Como calcular seu pacote de dados para escolher o plano de telefonia?

Se você usa o seu smartphone no dia a dia e depende da internet móvel, já percebeu que mesmo atividades simples como assistir a um vídeo no YouTube, responder e-mails ou conversar nos grupos do WhatsApp consomem uma parcela considerável do seu plano de telefonia.

Por isso, se você não tem o costume de gerenciar seu uso de dados pelo celular, é bastante comum ultrapassar os limites do seu pacote de dados e ficar sem internet na metade da tarefa!

Quer escolher uma franquia de dados que atenda melhor às suas necessidades? Nunca sabe quanto vai sair a conta de telefone, mas gostaria de ajustá-la ao orçamento mensal? Para te ajudar nesse processo, explicaremos a seguir como calcular o consumo do seu pacote de dados e escolher o melhor plano de telefonia. Confira!

Como funcionam os planos de dados móveis?

De modo geral, os planos pré-pagos de internet móvel no Brasil fornecem uma franquia diária de 10 megabytes. Isso quer dizer que é possível navegar pelas redes sociais por algumas horas, sem postar imagens ou assistir vídeos pesados, antes de esgotar o plano de dados diário.

Os planos pós-pagos, por sua vez, chegam a oferecer franquias mínimas de 500 megabytes por mês, permitindo o uso constante de aplicativos em tarefas que consomem mais dados, como assistir vídeos do YouTube, compartilhar selfies no Instagram, realizar ligações VoIP e ouvir música por streaming.

Ao escolher um plano de telefonia, atente-se para as suas necessidades pessoais: você consome mais ou menos internet do que o seu plano oferece? O uso massivo das redes sociais é indispensável para você? Ou você só precisa do seu smartphone nas atividades estritamente importantes? Caso a sua intenção seja economizar nas contas do mês, a medida mais eficiente pode ser gerenciar o consumo do seu pacote de dados e aprender a cortar os gastos desnecessários.

Como gerenciar manualmente o consumo de dados no celular?

usando-celular

Você deve estar se perguntando sobre como controlar o consumo de dados móveis do seu plano, certo? Existem diversos métodos de gestão eficientes e eles são mais fáceis do que parecem!

Antes de mais nada, você precisa saber que 1 megabyte (MB) equivale a 1024 kilobytes (KB). A partir disso, é possível calcular manualmente o quanto você gasta do seu pacote de dados ao analisar suas atividades diárias.

Veja abaixo uma lista de tarefas comuns o quanto elas consomem, em média, do plano de dados:

  • enviar um e-mail de texto: 5 KB;
  • enviar uma mensagem de texto por WhatsApp: 5 KB;
  • curtir, publicar ou visualizar texto no Facebook: 5 KB;
  • acessar uma página de website: 300 KB;
  • compartilhar uma foto no Instagram: 350 KB;
  • enviar um e-mail com anexo: 350 KB;
  • assistir 1 minuto de vídeo no YouTube: 2 MB;
  • ouvir 5 minutos de música em streaming: 13 MB;
  • baixar um aplicativo: 15 MB
  • assistir a um episódio de 10 minutos no Netflix: 100MB.

Em outras palavras, isso significa que é possível enviar aproximadamente 2048 e-mails de texto, acessar 34 sites ou compartilhar 29 fotos no Instagram sem estourar os limites de uma franquia diária de 10 MB. Parece muito, se considerarmos a navegação em uma única rede social por vez!

Se quiser analisar a sua rotina nas redes sociais sem gastar muito tempo, ao invés de colocar todos os cálculos no papel, você também pode utilizar um simulador on-line de consumo de dados móveis, como este aqui.

Como funciona o gerenciamento automático?

Tudo bem, pode ser bastante trabalhoso calcular tudo o que você consome do seu plano de dados diariamente, não é? Felizmente, a maioria dos smartphones já conta com ferramentas integradas para medir e regular automaticamente o consumo de dados móveis.

Para acessá-las nos celulares Android, basta clicar em “Configurações” e então encontrar a opção “Uso de dados”. Ali, você pode conferir o quanto já foi consumido do seu plano de dados e quais são os aplicativos que mais ocupam banda.

Outra função importante permite restringir a utilização de dados em segundo plano. Ou seja, quando o aplicativo ocupa memória RAM e dados móveis, mas não está necessariamente sendo executado em primeiro plano.

Se você quer que um aplicativo consuma menos da sua internet quando seu celular estiver ocioso, selecione a opção “Restringir dados de 2º plano”, ainda no menu “Uso de dados”. Isso garantirá que o aplicativo só ocupe seu pacote de dados quando estritamente necessário, e, ao mesmo tempo, ajuda a melhorar o desempenho do seu celular.

No Windows Phone, a ferramenta “Sensor de Dados” executa tarefas semelhantes, permitindo ainda configurar um limite de dados de acordo com o plano contratado e selecionar um dia para reiniciar a contagem automaticamente.

As ferramentas dos celulares com sistema iOS, por outro lado, são um pouco mais limitadas, mas ainda oferecem as mesmas funções básicas. É possível acompanhar o consumo de dados ao longo de um mês inteiro, sem grandes detalhamentos sobre aplicativos e uso de dados em 2º plano. Para quem quiser essas informações, uma sugestão é instalar aplicativos.

Se você quer otimizar o gerenciamento do seu pacote de dados, mas seu celular não apresenta ferramentas de medição satisfatórias, você pode optar por instalar aplicativos específicos para isso.

Algumas ferramentas contabilizam, por exemplo, o número de SMS enviados e o consumo de minutos e de internet, por meio de gráficos, entre outros recursos. Assim fica bem mais fácil manter o controle sobre os gastos, não acha?