Guia completo sobre seguro para equipamentos portáteis

Seguro equipamentos portáteis

Smartphones, notebooks, tablets, câmeras e uma série de outros utensílios tecnológicos fazem parte da rotina profissional de muitas pessoas. Estamos conectados o tempo todo, e mesmo o nosso trabalho já pode ser inteiramente realizado a partir de dispositivos móveis, todos com um valor bastante elevado. Com isso, surge uma questão importante: será que é o caso de optar por um seguro para equipamentos portáteis?

Há alguns anos, quando o nosso item eletrônico mais valioso era apenas o celular, talvez não houvesse tanta relevância para contratar um seguro. Hoje, no entanto, andamos com frequência dentro de nossas pastas e mochilas com um agregado de ativos móveis que podem somar um valor considerável.

Quando ocorre o extravio, um acidente pessoal ou algum dano a esses itens, de qualquer natureza, a dor de cabeça para recuperar e readquirir tudo pode ser bem grande. É por isso que o seguro para equipamentos portáteis vem se tornando uma opção interessante os olhos de quem busca mais tranquilidade ao transitar com seus eletrônicos.

Quer saber mais sobre o assunto e entender se esse tipo de seguro é mesmo para você? Então, continue com a gente e aproveite a leitura!

O que é o seguro de equipamentos portáteis?

Esse é um seguro exclusivamente voltado para a proteção de itens eletrônicos que costumam fazer parte do dia a dia pessoal e profissional da maioria das pessoas. Nessa lista, entram utensílios como smartphones, tablets, câmeras fotográficas profissionais, câmeras filmadoras, notebooks, drones de alta performance e assim por diante.

Ele protege o dono contra eventuais danos físicos repentinos que possam acontecer ao produto. Certamente, eles resultariam em uma perda expressiva de dinheiro, além de inviabilizar as atividades pessoais e profissionais diárias que dependem dele. Para isso, o cliente recebe uma indenização ou a reposição do item danificado, conforme acordado no contrato do serviço.

Para isso, existem diversas opções de coberturas, que podem abranger desde os sinistros mais simples até aqueles que envolvem situações específicas, como os danos causados em equipamentos alugados. Conversando com a seguradora, você poderá entender qual é a melhor cobertura e os melhores adicionais para o seu caso específico.

Agora chegou a hora de entender melhor como funciona esse tipo de seguro e quais são as situações que ele cobre.

Como funciona esse tipo de seguro?

Você vai precisar checar em cada caso qual é a cobertura que as seguradoras estão oferecendo para os seus equipamentos. Geralmente, elas incluem os itens que você verá a seguir.

Subtração de bem

Inclusa na cobertura básica de um seguro para equipamentos portáteis. Assim, o dono do aparelho tem direito à reposição do item pela seguradora ou à indenização relativa ao valor pago por ele.

A proteção por subtração inclui aquelas situações em que o aparelho é levado sob ameaça direta do ladrão ao dono ou em casos de arrombamento (exceto se o aparelho for deixado em um veículo).

Danos elétricos

Os eletrônicos apresentam um risco que muitos outros itens não correm: o de sofrer panes e danos elétricos. Na verdade, eles podem ser bem mais comuns do que você imagina, resultando em prejuízos bastante inconvenientes, como o comprometimento da recarga dos aparelhos.

Nesses casos, uma cobertura adicional pode servir tanto para fins de manutenção e de assistência do aparelho quanto para a sua substituição, dependendo da extensão do problema.

Danos por água ou por líquidos

Quase todo mundo já teve alguma experiência de derramar líquido no computador e no celular, certo? Ninguém está imune a esses acidentes. Por isso, outra opção vantajosa para o seguro é o adicional por danos provocados pela água ou por líquidos. Tratando-se de eletrônicos, essa cobertura pode livrar você de prejuízos significativos.

Mesmo para aqueles que se consideram extremamente cuidadosos, esse adendo pode ser muito útil dentro do seguro para equipamentos portáteis visando evitar danos acidentais ou involuntários, como pegar uma chuva torrencial.

Danos físicos

A cobertura adicional para danos físicos é uma das mais interessantes no seguro para equipamentos portáteis. Ela protege contra diferentes tipos de danos, que podem ir desde a queda de raios até uma tentativa de roubo não concretizada, por exemplo.

Se você sofrer um acidente de carro, e o seu celular estragar com o impacto, a cobertura do seguro provavelmente indenizará você pelo aparelho. Isso também vale em casos de incêndio, nos quais pode ser muito útil ter um seguro para não perder tudo. Inclusive, busque saber mais sobre os benefícios do seguro de vida, que pode ajudar muito nessas horas.

