Dicas para proteger seus equipamentos eletrônicos

Seja em viagens de férias, passeios, eventos ou em viagens a trabalho é impossível não levar o celular, o tablet, a câmera fotográfica ou o notebook. Afinal, o equipamento será responsável por registrar sua viagem e vai ajuda-lo a comunicar-se quando estiver fora. Mas, carregar esses eletrônicos exige alguns cuidados extras. Confira abaixo algumas dicas da Porto Seguro para manter seu aparelho sempre protegido e o principal: funcionando.

Capa de proteção

Além de evitar arranhões, as capas de proteção (também conhecidas como cases) ajudam a impedir que as peças internas do aparelho sejam danificadas em casos de quedas e batidas. O benefício de proteger seu eletrônico com a capa adequada faz com que o aparelho dure mais e também deixa você aproveitar a viagem ou o passeio mais tranquilamente.

Equipamentos em mãos na hora de embarcar

Tome bastante cuidado na hora de embarcar em qualquer tipo de veículo. Seja em trajetos de ônibus ou avião, não despache seus equipamentos. Leve-os na bagagem de mão, sempre com você.

Celular ou outros equipamentos eletrônicos no bolso: atenção redobrada

Se estiver com o celular ou com outro equipamento que possua tela touchscreen ou convencional no bolso, evite colocar outros objetos também dentro dele. Chaves, por exemplo, podem riscar e danificar o visor do aparelho e ainda riscá-lo por fora ou inutilizar a lente de uma câmera. Além disso, qualquer equipamento que faça volume no bolso chama atenção e facilita o roubo.

Evite andar com o celular ou tablet na mão

Seja em ruas com pouco movimento ou lugares com uma grande concentração de pessoas, evite andar com seus aparelhos eletrônicos na mão. Tudo bem que em uma viagem, queremos fotografar tudo e acabamos não tomando esse cuidado, mas é preciso prestar bastante atenção. Além de correr o risco de ser roubado, as chances de você derrubar e/ou perder seu equipamento é muito maior.

Vai à praia?

A praia é a vilã dos equipamentos eletrônicos devido ao sol, calor, água, areia e maresia, fora a aglomeração de pessoas em um mesmo lugar. Caso seja realmente necessário levar seu aparelho, mantenha-o dentro de uma capa protetora e à sombra, preferivelmente em um lugar seco. A outra dica é usar cordinhas de pulso (igual a de câmeras digitais) na hora que estiver com ele fora da capa, principalmente tirando fotos. Isso vai evitar que você derrube o equipamento.

Vai praticar esportes? Tome cuidados extras

O suor oxida componentes eletrônicos. Então, ao praticar esportes, principalmente os que podem deixar o aparelho em contato com a pele, tome cuidado para o celular estar bem protegido, evitando quedas e também que ele fique úmido.

Atenção com bolsas e mochilas

Sempre verifique se sua bolsa ou mochila está devidamente fechada. Mantenha-a junto ao corpo, principalmente em locais com grande aglomeração de pessoas. Uma opção é colocar a bolsa na frente para redobrar o cuidado.

Instale um aplicativo com proteção de dados e rastreamento do celular

Existem aplicativos para smartphonesque fazem cópias de segurança dos dados armazenados no celular e que conseguem localizá-lo em um mapa em caso de perda e roubo. É o caso do PSAFE Total (para Android) e o Find My iPhone (para iPhone). Então, antes de viajar, garanta que seu aparelho eletrônico esteja com essas aplicações para ficar mais tranquilo.

Equipamentos seguros

Precisa de ajuda para proteger seu aparelho?

Faça uma cotação »