O que fazer com seus celulares antigos?

Você já deve ter passado pela seguinte situação: recebe um desconto para a compra de um celular, adquire o bem, migra tudo para o smartphone novo e começa a usar as novas funcionalidades.
Mas, e o aparelho antigo? O que fazer com o telefone, que, às vezes, ainda pode ser usado?

Deixar o celular na gaveta só vai adiar o tempo para ele parar no lixo, não é mesmo? Você pode descartá-lo e, para isso, deve se dirigir a um ponto que receba o equipamento, uma vez que jogar em lixo comum pode poluir o meio ambiente. Sempre há a opção de desapegar e dar para alguém, ou até mesmo vendê-lo se estiver em boas condições.

Mas e se você quiser reinventar o uso desse aparelho? Abaixo damos algumas opções:

Repetidor de Wi-Fi por Bluetooh

Muitas vezes o roteador não consegue atingir todas as áreas da casa, em alguns casos, por ter muita interferência, a área de cobertura do roteador é pequena ou, até mesmo, paredes pintadas de verde podem afetar o sinal. Uma solução caseira seria usar o seu dispositivo como um repetidor de sinal, recebendo o Wi-Fi e enviando via Bluetooth.

Para isso, conecte seu aparelho Android antigo a sua rede Wi-FI. Agora, é só ativar a função Tethering Bluetooth ou Ancoragem Bluetooth que são encontradas facilmente com uma busca nas configurações do aparelho, no canto superior direito. Para usar, é só parear com outros dispositivos.

Despertador

Pode parecer bem óbvio, mas é uma ótima opção ter um celular antigo como despertador. Além de milhares de opções de aplicativos, diferentemente de um despertador convencional, esse aparelho, se ligado a uma rede Wi-Fi, pode te dar notificações de sua agenda. Existe a opção de manter a tela sempre ativa com a data e o horário, mas lembre-se de deixar o aparelho ligado a uma tomada.

Babá eletrônica

Comprar uma babá eletrônica pode sair caro, se o dispositivo tiver a opção de vídeo sai mais caro ainda. Mas com um aparelho antigo ligado ao Wi-Fi isso se resolve facilmente. Existem muitos aplicativos no mercado que possibilitam visualizar ou só ouvir seu filho remotamente e que, ao primeiro sinal da criança, notificam os aparelhos conectados.

Companheiro de exercícios

Levar o celular para praticar exercícios é muito bacana. Além de medir, através do GPS, seu desempenho em uma corrida, por exemplo, ele traz um MP3 player para manter o atleta no ritmo da música. Mas o seu smartphone recebe ligações, notificações das redes sociais, tudo isso e muito mais consumindo muita bateria. Ao dedicar um aparelho em desuso para isso, você terá mais tranquilidade para praticar suas atividades físicas e sem perder as funções do aparelho principal.

Console de jogos

Se você gosta de jogos antigos, que eram febre em consoles como MegaDrive, Master System, Nintendo, SNES ou Playstation 1, saiba que existem diversos emuladores para esses jogos. Conectando seu smatphone em uma TV isso pode tomar outra dimensão e transformar seu celular antigo em um console. No Google Play existem centenas de opções para baixar e começar a se divertir.

Depois dessas dicas, você não tem mais desculpas para deixar seu smartphone antigo na gaveta porque não sabe o que fazer com ele, não é mesmo?

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!