Perda ou pagamento de aluguel

Se você trabalha com equipamentos profissionais e precisa alugar alguns itens para desempenhar suas funções, a cobertura por perda ou pagamento de aluguel pode fazer a diferença. Se você alugou um equipamento e tem um documento que comprove isso, caso ocorra algum sinistro, é só acionar o seguro.

A responsabilidade pelo risco e pela indenização do aluguel é da seguradora. Se for preciso, ela arcará com os custos que seriam seus, seja no reembolso do aparelho, seja na assistência técnica, por exemplo.

Acessórios e lentes

Assim como as câmeras fotográficas e as filmadoras, os acessórios e as lentes desses equipamentos também costumam custar bem caro. Se algum sinistro ocorrer com eles, então, pode se tornar difícil adquirir tudo de novo de uma vez só.

Por isso, para evitar esse tipo de situação caso ocorram acidentes, é importante optar por uma cobertura adicional de acessórios e de lentes no seguro para equipamentos portáteis. Ela indeniza até mesmo aqueles itens que não foram comprados junto à câmera, ou seja, os que você adquiriu separadamente.

Nesses casos, em razão da alta tecnologia dos itens e como os equipamentos custam caro, o seguro cobre todos os danos causados. Isso significa que, em todos os casos, ele restitui o item ou indeniza pela assistência técnica necessária para fazer com que ele volte a funcionar.

É claro que, quanto maior o valor investido no eletrônico, maior será o custo do seguro. Mas, ainda assim, a opção é bem mais vantajosa do que ficar sem o equipamento ou ter que comprar tudo de novo, não é mesmo?

A empresa também pode impor algumas restrições, que são válidas para ela garantir que o seguro seja vantajoso para ambos. Geralmente, informações como a data de fabricação e o tempo de uso do item pesam muito.

Quais equipamentos podem ser assegurados?

Como você pode imaginar, nem todos os bens estão cobertos por esse tipo de seguro. Apesar de ser um serviço extremamente útil, ele não aceita qualquer equipamento, afinal, a seguradora precisa entender que o negócio também é vantajoso para ela.

Para isso, são analisados os riscos do aparelho. Se um modelo ou marca não estiverem mais em circulação no mercado, ou forem muito difíceis de receberem assistência técnica, entre outras razões, a empresa pode negar o seguro.

Confira a seguir os principais itens que podem receber o seguro para equipamentos portáteis.

Celular

Quem, hoje em dia, não possui um celular, não é mesmo? Em muitos casos, as pessoas têm até dois, um pessoal e um profissional. Cada vez mais populares e cheios de recursos, o valor desses aparelhos vem alcançando patamares mais elevados. Também, não é para menos, já que eles reúnem os recursos mais importantes que alguém pode precisar no dia a dia em um único aparelho.

No entanto, o celular também é um dos itens mais fáceis de sofrer danos de qualquer natureza. Por essa razão, contratar um seguro para ele pode ser uma ótima forma de atribuir mais tranquilidade para o seu dia a dia, já que se o celular estragar ou for furtado, por exemplo, a seguradora indeniza o aparelho.

Câmeras fotográficas e filmadoras

Não importa se a fotografia é um hobby na sua vida ou se é a sua atividade profissional; se você gosta de fazer vídeos por diversão ou se é um videomaker… Se você investe em um equipamento melhor, com certeza não quer correr o risco de perdê-lo acidentalmente, não é mesmo?

O seguro para equipamentos portáteis é importantíssimo nesse caso, já que ele pode cobrir desde danos físicos que possam ocorrer com os eletrônicos, até aqueles problemas elétricos nas câmeras fotográficas e filmadoras. Além disso, em uma apólice única, o contrato ainda inclui roubo e furto, caso você seja vítima de algum infortúnio.

Notebooks e tablets

Notebooks e tablets são dois itens indispensáveis para quem também trabalha fora da infraestrutura da empresa. Eles são companheiros fiéis de quem faz muitas viagens de negócios e também daqueles profissionais autônomos, que podem se sentar em qualquer café e completar sua lista de tarefas.

Porém, mesmo aquelas pessoas mais cuidadosas podem acabar se distraindo e danificando esses instrumentos de trabalho, ou ainda sofrer algum roubo. Em ambos os casos, para evitar gastos não planejados, é importante ter a opção de acionar o seguro para cobrir o reparo dos aparelhos, indenizar sua perda ou repor o equipamento.

