela case nova do seu celular.

Experimente mudar de recinto ou subir alguns andares. Quanto mais livre for o caminho entre a torre de telefonia e o seu dispositivo, melhor será o sinal do celular.

O problema, no entanto, é quando não há um único causador de interferência, e sim um conjunto de obstruções de sinal. Se você está em uma área de sombra, há outras maneiras de minimizar os problemas de recepção!

Outro ponto importante é a procedência do seu aparelho de celular. Às vezes, eles podem ser a causa de um sinal ruim. Por isso, use somente celulares homologados pela Anatel, pois esses modelos estão dentro das frequências usadas no Brasil e respeitam as especificações regionais.

Instale aplicativos inteligentes

post-27

Você tem um smartphone em mãos? Saiba que existem aplicativos que facilitam a localização das torres de celular mais próximas, indicando os melhores pontos de cobertura de sinal da sua operadora.

Para Android, uma das apostas é o aplicativo gratuito Open Signal Maps, que verifica, a partir da sua localização, todas as coberturas de operadoras disponíveis com variação em tempo real e opções para teste de conexão. Para iOS, a alternativa é o aplicativo Cobertura, que executa basicamente as mesmas funções, permitindo ainda que se pesquise a disponibilidade de sinal de um endereço específico.

Usando outras tecnologias para se comunicar

Se você descobriu que toda a sua empresa ou residência fica dentro de uma área de sombra, mas precisa se comunicar para já, existem alguns artifícios que podem facilitar a sua vida.

Wi-Fi Calling

Com a Porto Seguro Conecta, por exemplo, você pode usar o Wi-Fi Calling que conecta sua voz à rede da operadora usando o Wi-Fi. Essa nova tecnologia complementa a rede convencional de voz. Funciona como uma ligação tradicional, não há necessidade de instalar aplicativos no celular e a pessoa que recebe a ligação vê o seu número, tudo como acontece em ligações comuns.

Bluetooth

A curta distância, o bluetooth é uma maneira eficiente de trocar informações e mídia entre dispositivos como celulares, câmeras digitais, videogames, notebooks, smartwatches, fones de ouvido e muitos outros dispositivos, por exemplo, dispensando o uso da rede de dados e voz gerando uma economia na sua franquia e uma troca rápida de informações.

É preciso se atendar as especificações dos aparelho celulares e se estão funcionando corretamente. Fique atento às especificações do seu celular e procure uma assistência técnica para soluções específicas.

 

Quer falar ilimitado e navegar com muito mais velocidade?

 

Conheça os planos da Porto Seguro Conecta!

Compre aqui »