O que é MVNO?

Em diversos ramos do mercado a associação de empresas e serviços tem sido uma estratégia valiosa para otimizar processos e reduzir custos de operação.

Nas áreas de tecnologia e telecomunicação, um novo modelo de operadoras móveis vem ganhando força frente ao público, trazendo como benefício a diversificação de planos e serviços.

Em uma relação de parceria com as empresas convencionais de telefonia e celular, essas operadoras agora também podem ser muito bem aproveitadas pelos consumidores do Brasil. Para deixá-lo por dentro da novidade, explicamos aqui o que é MVNO e como essa tecnologia funciona! Vem ver!

O que é MVNO e como funciona?

Sigla em inglês para Mobile Virtual Network Operator, uma MVNO é uma operadora móvel com rede virtual, mais comumente chamada de operadora móvel virtual. Seu funcionamento se dá de maneira idêntica à das operadoras convencionais de telefonia e celular, com o diferencial de que ela não possui uma rede ou frequência própria. Assim, para enviar dados e oferecer serviços aos seus consumidores, uma MVNO utiliza a rede de qualquer operadora tradicional interessada em estabelecer essa parceria de negócio.

A Porto Seguro Conecta foi a primeira MVNO implantada no país e usa apenas o espectro/frequência de uma operadora convencional, todo o restante da estrutura como faturamento, interconexões, plataformas 4G/LTE, wi-fi calling e até mesmo uma equipe própria de engenharia de rede e TI foram criadas e adquiridas para customizar o melhor possível os serviços para propiciarem uma experiência diferenciada para os clientes. Dependendo da necessidade e objetivos da empresa, uma MVNO pode ter diversos modelos de atuação, distribuir seus serviços para um nicho extremamente especifico de clientes.

Benefícios do negócio

post-22

Para inserir uma MVNO em qualquer país, é necessário que pelo menos uma operadora de celular tradicional demonstre interesse na parceria. No Brasil, algumas empresas já visualizaram as vantagens do negócio, o que permitiu a entrada da tecnologia no mercado nacional recentemente.
Conheça agora os principais benefícios gerados para cada grupo envolvido nesse modelo de serviço:

Para os consumidores

Os clientes de ambas as operadoras envolvidas no negócio, as tradicionais e as MVNO, têm como vantagem receber um serviço especial e acessível por meio de diferentes canais. Contando com mais opções e qualidade nos planos de internet e telefonia, o consumidor demonstra cada vez mais interesse na marca. Tal fato contribui para a constante melhora dos serviços de diversas empresas, que buscam facilitar suas chances de competir com a concorrência.

A tendência de uso das operadoras móveis com rede virtual no mundo

post-23

Utilizadas há muito tempo no exterior, as operadoras móveis virtuais hoje estão presentes em mais de 40 países, com leve predominância na Europa.

O crescimento do serviço em parceria com operadoras tradicionais tem sua justificativa no potencial de mercado que representa, com canais diferenciados de atuação para alcançar um maior grupo de consumidores.

Com empresas cada vez mais focadas na inovação e otimização dos serviços, a tendência é que o negócio continue a crescer em diferentes regiões do mundo. O serviço diferenciado tem como objetivo oferecer mais qualidade aos consumidores, aumentando a fidelização por meio da mobilidade e diversificação de produtos.

No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) abriu uma consulta pública em 2009 para saber quais empresas teriam interesse em investir no serviço de operadoras móveis virtuais. Depois de um levantamento de possibilidades, a agência concedeu, em 2011, a autorização para duas empresas brasileiras atuarem nesse ramo, a Porto Seguro Telecomunicações e a Sermatel. Hoje vemos outras MVNOs em processo como a do Correios.

A operadora móvel virtual Porto Seguro Conecta

post-24

Para ser considerada de qualidade, uma MVNO deve investir em uma boa estrutura de atendimento ao cliente e atuar através de uma marca forte e reconhecida pelos consumidores. Em parceria com a TIM, a Porto Seguro Telecomunicações investiu na Conecta, uma operadora móvel virtual que conquista cada vez mais o mercado brasileiro.

Saiba um pouco mais sobre os serviços oferecidos pela empresa e conheça a diversidade de planos disponíveis:

A cobertura

Até o momento, a Porto Seguro Conecta é comercializada nas regiões da grande São Paulo (DDD 11), vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo (DDD 12), Baixada Santista (DDD 13), Campinas (DDD 19) e Grande Rio (DDD 21).

Embora ainda não esteja disponível para o contrato de clientes das demais regiões, a Conecta oferece cobertura de roaming nacional e internacional, sendo que o roaming nacional é grátis. Dessa forma, quem já possui planos da empresa poderá usá-los em qualquer lugar do país, sem custo adicional com taxas de ligação ou recebimento de chamadas fora do DDD.

No site, é possível realizar uma simulação para escolher o melhor plano de acordo com as necessidades do cliente, bem como visualizar modelos de aparelhos que podem ser adquiridos junto com o pacote de dados.

Hoje, quem já é cliente Porto Seguro Auto ou possui Cartão de Crédito Porto Seguro através de outros serviços da empresa também conta com o empréstimo de aparelho (oferece um modelo similar ao do cliente quando este deixa o aparelho na assistência técnica), o Porto Boy (busca o aparelho celular esquecido em casa) e também descontos em eventos culturais (teatros, shows e sessões de cinema). Vale a pena conferir!

Quer falar ilimitado e navegar com muito mais velocidade?

Conheça os planos da Porto Seguro Conecta!

SAIBA MAIS »