O que é MVNO?

Em diversos ramos do mercado a associação de empresas e serviços tem sido uma estratégia valiosa para otimizar processos e reduzir custos de operação.

Nas áreas de tecnologia e telecomunicação, um novo modelo de operadoras móveis vem ganhando força frente ao público, trazendo como benefício a diversificação de planos e serviços.

Em uma relação de parceria com as empresas convencionais de telefonia e celular, essas operadoras agora também podem ser muito bem aproveitadas pelos consumidores do Brasil. Para deixá-lo por dentro da novidade, explicamos aqui o que é MVNO e como essa tecnologia funciona! Vem ver!

O que é MVNO e como funciona?

Sigla em inglês para Mobile Virtual Network Operator, uma MVNO é uma operadora móvel com rede virtual, mais comumente chamada de operadora móvel virtual. Seu funcionamento se dá de maneira idêntica à das operadoras convencionais de telefonia e celular, com o diferencial de que ela não possui uma rede ou frequência própria. Assim, para enviar dados e oferecer serviços aos seus consumidores, uma MVNO utiliza a rede de qualquer operadora tradicional interessada em estabelecer essa parceria de negócio.

Benefícios do negócio

post-22

Para inserir uma MVNO em qualquer país, é necessário que pelo menos uma operadora de celular tradicional demonstre interesse na parceria. No Brasil, algumas empresas já visualizaram as vantagens do negócio, o que permitiu a entrada da tecnologia no mercado nacional recentemente.
Conheça agora os principais benefícios gerados para cada grupo envolvido nesse modelo de serviço:

Para os consumidores

Os clientes de ambas as operadoras envolvidas no negócio, as tradicionais e as MVNO, têm como vantagem receber um serviço especial e acessível por meio de diferentes canais. Contando com mais opções e qualidade nos planos de internet e telefonia, o consumidor demonstra cada vez mais interesse na marca. Tal fato contribui para a constante melhora dos serviços de diversas empresas, que buscam facilitar suas chances de competir com a concorrência.

A tendência de uso das operadoras móveis com rede virtual no mundo

post-23

Utilizadas há muito tempo no exterior, as operadoras móveis virtuais hoje estão presentes em mais de 40 países, com leve predominância na Europa.

O crescimento do serviço em parceria com operadoras tradicionais tem sua justificativa no potencial de mercado que representa, com canais diferenciados de atuação para alcançar um maior grupo de consumidores.

Com empresas cada vez mais focadas na inovação e otimização dos serviços, a tendência é que o negócio continue a crescer em diferentes regiões do mundo. O serviço diferenciado tem como objetivo oferecer mais qualidade aos consumidores, aumentando a fidelização por meio da mobilidade e diversificação de produtos.