Como o celular e aplicativos podem ser grandes aliados para cuidar da sua saúde?

Não é mais segredo que, em vários aspectos da nossa vida, a influência da tecnologia chegou para ficar. Hoje, é quase impossível passar um dia inteiro sem contar com pelo menos uma checada em um aplicativo do celular ou contar com o auxílio de um software de computador para cumprir alguma tarefa.

Nos cuidados com a sua saúde, a situação tem se tornado similar. Atualmente, a tecnologia é uma grande aliada. Ela auxilia os pacientes (até mesmo seus médicos e nutricionistas) a gerenciarem melhor vários aspectos importantes da sua saúde, melhorando a qualidade e a expectativa de vida.

Que tal conferir uma lista de funções do seu celular que podem ajudar a cuidar da saúde como ela merece? Veja abaixo!

Aplicativos de alimentação e nutrição

Com aplicativos simples, é possível controlar melhor a dieta, ingerir líquidos durante o dia e consultar receitas saudáveis para introduzir no cardápio. Os aplicativos abaixo são boas sugestões que podem ser instaladas no seu celular para esse fim. Confira:

Dieta e Saúde

O Dieta e Saúde é um dos aplicativos mais populares relacionados com o universo da nutrição no Brasil. Ele ensina a controlar a alimentação com a contagem de pontos que podem ser consumidos por dia.

Além disso, ele também classifica por pontos as suas atividades físicas realizadas por dia, permitindo que o próprio usuário tenha melhor controle do gasto calórico que teve naquela rotina.

Vale a pena reforçar, entretanto, que o Dieta e Saúde não pode substituir a visita a um nutricionista. Ele deve servir somente como um suporte para que você aprenda a controlar sua própria alimentação e também para aplicar corretamente as orientações desse profissional.

O aplicativo é gratuito para Android e iOS.

Beba água

Muitos se esquecem de beber água ao longo de sua rotina. Se você enfrenta esse problema e tem levado alguns puxões de orelha do seu médico com relação a essa situação, o Beba Água é um excelente aplicativo para ajudar.

Além de calcular o volume de água que você deve tomar por dia, o aplicativo tem lembretes que não lhe deixam esquecer de tomar o volume certo dessa bebida diariamente. Acredite, seus médicos vão adorar saber que você está contando com essa ajuda para se manter corretamente hidratado! Gratuito para Android e iOS.

Aplicativos para monitorar a saúde

A tecnologia também tem ajudado muitas pessoas que enfrentam problemas com doenças crônicas ou que precisam aumentar a vigilância da saúde, como o consumo de medicamentos ou controle de medidas como a pressão arterial ou a glicemia. Confira abaixo nossa sugestão de aplicativos para cuidar da sua saúde.

Caixa de Remédios

Para quem toma muitos remédios todos os dias, lembrar dos horários e das dosagens certas pode ser um desafio e tanto. A intenção do Caixa de Remédios é ajudar a tornar essa tarefa mais fácil.

Na sua interface, é possível registrar os medicamentos que você toma e em quais horários, dosagem e frequência. Depois, ativar um lembrete para que seu celular ajude a não se esquecer do horário certo de tomá-los. Gratuito para Android.

Socorro

O aplicativo Socorro foi desenvolvido para auxiliar em momentos inesperados: caso precise de ajuda ao sofrer algum acidente ou ter algum problema de saúde fora de casa.

Em uma interface simples, você pode armazenar telefones para contato, informações sobre peso, altura, problemas de saúde, medicamentos aos quais é alérgico e planos de saúde que você é conveniado. Dessa maneira, quando estiver em situação de emergência, seu celular será um grande aliado nesses casos! Grátis para iOS.

Aplicativos para incentivar a prática de atividades físicas

Até mesmo a prática de atividades físicas foram beneficiadas com a chegada da tecnologia e seus aplicativos de celular. Hoje, é possível contar com sugestões de exercícios e até aplicativos que controlam seu tempo de prática com apenas algum clique. Confira nossas sugestões.

Daily Yoga

Apesar de ser um aplicativo em inglês, o Daily Yoga é uma solução prática para quem quer introduzir alguns momentos de Yoga no seu dia a dia, usufruindo dos benefícios dessa prática.

O Daily Yoga disponibiliza vídeos de exercícios de Yoga para que você mesmo possa praticar em casa, de maneira simples e sem precisar arrumar um tempo no seu dia para frequentar uma aula específica dessa prática. Os vídeos são bastante didáticos e todos os exercícios são ensinados por professores especialistas na prática da Yoga. Grátis para Android e iOS.

Runtastic

Para quem está procurando um aplicativo para corridas, o Runtastic pode ser uma ótima opção. Ele funciona como um registro de todas as suas corridas realizadas, ajudando a traçar metas e alcançar novos resultados. Para os apaixonados com esse esporte, o auxílio que o Runtastic oferece para que você acompanhe a sua progressão é impressionante!

Ele ainda apresenta as calorias queimadas em cada exercício e lhe envia mensagens de motivação durante os treinos. Grátis para Android e iOS.

Medida Certa

O aplicativo é também uma ótima opção para quem precisa de motivação para mudar de vida. Depois de registrar suas informações como peso e altura, o app vai lhe sugerir uma sequência de exercícios e sugestões alimentares para alcançar o seu objetivo (além de lhe enviar lembretes e mensagens motivadoras para não desistir da tarefa). Gratuito para Android e iOS.

Importante:

Mesmo com a ajuda de todos esses aplicativos, consultar um médico antes de contar somente com a orientação desses softwares é extremamente importante para a saúde. Somente esse profissional será capaz de definir exatamente o que você pode ou não mudar na sua rotina de alimentação, atividades físicas e até quais medicamentos pode tomar. Por isso não siga a risca tudo que os aplicativos lhe ensinam sem ter a aprovação de um especialista na área da saúde sobre essas mudanças, ok?

Você conhecia esses aplicativos? Compartilhe o post com os seus amigos!