Smartwatch

Os relógios inteligentes são outro acessório que vem ganhando popularidade entre as pessoas. Com acesso rápido e fácil a vários aplicativos, além de outras funcionalidades atrativas, ele é um complemento importante na rotina. Ele aumenta a produtividade das pessoas e contribui para o monitoramento de diversos aspectos do seu dia.

Alguns modelos de certas marcas podem custar bem caro, fazendo com que este se torne um item passível de receber o seguro para equipamentos portáteis. Além de garantir a proteção contra os danos, esse serviço ainda pode fazer com que você se sinta mais seguro ao utilizá-lo por aí.

Da mesma maneira, existem itens que não podem ser inclusos na cobertura. Os softwares e os dados armazenados nos equipamentos são um exemplo disso. CDs, DVDs e SIMs também não. Outro detalhe importante é que a maior parte das seguradoras não seguram equipamentos com mais de quatro anos.

Em que situações vale a pena contratar o seguro?

O seguro para equipamentos portáteis pode ser útil em diversas situações, inclusive para quem trabalha transportando todos os dias dispositivos eletrônicos a todo lado. No entanto, ele é especialmente valioso naqueles casos em que você viaja bastante, seja a trabalho, seja a lazer.

Não importa se você pretende fazer um mochilão, com trabalho remoto e uma série de eletrônicos para registrar a aventura. Ou ainda se você simplesmente vai abraçar aquela proposta da empresa de trabalhar pelo próximo ano em outra cidade, tendo que levar todos os seus equipamentos portáteis junto.

Nos casos em que você precisa ficar indo e vindo com smartphones, tablets, computadores, equipamentos gamer, câmeras profissionais e drones de ponta, por exemplo, é melhor garantir a segurança deles. Se a sua atividade apresenta um risco ainda maior, seja de acidentes com os itens, seja de roubo, mais um motivo para segurá-los.

Para quem o seguro é recomendado?

Hoje, basicamente todo mundo possui pelo menos um smartphone. Além dele, muitas pessoas trabalham de forma direta com notebooks e tablets. Se você faz um estilo um pouco mais conectado, é provável que use um smartwatch. Somados, todos esses itens já podem ser considerados de alto valor.

Ainda assim, existem aqueles profissionais que trabalham com equipamentos um pouco mais caros, como é o caso dos fotógrafos profissionais e dos videomakers. Para essas pessoas, um dano nos seus apetrechos de trabalho pode custar não só o item em si, mas o seu desempenho e produtividade.

Nesses casos, o seguro para equipamentos portáteis é ainda mais relevante. Com ele, por mais que haja algum sinistro, a seguradora agilizará o conserto ou a reposição do material, para que o fluxo de trabalho não pare ou, pelo menos, demore o mínimo possível para voltar ao normal.

É claro que a questão financeira também pesa muito. Você já imaginou se a sua casa ou escritório é incendiado com todos os seus eletrônicos dentro? Além de todo o transtorno com o local, você ainda precisaria repor esses itens, o que certamente pesaria bastante no orçamento.

Quais são as principais vantagens de assegurar seus equipamentos?

Sabemos que seu carro e sua casa são itens de extrema importância, até porque, eles somam uma boa quantia para que você perca tudo em um roubo ou acidente, por exemplo. Mas, na verdade, não são apenas eles que atribuem valor material à sua vida.

Seus eletrônicos, além de caros, também têm uma grande utilidade, seja na sua vida profissional, seja na vida pessoal. Se você vai investir seu dinheiro para adquirir um bom smartphone, por que correr o risco de perdê-lo, com todas as informações contidas nele, em um acidente doméstico, por exemplo?

A verdade é que esses itens guardam informações importantes sobre você e talvez até sobre a sua família e empresa. Isso sem mencionar aqueles profissionais que possuem equipamentos de alto valor, como você já viu. O seguro para equipamentos portáteis serve justamente para mitigar os danos de perder seus bens, indenizando você pelos danos sofridos, incluindo roubos e perdas.

Como contratar um seguro de equipamentos portáteis?

Contratar um seguro para equipamentos portáteis não é algo a ser feito com pressa. Isso porque a seguradora vai precisar avaliar a sua situação para indicar qual é o melhor serviço para a proteção dos seus aparelhos, de acordo com as atividades que você realiza e as circunstâncias às quais se expõe.

Para isso, impreterivelmente, você precisará fornecer dados dos itens, que incluem:

  • a marca;
  • o modelo;
  • o número de série;
  • o valor pago pelo equipamento;
  • a data de aquisição que consta na nota fiscal;
  • a cópia da nota fiscal.

Se o seu equipamento for importado, ainda será necessário apresentar o Invoice (documento fiscal do país de onde ele veio) e o Guia do importador.

O que deve ser considerado ao escolher a seguradora?

