15 dicas práticas para tirar boas fotos com o celular

Melhore a qualidade das capturas feitas com a câmera do seu smartphone

Você ama registrar momentos únicos, mas nem sempre fica satisfeito com o resultado das fotos? Pois saiba que com alguns truques simples é possível melhorar, e muito, a qualidade das fotos tiradas com o celular, sem precisar recorrer a uma câmera profissional e outros equipamentos. E não se preocupe, você não precisa ter o modelo mais novo do mercado para seguir essas orientações. Elas podem ser aplicadas em qualquer modelo de smartphone!

Quer saber como? Então continue lendo que nós preparamos 15 dicas incríveis para você elevar o nível das suas habilidades fotográficas.

Sempre limpe a lente antes de fotografar

Pode até parecer óbvio, mas a realidade é que a maioria das pessoas esquece de fazer a higienização da lente antes que começar a tirar as fotos. Como consequência, as imagens acabam ficando embaçadas, o que reduz a qualidade da captura. Afinal de contas, o celular passa a maior parte do tempo no bolso ou na bolsa, de um lado para o outro. Então é normal que a lente fique suja. Por isso, lembre sempre de limpá-la antes de fotografar, mesmo que ela pareça limpa. Dê preferência a lenços específicos para a limpeza de eletrônicos, ou escolha um tecido macio para não arranhar ou danificar o equipamento.

Encontre o lugar com a melhor fonte de luz 

Cada fotógrafo tem seus próprios truques para tirar a melhor foto possível, mas todos compartilham esta mesma premissa: quanto mais luz, mais qualidade a imagem terá. Por isso, analise o ambiente e encontre a melhor fonte de luz. Não necessariamente a iluminação precisa estar diretamente focada no objeto que você quer fotografar, mas é importante observar como ela se comporta.

Por exemplo, quanto mais luz ao redor do item fotografado, mais nítida será a foto. Já se a luz for direta, é mais difícil controlá-la e a imagem pode sair superexposta, ou seja, clara demais. Por outro lado, se a fotografia for feita contra a luz, a imagem sairá escura (subexposta). Essa dica vale tanto para a luz natural quanto para a artificial, mas, sempre que possível, dê preferência à natural.

Evite usar o flash

Nem sempre é possível encontrar uma fonte de luz, mas isso não quer dizer que usar o flash seja a melhor alternativa. Isso porque quando o ambiente está muito escuro, o flash atua como um objetivo invasivo, acentuando todos os contrastes da foto. Como consequência, você pode acabar com uma imagem com muitas sombras e áreas muito claras. Sempre que possível, espere para fotografar quando existir uma boa iluminação ou encontre um espaço onde as paredes sejam brancas, para ajudar a refletir a luz.

Use a regra dos terços

Uma das formas mais fáceis de melhorar o enquadramento de uma foto é ativar as linhas de grade da câmera do seu celular. Esse recurso faz com que a tela seja sobreposta por várias linhas inspiradas na “regra dos terços”, um princípio da fotografia que diz que toda foto deve ser dividida em terços horizontais e verticais, somando nove partes no total. 

Por essa regra, os pontos de interesse da foto, ou seja, aquilo que você quer destacar nela, devem ser encaixados ao longo dessas linhas para manter o equilíbrio da imagem e deixá-la mais simétrica. Para ativar a grande, é só ir nas configurações e selecionar a opção “grade” ou “linhas de grade”. Em alguns celulares, é possível ativá-la diretamente pelo aplicativo da câmera, já em outros você precisa recorrer às configurações gerais.

Lembre-se de ajustar o foco

Quantas vezes você já fotografou a cena perfeita e quando foi ver a foto ela saiu embaçada? Para evitar que isso aconteça, é preciso lembrar sempre de ajustar o foco. Basta clicar na tela em cima do objeto que você deseja focar e um quadrado aparecerá automaticamente na câmera. Certifique-se de que o quadrado está exatamente em cima do seu ponto focal e, caso a câmera não foque corretamente, continue fazendo o mesmo processo. Às vezes, é preciso tocar algumas vezes até o aparelho reconhecer a imagem.

Utilize o modo manual

O modo manual é o mais próximo que o seu smartphone chegará de uma câmera profissional. Isso porque, através dele, é possível controlar cada uma das etapas da captura, como o foco, a exposição, o ISO, a velocidade do obturador e outras configurações. Reserve um tempo para testar todos os ajustes até encontrar a composição que você mais gosta. Assim, quando o momento da foto chegar, você estará preparado para fazer o registro sem perder tempo!

Se possível, procure também se informar sobre qual função cada ferramenta desempenha na captura da imagem. Por exemplo, a exposição permite que você escolha a quantidade de luz que a câmera irá capturar, já quanto mais rápido for o obturador, mais fácil é fotografar imagens em movimentos, porém a iluminação será comprometida.

