IMEI: o que é?

imei

Os aparelhos de celular contam com vários mecanismos que mantêm seus dados em segurança. Um desses recursos é chamado de IMEI. Esse número funciona como se fosse o CPF do aparelho. Saber o número desse documento é primordial para resolver problemas com o fabricante, a loja ou a operadora que fez a venda.

Descubra mais sobre o IMEI, como ele atua na segurança do seu aparelho e de que maneiras pode ser encontrado. Ao final, confira mais dicas valiosas sobre como proteger o seu smartphone. Vamos lá?

O que é o IMEI?

O IMEI é o número de identificação dos telefones móveis, que permite que operadoras e fabricantes tenham acesso às características do celular.

Qual a sua finalidade?

Com o número do IMEI, além de resolver problemas relacionados à fabricação e desfrutar dos benefícios oferecidos pela garantia, também é possível identificar que o aparelho roubado ou furtado pertence a outra pessoa. O mesmo acontece com os smartphones perdidos, em que o proprietário consegue comprovar que aquele aparelho era seu. 

Como encontrá-lo?

Há várias formas de encontrar o IMEI nos smartphones. Conheça cada uma delas, aplique a que achar melhor para você e anote o código em um lugar seguro!

Forma universal

Abra o teclado número do seu telefone, como se fosse fazer uma ligação e digite *#06#. O código vai aparecer automaticamente na tela.

Aparelhos que usam sistema iOS

O sistema iOS, dos aparelhos Apple, apresenta o código na sessão “Sobre” do celular. Para isso, o usuário deve acessar as configurações e clicar na opção “Geral”. Ao acessar o “Sobre”, o código IMEI pode ser encontrado em meio a uma lista com outras informações do aparelho.

Sistema Android

O caminho nos aparelhos Android é semelhante ao iOS. Primeiro, é necessário acessar as configurações do aparelho. Depois, clicar na opção “Sobre o telefone”, onde será encontrada a aba “Status”. É lá que vai estar o número do IMEI, junto a outras informações.

Google Dashboard

Aqueles que têm uma conta Google conectada ao aparelho Android podem buscar o número do IMEI por meio do computador, acessando o Google Dashboard. Basta fazer o login e clicar em Android.

No próprio aparelho

O código IMEI também está estampado nas próprias carcaças dos aparelhos, na bateria ou, até mesmo, na caixa.

Qual a sua importância em casos de furto?

A sigla IMEI significa International Mobile Equipment Identity. Em português,”Identificação Internacional de Equipamento Móvel”, ou seja, é a impressão digital do seu telefone.

Assim como nossas digitais nos tornam únicos, o IMEI faz o mesmo com os aparelhos de telefonia móvel de todos os países. Por isso, quando um aparelho é alvo do furto ou roubo, a pessoa que foi lesada consegue desabilitá-lo permanentemente. Basta informar o acontecimento para a operadora.

Como posso deixar o meu celular protegido?

Além de guardar a caixa, a nota fiscal do aparelho e o próprio número do IMEI em um lugar seguro, há outras formas de proteger o celular e os dados contidos nele:

  • baixe sempre aplicativos oficiais;
  • evite práticas como jailbreak e root;
  • faça backup dos seus dados;
  • instale um antivírus;
  • mantenha o sistema operacional sempre atualizado;
  • proteja suas contas o máximo que puder, por exemplo, utilizando a identificação em duas etapas ou mais;
  • registre o boletim de ocorrência em caso de roubos ou furto;
  • use senhas no celular, em todos os aplicativos, acessórios e assistentes virtuais.

Todas essas dicas ajudam a proteger seus dados e a sua intimidade, caso seu celular seja danificado ou roubado.

No entanto, nada disso impede os prejuízos financeiros, afinal, nos dias de hoje, é quase impossível ficar sem o smartphone. Adquirir outro aparelho ou consertar um dano exige colocar a mão no bolso, e nem sempre temos esse valor disponível de imediato.

Para evitar esse transtorno, é possível contar com um seguro para o celular. A Porto Seguro, uma das seguradoras mais tradicionais do mercado, pode ajudar.

Com o Porto Seguro Equipamentos Portáteis, é possível contratar a proteção para seu smartphone e outros aparelhos como notebook, câmera fotográfica, filmadora, tablet e smartwatch. As principais garantias e benefícios do seguro para smartphone envolvem:

  • água: celulares que, por algum motivo, são danificados pela água, de maneira acidental;
  • danos físicos: quando os celulares estragam por situações como queda acidental, acidente de carro ou em uma tentativa de roubo;
  • elétricos: no caso de celulares que acabam estragando por sofrer uma descarga elétrica, oscilações de energia ou, até mesmo, curto-circuito enquanto carregam;
  • roubo: o celular pode estar com você, em casa ou em um estabelecimento roubado, o seguro só não cobre aparelhos deixados no interior de um veículo.

Além dessa lista, você pode acrescentar a capinha do celular, cartão de memória e fone de ouvido. A Porto Seguro ainda trabalha com uma extensão para problemas que acontecem fora do Brasil. Isso significa que, mesmo em viagens, qualquer acidente pode ser prontamente atendido pela seguradora.

Independentemente do contrato, são atendidos modelos de celular das principais marcas adquiridos há menos de 12 meses:

  • Apple;
  • Motorola;
  • Samsung;
  • Xiaomi.

Não estão incluídos no seguro para celular:

  • furto simples, desaparecimento inexplicável ou simples extravio;
  • extorsão, apropriação indébita, estelionato, furto qualificado e roubo praticados contra o patrimônio do segurado por seus funcionários ou prepostos, quer agindo por conta própria ou mancomunados com terceiros;
  • danos causados em decorrência de inadequação ou insuficiência de demanda de energia elétrica instalada no local do qual o equipamento segurado esteja sendo utilizado;
  • negligência e utilização inadequada dos aparelhos segurados, seja por funcionamento em condições impróprias, seja por uso excessivo em relação a sua capacidade normal de trabalho.

Já deu uma conferida no IMEI do seu celular e dos aparelhos da sua família? Reforçamos mais uma vez a importância de anotar o número em um local seguro e seguir nossas dicas de segurança. Você não só vai conseguir manter seus dados protegidos, mas também, poderá garantir que você não perca fotos e outras informações importantes.

Entre em contato com a Porto Seguro e faça uma simulação do seguro para celular e outros aparelhos.