7 funções do smartphone que vão além do telefone

Com a tecnologia touch e a possibilidade de se conectar à internet, os smartphones conseguem reunir toda a informação de que o usuário precisa e proporcionar funcionalidades muito úteis para facilitar o dia a dia. Com tanta tecnologia assim, é natural que ainda existam algumas funções do smartphone que você pode não conhecer.

Que tal usar o seu celular como controle remoto da TV? Ou traduzir textos através da câmera? Saiba mais a seguir.

Roteador Wi-Fi

Já aconteceu com você de estar trabalhando com o seu computador e a internet cai? Ou você precisa de acesso em um local sem Wi-Fi? Para resolver esse problema, basta usar o recurso de ponto de acesso do seu smartphone. Ele vai se transformar em um roteador e compartilhar a rede de dados do seu celular com qualquer aparelho capaz de se conectar à internet via Wi-Fi.

Não é preciso baixar um aplicativo para isso: a maioria dos smartphones já vem com essa funcionalidade de fábrica, acessível a partir das opções do aparelho.

Rádio

Alguns modelos de celular são capazes de sintonizar rádios FM, mas mesmo aqueles sem essa funcionalidade podem se conectar a estações online. Baixando um aplicativo como o TuneIn Radio (gratuito, iOS e Android), é possível ouvir não só rádios online do mundo todo como também escutar as estações tradicionais do Brasil, como Rádio Globo, CBN, entre outras.

Não é preciso antena, basta apenas estar conectado à internet por meio de Wi-Fi ou rede de dados da operadora de celular.

Mouse

Através da tela touch dos smartphones, é possível utilizar os aparelhos como mouse para o computador. Usando o aplicativo Mobile Mouse (pago, iOS e Android), você consegue controlar o cursor do seu PC ou Mac usando o smartphone ou tablet. Ele também traz funcionalidades extras, como controle de arquivos, acesso a programas e controle multimídia.

Para tudo funcionar, é preciso instalar o programa também no computador. Trata-se de uma ótima alternativa para controlar a reprodução de um filme sem precisar usar o mouse, por exemplo.

Controle remoto

Se você possui uma smart TV, procure pela marca dela na loja de apps do seu sistema. Algumas marcas contam com aplicativos especiais para controlar as suas TVs pelo smartphone, oferecendo uma série de funções além do controle de canais como compartilhamento de fotos, notificações personalizadas para programas e uso de teclado para digitar na TV.

Pedômetro

Quem quer estar em dia com a qualidade de vida e com os exercícios diários precisa contar com uma forma de mensurar todo o seu esforço. Se você tem o hábito de correr ou caminhar, pode usar seu smartphone para calcular o quanto você já se exercitou.

Um exemplo é o Nike+ Running (gratuito, iOS e Android), aplicativo que usa o GPS e o sensor de movimento para determinar o quanto você já andou ou correu, sendo possível até gerar um mapa do seu percurso e compartilhar as informações nas redes sociais. E mais: o aplicativo também funciona em esteiras.

Tradutor

Vai viajar e não domina a língua do país de destino? Não é mais preciso levar aquele clássico livrinho de frases para conseguir se virar no exterior. Usando um aplicativo como o Google Tradutor (gratuito, iOS e Android), você não só consegue traduzir as palavras que precisa entender como também pode contar com um novo recurso inovador: traduzir textos por meio da câmera do seu smartphone. Se estiver diante de uma placa, por exemplo, é só apontar a câmera para ela que o texto aparecerá traduzido no aplicativo.

Scanner

Usando um aplicativo como o Office Lens (gratuito, iOS e Android), da Microsoft, você consegue salvar o seu documento como imagem, PDF e até os formatos Word e PowerPoint, deixando-o pronto para ser compartilhado com facilidade. O aplicativo é integrado a outros serviços da Microsoft, como o OneDrive e o OneNote.