Evite usar o zoom do celular

Apelar para o zoom do seu smartphone é quase uma garantia de que a foto sairá ruim, pois ele compromete não só o foco, como também a nitidez da imagem. Muitas vezes, isso não é perceptível na tela do celular, mas ficará evidente em telas maiores, como a de um computador, por exemplo. Por isso, ao invés de usar o zoom, tente se aproximar do objeto fotografado. Caso não seja possível, use apenas um pouco do zoom, mas não tente capturar detalhes de longe.

Segure o celular com as duas mãos

Quando você segura o celular com apenas uma mão, o risco da foto sair tremida é grande, pois você perde estabilidade. Por isso, sempre segure o celular com as duas mãos de forma firme. Uma boa técnica é apoiar os polegares na base do celular, os indicadores nas laterais e os outros dedos na parte traseira. Assim, além de garantir que a foto saia nítida, você ainda evita quedas. Essa dica também é essencial para que você consiga enquadrar as fotos na regra dos terços.

Escolha um assunto para focar

As melhores fotos costumam ter um elemento em destaque. Por isso, escolha um ponto da imagem para focar e pense em como você pode fazê-lo se destacar ainda mais. Pode ser fotografando-o em um cenário neutro ou usando a regra dos terços. Nesse caso, você deve reservar dois terços da foto para espaço negativo, o que ajuda o seu elemento a ter ainda mais destaque na composição geral da imagem. Não sabe o que é espaço negativo? É só ler a próxima dica!

Preste atenção ao espaço negativo

Espaço negativo é, simplesmente, a área ao redor daquilo que você escolheu como assunto principal da sua foto. Pode ser o céu aberto, uma parede grande ou a paisagem de fundo. Mas, apesar de ter “negativo” no nome, a técnica é muito positiva para a sua foto. Isso porque ela ajuda a destacar ainda mais o objeto fotografado, atraindo a atenção do espectador. Por isso, antes de fechar muito o ângulo da foto, olhe ao redor e entenda como o ambiente pode ajudar a compor a imagem.

Experimente novos ângulos

Assim como na vida, a fotografia também se beneficia de uma mudança de perspectiva! Brincar com ângulos inesperados pode fazer com que a sua foto se diferencie das outras, tornando-a ainda mais memorável. Isso é particularmente importante quando falamos de capturas feitas com o celular, já que a maioria das pessoas tende a segurar o aparelho na altura dos olhos. Apontar o celular para cima, ou capturar o momento em um ângulo mais baixo, pode fazer a diferença entre uma foto boa e uma ótima!

Use as linhas a seu favor

Lembra da regra dos terços que nós falamos lá em cima? Ela também pode ser encontrada na vida real! Muitas vezes, quando vamos tirar uma foto, existe uma linha que chama a atenção. Elas são chamadas de linhas principais e são naturalmente tão simétricas que podem ser usadas como guia para o restante da imagem. Por exemplo, escadas, trilhos de trem, estradas e fachadas de edifícios possuem estruturas retas e alinhadas que ajudam a criar a sensação de profundidade. O resultado são fotos que parecem milimetricamente planejadas, mas com a metade do esforço necessário.

Não esqueça de capturar os detalhes

Às vezes, são as pequenas coisas que fazem uma imagem ser lembrada. Por isso, experimente fechar o ângulo da foto e focar nos detalhes para criar algo que atraia a atenção. Procure por texturas ou padrões que se destacam no ambiente e use o modo manual do seu smartphone para aumentar a nitidez e o foco para o limite máximo. Caso você deseje, também é possível comprar lentes macro avulsas para celular e acoplá-las na câmera para capturar os detalhes com ainda mais precisão.

Aprenda a usar o temporizador e o tripé

Se você sempre acaba se cortando da própria foto ao tirar uma selfie, ou fica com vergonha de pedir para desconhecidos tirarem a sua foto, essa dica é essencial! Combinar o temporizador do celular com o tripé permite que você defina uma contagem regressiva antes de tirar a foto, além de manter a estabilidade do celular para que a captura saia o mais nítida possível. Assim, ninguém fica de fora da imagem e você consegue uma fotografia que parece ter sido tirada por um profissional.

Faça os ajustes necessários

Mesmo seguindo todas as dicas, nem todas as fotos sairão com qualidade máxima. Mas a boa notícia é que sempre é possível fazer pequenos ajustes na etapa da edição. O próprio celular disponibiliza diversas opções de ferramentas para regular o brilho, o contraste, a saturação e outras variáveis da foto, sem que você precise baixar um aplicativo extra para isso. Para editar como um fotógrafo profissional, evite aplicar filtros e não tente deixar a imagem perfeita. Foque apenas no que de fato precisa ser ajustado para não perder a alma da foto.

Agora que você já conhece as vantagens, que tal fazer um seguro para o seu celular?
Faça uma cotação »