Acidente de bike: o que fazer?

acidente de bike

Quando você anda sobre duas rodas, as chances de acontecer uma queda são bastante altas, e podem ser ocasionadas por diversos motivos. Alta velocidade, areia no chão, obstáculo inesperado, tudo isso pode levar a um acidente de bike, e a gravidade pode demandar cuidados médicos.

Mas nem sempre o atendimento especializado virá tão rápido quanto o esperado. Nesse caso, o próprio ciclista e pessoas que passam pelo lugar da queda podem prestar os primeiros socorros para amenizar os efeitos do acidente, com a devida cautela para que não cause o efeito contrário.

Quer saber mais sobre como proceder quando estiver envolvido ou presenciar um acidente de bike? Selecionamos as principais dicas para que você possa agir da maneira adequada nessa situação. Confira!

Mantenha a calma

Emoções exacerbadas, seja por parte de quem se acidentou, seja por parte de quem busca prestar o primeiro socorro, não costuma ajudar de fato. Por maior que seja a gravidade do acidente, mantenha a sua cabeça no lugar, respire e veja o que está ao seu alcance para efetivamente contribuir com a redução dos danos.

Se você não for a vítima do acidente, esteja tranquilo o suficiente para fazer uma boa avaliação do estado do ciclista. Isso é, verifique quais partes do corpo sofreram escoriações, se houve algum choque físico na cabeça ou se há algum osso fraturado. Mas evite tocar ou causar movimentação excessiva na vítima caso se verifique uma fratura. O ideal é que, do acidente ao socorro, ela fique imóvel.

Com essas informações, caso você precise avisar algum familiar da vítima, sua calma e plena ciência sobre os danos causados pelo acidente ajudarão a evitar que essa pessoa entre em pânico ao saber que seu ente se machucou. Dessa forma, a comunicação entre vocês será mais efetiva, e ambos se ajudarão na troca de informações.

Sinalize a via

A sinalização da via serve para evitar um novo acidente e também para reorganizar o trânsito na região. Preocupe-se com a primeira parte, em especial, pois a reorganização do tráfego será feita com maior eficiência por agentes de trânsito que, em algum momento, chegarão ao local.

Como mencionado, em caso de fratura, o correto é não mover o acidentado do local até que o socorro especializado chegue. Pode ser que ele esteja deitado no asfalto quente e exposto ao sol, o que não é um cenário desejável. Nesse caso, o melhor que você pode fazer é arrumar um guarda-sol ou outro tipo de proteção em algum comércio local para ampará-lo enquanto aguardam a ambulância.

Por serem itens que podem ser vistos à distância, também contribuirão com a sinalização da via, pois os motoristas verão que há alguém na pista e, dessa forma, diminuirão a velocidade e poderão desviar do local do acidente sem maiores transtornos.

Garanta a segurança do acidentado

As dicas anteriores colaboram com a manutenção da segurança da vítima, mas você pode fazer mais coisas com essa finalidade. Além de sinalizar a via e evitar um novo acidente, fique atento aos pertences do acidentado, para que não sejam furtados ou roubados.

Isso vale para a própria bicicleta e também para outros itens e equipamentos, como carteira, capacete, celular e, eventualmente, a câmera utilizada para filmar o trajeto.

Não são apenas os bens da vítima que você estará protegendo, mas também, itens essenciais ao próprio socorro, como a possibilidade de contato com pessoas próximas, identidade da vítima e uma possível carteira de plano de saúde. Esses registros ajudarão a identificar a causa do acidente e a oportuna responsabilização do causador.

Ou seja, além de garantir a integridade física da vítima, você também deve priorizar a segurança dos pertences dela. Eles poderão ser úteis em outros momentos do resgate e até futuramente, em uma eventual demanda judicial contra um possível causador do acidente.

Essa responsabilização poderá ser criminal, caso evidencie a imprudência ou embriaguez do causador, e também de natureza cível, caso seja possível exigir alguma indenização pelos danos físicos e patrimoniais sofridos.

Verifique se a pessoa está consciente

Além dos possíveis traumas, escoriações e fraturas, confirme se a pessoa está consciente. Se estiver, ela poderá prestar informações relevantes para você e também para a equipe que prestará o socorro médico. Caso não esteja, busque informações sobre ela em seus pertences e se, possível, entre em contato com familiares.

A ajuda da família, caso a vítima esteja inconsciente, poderá apontar para qual hospital ela poderá ir se tiver plano de saúde e também prestará informações sobre eventuais tratamentos contínuos que ela faça, doenças preexistentes e alergias do acidentado. Tudo isso ajudará a equipe médica a elaborar o melhor protocolo para o resgate e cuidados clínicos.

Acione a polícia militar

A polícia militar fará o registro da ocorrência e ajudará a mobilizar a equipe de resgate para que seja feito o mais rapidamente possível. Além disso, conta com treinamentos de primeiros socorros que podem ser úteis no atendimento ao acidentado.

Com o poder de polícia a ela conferido, também haverá inquestionável legitimidade sobre as intervenções feitas no trânsito da região, bem como pessoal suficiente para garantir a segurança da via e a atenção à vítima. Contar apenas com os curiosos não é uma boa opção e, muitas vezes, a multidão formada mais atrapalha do que ajuda.

É válido ressaltar que a ordem das ações não é rígida, no sentido de que desde o primeiro momento você deverá acionar a polícia militar e/ou o resgate. Também deve ter em mente que, com a devida calma, ordenará as prioridades no socorro à vítima. Caso a maior ameaça seja a segurança em razão do tráfego no local, a sinalização da via deverá ser a sua prioridade.

Se você costuma usar esse transporte de forma rotineira, como para chegar em segurança no trabalho, um seguro de Bike com a cobertura adicional de acidentes pessoais é uma contratação que fará toda a diferença se sofrer um acidente de bike.Não se esqueça de ter todas as informações que viu aqui para saber o que fazer nessa situação.

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite e entre em contato conosco para que possamos ajudar você!