Com o que devo me atentar na hora de comprar uma câmera fotográfica?

Com o que devo me atentar na hora de comprar uma câmera fotográfica

Na hora de comprar uma câmera fotográfica, existem vários fatores que devem ser levados em consideração. Com tantas variáveis, não é difícil ficar perdido e não saber o que procurar para decidir qual é a melhor câmera. Apesar do argumento mais comum focar a quantidade de megapixels de resolução da câmera, esse não é o principal fator que determina se a câmera é ou não de qualidade.

Para te ajudar a tomar essa decisão, elaboramos um guia para te mostrar os principais fatores a considerar na hora de comprar uma câmera — mesmo que você seja apenas um iniciante ou queira fazer dessa arte sua profissão. Confira algumas dicas para escolher a máquina perfeita!

Megapixels são importantes?

Diferentemente do que muitos pensam, o mais importante em uma câmera digital não é a quantidade de megapixels, mas sim, a qualidade do seu sensor.

Mesmo uma câmera com 6 megapixels de resolução, por exemplo, pode tirar fotos melhores do que uma com 12 megapixels. Antes de comprar, procure ver algumas fotos reais obtidas pelo aparelho e escolha uma câmera com boa nitidez, cores fortes e vibrantes, além de um bom contraste.

Zoom

O zoom da câmera é outro fator importante a se considerar, mas é preciso saber qual é o de zoom real do aparelho. Isso porque, nas câmeras digitais, existem dois tipos de aproximação:

  • o zoom real;
  • e o digital.

Isso significa que existe um zoom “falso”, que não passa da aproximação da própria imagem a partir do zoom verdadeiro, que vem da própria lente.

Acessórios

Também é necessário verificar quais acessórios você pode comprar para acoplar em sua câmera separadamente. No caso de lentes intercambiáveis — lentes especiais compradas separadamente do aparelho — é importante verificar os preços e possibilidades que você pode explorar caso decida optar por essa câmera fotográfica.

ISO – Imagens claras em ambientes de pouca iluminação

De forma simples, quanto mais alto for o ISO da sua câmera, maior será a capacidade do sensor em captar a luz e transformá-la em imagem, mesmo no caso de ambientes mais escuros.

O ISO garante que sua câmera capte imagens com uma excelente nitidez em ambientes claros (com o ISO baixo) ou em ambientes com pouca luz (aumentando o ISO da sua câmera). Logo, a quantidade de variações de ISO é um fator importante para a qualidade de imagem obtida.

Flash

Mesmo que você não seja um fã de iluminação artificial, é essencial ter um bom flash para sua câmera digital. Por isso, antes de comprar a sua, teste a potência e alcance do flash. Para câmeras mais sofisticadas, é possível comprar um flash separadamente, que seja mais adequado a sua câmera e atividade.

Baterias

Sua câmera irá funcionar com energia de baterias ou de pilhas recarregáveis? Esse é outro item a se considerar. Enquanto pilhas são mais baratas e fáceis de encontrar, baterias podem durar muito mais.

No entanto, se você vai fotografar por muitas horas, talvez será necessário andar com uma bateria reserva para o caso de uma emergência.

Tamanho, design e fragilidade

Se você quer uma câmera fotográfica para viajar e levar para todo lugar, o ideal é buscar uma câmera digital compacta de qualidade. Uma profissional ou semiprofissional podem ser ótimas, no entanto são mais pesadas e difíceis de transportar.

Além disso, fique atento ao material da câmera, que tem que ser bem resistente. Outro fator importante é o visor retrátil, que pode ser muito útil dependendo da situação.

Vídeos e áudio

Se você pretende filmar com sua câmera, sempre é recomendável optar por aparelhos com a função Full-HD, captando vídeos com muito mais qualidade. Além disso, é essencial verificar a capacidade que a câmera tem de captar sons, afinal, não adianta nada ter uma ótima imagem sem um bom áudio.

Sua câmera mais segura

Preocupe-se apenas em registrar os melhores momentos com a sua câmera.

Cote um seguro »