Carros e smartphones: cada vez mais integrados

Você se senta no banco da frente, coloca o cinto de segurança, define uma rota e reclina o banco para puxar um cochilo enquanto espera o fim do trajeto. Parece cena de filme, não é? Mas estamos cada dia mais próximos de ver isso acontecer.

As integrações entre carros e inteligências artificiais vêm sendo testadas por fabricantes de veículos e empresas de tecnologia e são muitas as possibilidades. Não se trata apenas do modo autônomo da condução do automóvel, mas da interação, responsável por uma verdadeira revolução na relação que temos com o carro.

Opções integradas

Em um primeiro momento tratava-se apenas de conectar o celular ao rádio do carro para receber ligações e falar na função viva voz ou ouvir sua playlist. Hoje, há automóveis que saem de fábrica com um painel inteligente, com computador de bordo, pronto para conectar-se a um smartphone e ampliar as possibilidades de integração.

Os sistemas de TTS (Text to Speach) evoluíram bastante e podem ler e enviar mensagens e e-mails por comando de voz enquanto o celular estiver no modo automóvel. Muitos aplicativos já são desenvolvidos pensando nessa possibilidade a tendência é aumentar exponencialmente o número de opções disponíveis no mercado.

Um projeto que pode tornar isso mais fácil é o Smart Device Link Consortium, uma plataforma para desenvolvedores que produzirão aplicações integrando o smartphone e outros aparelhos com o automóvel. A Toyota e a Ford já anunciaram parceria com essa plataforma.

Em um futuro próximo

Um sistema chamado Vehicle-to-Vehicle communication (V2V) pode estar em breve nos carros. Aqui o princípio é simples, comunicação entre os diversos veículos. Uma das vantagens dessa conexão é a redução no número de colisões de trânsito e acidentes, já que um carro conseguirá “perceber” a presença de outro.

Também é interessante essa tecnologia para uma maior fluidez do trânsito. Uma vez que os veículos estarão conectados entre si e com um mainframe, será possível ter dimensão do tráfego com precisão, com velocidade em tempo real e diagnóstico das vias. Isso já é simulado por aplicativos, como por exemplo o Waze, que tem dimensão de tempo de congestionamento e previsão de chegada, muitas vezes com alta precisão.

Outra função que pode chegar em breve é a customização do veículo. Quando você se conectar ao carro, serão realizados automaticamente os ajustes de bancos, retrovisores, ar condicionado na temperatura que você gosta e até mesmo a rádio que você mais ouve! E tudo isso tem relação com um sistema operacional integrado que aprende com seus hábitos. O interessante é que o carro pode ter em seus arquivos mais de um perfil armazenado, ou seja, ele se adaptará de acordo com cada indivíduo identificado.

Em um futuro (ainda) distante

O ato de fazer compras poderá ser bem diferente da maneira com a qual estamos acostumados atualmente. Para se ter uma ideia as duas principais bandeiras de cartão de crédito buscam integrar o automóvel em suas tecnologias. Você poderá realizar uma compra pelo smartphone e ir a uma loja para fazer somente a retirada. O seu carro fará o restante do processo, informando à loja a estimativa do tempo de percurso para chegar, emitindo uma senha do tipo Token no painel do carro, para liberar as compras e, assim que liberadas, lançar o valor em um de seus cartões de crédito.

Carros autônomos

Claro, se falamos de integração até aqui, não tem como fugir dos carros autônomos. Atualmente, já é possível ver testes desses carros por aí, mas para que essa tecnologia seja difundida ainda existe um grande percurso.

A segurança, nesse caso, é a maior preocupação e as experiências recentes têm demonstrado que o carro autônomo pode “dirigir” melhor que os humanos. Daqui a alguns anos será possível viajar apenas conectando seu smartphone – e o carro fará todo o trabalho.

No fim das contas, os carros voadores das telas de cinema, como os que vimos em “De Volta para o Futuro” podem estar muito distantes, mas os que dirigem sozinhos, como os veículos de “Eu, Robô”, por exemplo, já estão bem mais próximos de serem vistos nas ruas.

Quer falar ilimitado e navegar com muito mais velocidade?

Conheça os planos da Porto Seguro Conecta!

COMPRE ONLINE »