A melhor seguradora é aquela que consegue atender à sua demanda. Por isso, não existem muitos mistérios na hora da escolha. Você precisará de algum tempo para conversar com diferentes empresas e entender o custo-benefício ofertado por cada uma delas.

Se você procurar apenas pelo melhor preço, pode encontrar um seguro que não cobre todas as suas necessidades. Por outro lado, se pensar apenas nos benefícios extras do seguro para equipamentos portáteis, pode acabar pagando um valor bem alto por ele.

Outro cuidado interessante é checar se a seguradora aceita os seus aparelhos. Muitas delas não trabalham com dispositivos com mais de um ou dois anos de uso. Dessa maneira, você pode encontrar problemas na hora de contratar o serviço.

Fique atento ainda ao período de carência a ser cumprido após a contratação do seguro para equipamentos portáteis. Algumas seguradoras apresentam um prazo de carência inicial de cerca de 30 dias até que o cliente possa solicitar a apólice.

Por isso, não deixe de conversar com a seguradora, tirar todas as suas dúvidas e estudar as alternativas adicionais que você pode utilizar para complementar a sua cobertura. Além disso, se for possível, entre em contato com pessoas que já contrataram os serviços da empresa, descobrindo se é fácil acionar o seguro em caso de sinistros, qual é o tempo de resposta e assim por diante.

Como é o seguro de equipamentos portáteis da Porto Seguro?

A Porto Seguro oferece cobertura para diversos tipos de equipamentos portáteis, com condições realmente atrativas. Confira abaixo os principais itens e as suas condições:

  • notebooks — cobertura de aparelhos com até 4 anos de uso, contra danos físicos, elétricos, por água ou líquidos, subtração do bem e garantia internacional;
  • câmeras fotográficas — seguro para itens com até 5 anos de uso, contra danos físicos, elétricos, por água ou líquidos, subtração do bem e garantia internacional, perda ou pagamento de aluguel;
  • filmadoras — válido também para acessórios com até 5 anos de uso, contra os mesmos danos das câmeras fotográficas;
  • smartwatch — cobertura de itens com até 1 ano de uso e valor mínimo de R$ 500,00, contra danos físicos, elétricos, por água ou líquidos, subtração do bem e garantia internacional;
  • smartphones — válido a partir de alguns modelos específicos, contra danos físicos, elétricos, por água ou líquidos, subtração do bem e garantia internacional;
  • tablets — seguro para aparelhos com até 4 anos de uso, contra danos físicos, elétricos, por água ou líquidos, subtração do bem e garantia internacional.

Os riscos excluídos pela seguradora são:

  • extravio de itens;
  • desaparecimento inexplicável de equipamentos;
  • furto simples;
  • extorsão, furto qualificado e roubo contra o patrimônio do segurado por prepostos;
  • estragos causados pela insuficiência de demanda de energia elétrica no local em que os itens forem utilizados;
  • negligência dos aparelhos segurados;
  • sobrecarga de uso de acordo com a capacidade do aparelho;
  • mau uso ou uso em condições impróprias dos eletrônicos.

Entre as vantagens oferecidas pela Porto Seguro, está o acesso a um Help Desk exclusivo, que ajuda a resolver problemas com o seu computador, notebook, tablet, TV, celular ou videogame. Você conta com uma assistência prestada por telefone que cobre todo o Brasil.

Como você viu ao longo deste material, a contratação de um seguro para equipamentos portáteis é muito vantajosa para aumentar a sua tranquilidade ao utilizar os eletrônicos no dia a dia. Para isso, você observou quais itens podem ser segurados e que tipo de sinistro as seguradoras costumam cobrir.

Para fazer uma boa escolha, é importante considerar quanto pesaria no seu orçamento ter que repor um ou mais equipamentos em diversos casos. Por exemplo, se você derramar um copo d’água no seu notebook, ou se um acidente de carro arremessar sua bolsa de eletrônicos para fora do carro. O impacto financeiro em ambos os casos é bem diferente. Você estaria preparado para arcar com isso?

Quando o valor dos seus itens é relativamente alto, e os riscos aos quais você se expõe também são, o melhor que você pode fazer é mesmo buscar uma forma de garantir que não vá perder os seus investimentos. Dessa forma, é necessário buscar pelo melhor conjunto de preços e de benefícios de acordo com o seu caso junto à seguradora.

Se você quer conhecer melhor as vantagens ofertadas pela Porto Seguro, conheça o nosso seguro para equipamentos portáteis. Converse com a gente e tire todas as suas dúvidas sobre esse serviço para garantir tranquilidade no seu dia a dia!