9 “funções secretas” de aplicativos para celular que você nem sabia que existiam!

Mais do que uma ferramenta de uso profissional, o celular já se tornou também um ótimo recurso interativo para seus usuários. Por meio de aplicativos e funções do próprio aparelho, é possível realizar inúmeras tarefas de acordo com o objetivo do momento: evitar conversas chatas em rede social, receber notificações personalizadas ou instantâneas ou até mesmo garantir mais segurança em algum imprevisto.

Acontece que, com tantas opções de modelos e sistemas operacionais disponíveis, fica cada vez mais difícil ter tempo – ou paciência – para descobrir cada funcionalidade presente nos telefones móveis. Para ajudá-lo com dicas ou simplesmente aguçar sua curiosidade, trouxemos hoje algumas funções “secretas” de redes sociais e aplicativos que você provavelmente não sabia que existiam. Confira!

1. Comandos para fotografia

amigos-celular

Com a popularidade das “selfies”, algumas alternativas para realizar as fotos de maneira mais confortável precisaram ser criadas. Em muitos aparelhos, os botões com a função de clique para foto podem ser personalizados de acordo com a preferência do usuário.

No Iphone, por exemplo, essa função pode ser passada para o botão de volume do aparelho, enquanto que no Android essa função pode ser feita por meio de comando de voz. Nesse caso, basta gravar um comando em forma de uma palavra que deverá ser falada para que o aparelho registre a foto.

2. Flash em notificações

Em alguns momentos do dia, até a notificação por vibração do celular pode incomodar, especialmente se você tem vários amigos e familiares enviando mensagens. Nesse caso, existe a opção de gerar notificações com flash, ou seja, ativando somente uma luz do seu aparelho de maneira bastante discreta. Dessa forma, você evita os ruídos e não deixa de ficar atualizado com seus contatos. No sistema IOS, ative a função Pisca LED para alertas e, no Android, ative as Notificações Flash.

3. Função celular roteador

vendo-celular

Uma função exclusiva – e bastante útil – é o roteador. Isso mesmo! Com essa ferramenta, você pode transformar seu celular em um pequeno roteador para compartilhar dados da rede com outros dispositivos. É importante ressaltar que a utilização dessa função consome dados móveis do pacote do seu aparelho, mas que em uma situação de necessidade pode ser muito valiosa.

4. Visualização de atividades e curtidas – Instagram

usando-celular

Quando quiser visualizar o que seus amigos curtiram ou comentaram no Instagram, basta acessar o perfil desejado, clicar em “atividade” e depois “seguindo”. Ainda, se quiser conferir tudo o que você já curtiu na rede até o momento, poderá fazê-lo por meio de uma ferramenta localizada ao lado do seu nome de usuário, no próprio perfil. Depois disso, vá em “conta” e selecione o item “Publicações que você curtiu”.

5. Notificação direta – Instagram

Como em toda rede social, sempre há aqueles perfis preferidos do Instagram, sobre os quais você tem mais interesse em acompanhar as novidades. Mesmo podendo visualizar as atividades na página geral, você tem a opção de receber notificações de uma determinada pessoa na mesma hora que ela vai à rede. Para isso, você precisa ir até o perfil – ou vários perfis – que deseja receber notificações diretas e clicar no item com três pontos (…) ao lado do nome de usuário. Abrindo a caixa, selecione “Ativar notificações de publicação” e verá que os avisos chegarão sempre no momento da postagem.

6. Busca por palavras-chave – Whatsapp

no-celular

Assim como na rede do Facebook, você pode encontrar conversas importantes ou antigas por meio da busca de palavras-chave no Whatsapp. Para isso, basta lembrar-se do conteúdo ou tema da conversa e acrescentar palavras específicas no campo de preenchimento. No sistema Android, abra a conversa e selecione a função pesquisar no menu, depois indique a palavra que será pesquisada. No IOS, a busca é feita de maneira global, portanto, a inserção da palavra deve ser feita no campo “buscar” que se localiza abaixo da tela inicial das conversas.

7. Bloqueio da notificação de visualização – Whatsapp

mulher-celular

Uma atualização do aplicativo Whatsapp deixou muita gente chateada, pois não permitiu mais a visualização de mensagens sem que o remetente fosse notificado. Porém, há uma forma bem interessante de ler recados sem que o contato que os enviou saiba, e você pode usá-la naqueles momentos em que não tem tempo para responder com um grande texto. Para enganar o sistema, você só precisa ativar a função “modo avião” do seu celular – a vantagem é que existe em todos os aparelhos – e ler a mensagem desejada. Depois, desative a função e a mensagem continuará como não lida até que você decida acessar novamente.

8. Adiar leitura de conversa – Whatsapp

Quem nunca leu uma mensagem do amigo no Whatsapp e, na correria do momento, deixou para responder depois? Bastante comum, esse hábito pode nos surpreender com o esquecimento, fato que deixa o colega sem resposta. Para evitar essa situação chata, você pode ativar uma função que sinaliza a conversa para ser lida depois, ou seja, quando você tiver tempo adequado para responder. No sistema IOS, basta manter o dedo pressionado sobre a mensagem e marcá-la com um ícone de estrela, e ela ficará salva no perfil do contato que a enviou.

9. Jogos escondidos no Facebook Messenger

Que tal iniciar uma disputa de embaixadinhas ou uma competição de lances livres de basquete com seu amigo? Na hora em que o tédio bater no meio de uma conversa no Facebook Messenger, basta você enviar o ícone de bola de basquete ou bola de futebol. Depois, clique na imagem enviada da bola e o aplicativo abre um joguinho para você e ainda avisa seu amigo os pontos realizados, convidando a participar da brincadeira!

No mundo dos aplicativos para celular, dispor de variedade é fundamental para quem busca uma infinidade de possibilidades em mãos. Para isso, procure saber mais e se surpreenda com as ferramentas disponíveis no seu celular.

Aproveite para conferir também outras curiosidades através das dicas da Conecta.

Quer mais internet e minutos de voz?

Fale ilimitado e navegue com muito mais velocidade?

Conheça os planos da Porto Seguro Conecta!

COMPRE ONLINE »