3 aplicativos de celular que te ajudam em corridas e caminhadas

O sol nasce, outro dia começa e a rotina vai colocando de lado os planos que fazemos. Entre vários desses projetos pessoais, começar a fazer exercício físico está no topo da sua lista de tarefas? Será que precisamos de muito para começarmos a botar os músculos para funcionar?

Dentre todas as modalidades as caminhadas e corridas são as mais fáceis de começar a praticar e só é necessário um ambiente plano, para quem está começando, uma roupa adequada e calçados confortáveis. Mas você sabia que os smartphones têm ferramentas que podem elevar o status de suas caminhadas para outro nível e será possível medir seu rendimento conforme você vai realizando suas metas?

Aqui, vamos tratar de alguns aplicativos que podem te ajudar a transformar a preguiça em músculos:

RUNTASTIC

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.runtastic.android&referrer=adjust_reftag%3DcEobWssCTRqBb%26utm_source%3DRuntastic

IOS: https://itunes.apple.com/br/app/id336599882?mt=8&ign-mpt=uo%3D4

Windows: https://www.microsoft.com/pt-br/store/p/runtastic/9wzdncrfhznr

Fundada em 2009, na Áustria, a Runtastic é uma marca que já ultrapassou o simples modelo de aplicativo de monitoramento de caminhadas. Hoje a empresa já conta com outros produtos, como: relógios com GPS acoplado, monitor cardíaco, camisetas, luvas e alguns outros produtos que tem apoio do que foi conquistado pelo aplicativo.

O app tem o objetivo de ser um treinador pessoal e para isso coloca à disposição muitos recursos diferentes – controlar o tênis de corrida é um deles – com ele é possível saber o quanto você já se exercitou e o momento de aposentar o par de calçado. É possível receber incentivos em tempo real quando você compartilha sua localização. O Runtastic deixa acessível aos usuários Premium (R$ 14,99) um “treinador por voz” que fornece direcionamentos por áudio (Recurso em inglês).

RUNKEEPER

ANDROID: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.fitnesskeeper.runkeeper.pro&hl=pt_BR

IOS: https://itunes.apple.com/us/app/id300235330?mt=8

A empresa foi fundada em 2008 e de lá para cá já acumula mais de 45 milhões de usuários espalhados pelo mundo, correndo e se divertindo. Com o Runkeeper você monitora seu desemprenho, planeja metas e recebe notificações quando quebra suas próprias marcas.

No plano pago (U$ 9,99 mensais ou U$ 39,99 anual) algumas funcionalidades são adicionadas, como, planos de treino, comparação de performance com outros usuários, acompanhamento meteorológico.

ZOMBIES, RUN

ANDROID: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sixtostart.zombiesrunclient

IOS: https://itunes.apple.com/br/app/zombies-run!/id503519713?mt=8

Se você precisa de uma motivação para correr, a proposta desse aplicativo pode ser a forcinha que faltava para você começar a correr. O Zombies, Run é um jogo no qual você é um sobrevivente. O princípio é bem simples: você deve fugir e cumprir missões. O projeto que começou em 2011 no Kickstarter (site de financiamento coletivo) e foi um sucesso logo de cara. Em 2015 o aplicativo tornou-se gratuito para jogar, mas ainda existem versões pagas.

Todo o conteúdo está em inglês, mas se você souber só um pouco do idioma já pode se divertir enquanto se exercita. E não é porque trata-se de um jogo que não será possível acompanhar seu desempenho. Ao final da missão você pode ver o quanto e por ande correu, além de acompanhar o tempo dos percursos realizados.

O grande atrativo dos aplicativos de corrida e caminhada é a possibilidade de ver seu progresso, acompanhar sua evolução e planejar seus treinos – mesmo com zumbis na cola. Outro ganho é o fato de estimular nossa vontade para se manter sempre firme e forte em busca de um estilo de vida mais saudável. Pé na estrada!