São Paulo: 6 curiosidades sobre a cidade mais populosa do Brasil

No dia 25/01/22, a maior metrópole da América Latina completa 468 anos

Fundada em 1554, São Paulo cresceu e se tornou o centro financeiro do país e uma das cidades mais procuradas pelos turistas brasileiros e estrangeiros. O grande número de imigrantes tornou São Paulo uma metrópole com influências culturais do mundo todo. 

A cidade mais populosa e frenética do Brasil é recheada de curiosidades e vamos compartilhar algumas com vocês neste artigo. Vamos lá conhecer melhor sobre a capital paulista?

São Paulo tem a maior colônia japonesa fora do Japão 

Entre seus mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo tem por volta de 293 mil imigrantes, de acordo com a Polícia Federal. Entre eles estão portugueses, italianos, japoneses, coreanos e libaneses.

Alguns bairros, por exemplo, têm sua história diretamente marcada pela presença de imigrantes: o Brás, a Mooca e o Belenzinho têm forte presença de italianos; os judeus estão majoritariamente no bairro de Higienópolis; e os japoneses se concentram na Liberdade, sediando a maior colônia japonesa do mundo fora do Japão.

SP: o Estado com o maior número de restaurantes

De acordo com o site da prefeitura de São Paulo, a capital paulista conta com cerca de 6% da população trabalhando com serviços de alimentação e tem mais de 23 mil restaurantes com culinária de diversos países do mundo. O Estado de São Paulo é considerado o maior em quantidade de estabelecimentos do Brasil, com mais de 75 mil restaurantes.

Paulistanos consomem mais de 700 pizzas por minuto

São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo, ficando atrás somente de Nova Iorque. Os paulistanos consomem mais de 700 pizzas por minuto, segundo dados do São Paulo Convention & Visitors Bureau

São Paulo: uma cidade de grandes eventos

Antes da pandemia de Covid-19, a cidade era conhecida por seus eventos e festivais, como a Virada Cultural, com participação de mais de 1,5 milhão de pessoas por ano. 

Outro evento é a Parada do Orgulho LGBTQ, que já recebeu mais de três milhões de pessoas nas últimas edições, chegando a ser a maior do mundo, com público de quatro milhões. Muita gente, né? 

Além da famosa Virada Cultural, que inclui diversas atrações em vários polos da terra da garoa, o festival Lollapalooza, o Réveillon na Paulista e o Coala Festival fazem o maior sucesso.

A capital mundial dos helicópteros

No mundo existem mais de 50 mil helicópteros utilizados para fins civis e militares. No total, o Brasil conta com uma frota de mais de 2 mil helicópteros, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Segundo levantamento pela Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero (Abraphe), a região metropolitana e cidades vizinhas à capital hospedam a maior frota de helicópteros em operação no mundo, com 411 aeronaves registradas e cerca de 2.200 pousos e decolagens diários.

Também de acordo com a Abraphe, São Paulo possui a maior frota do transporte no mundo inteiro. Para você ter noção, a cada 45 segundos um helicóptero pousa em São Paulo. 

O movimento é tão intenso que a Força Aérea criou um sistema inédito para garantir a segurança desses tráfegos. Atualmente, a capital paulista é a única cidade do mundo que possui um controle de tráfego aéreo exclusivo para helicópteros. Depois de São Paulo, estão Nova York e Tókio. 

Aldeias indígenas na metrópole

Você sabia que pelo menos três aldeias indígenas resistem à selva de pedras? Uma tribo Guarani fica no Pico do Jaraguá, na Zona Oeste da capital e as outras duas, a Tenondé Porã e a Krukutu, residem em uma reserva no distrito de Parelheiros, extremo sul de São Paulo.

E, dentre tantas curiosidades, a Porto Seguro também tem as suas. Muitas delas relacionadas diretamente à capital paulista. Vamos conhecer algumas delas, através de uma linha do tempo?

A Porto Seguro iniciou suas atividades em 1945, com apenas 50 funcionários. Atualmente, o Grupo é composto por 27 empresas, quase 14 mil funcionários e é reconhecida como uma das maiores seguradoras do País, por sua atuação nos segmentos de Seguro Auto e Residência. 

Agora, faremos um trajeto sobre os bairros em que a empresa já passou. É claro que muito mais aconteceu entre os anos que não estão mencionados abaixo, mas como é muito tempo de história, escolhemos aqueles em que houve mudança de sede ou abertura de novas unidades, para você entender um pouco dos espaços ocupados pela empresa na cidade de São Paulo.  

1958
O Grupo Segurador Porto Seguro adquire a companhia Renascença de Seguros e a empresa se muda para a sede da Renascença.

1968

Transferência da sede para o edifício Numa de Oliveira, localizado na Avenida Paulista, 1.009. Para o local, recém-construído, mudaram-se quase todos os 150 funcionários que compunham o Grupo na época.

1974

Início da construção da nova sede da empresa, em um terreno situado na Avenida Rio Branco, no bairro Campos Elíseos.

Passam a fazer parte do Grupo as oficinas: Repar, Sevepe, Guaporé e a concessionária General Motors, todas no mesmo bairro.

1976

Abertura da empresa Porto Seguro Consórcio, iniciando as atividades com a venda de consórcio de automóvel.

Em 15 de novembro, ocorre a mudança da Matriz para a nova sede própria, na Avenida Rio Branco, 1.489. O espaço abrigava os 263 funcionários, que ocupavam oito dos treze andares do novo prédio.

1982

Lançamento do primeiro dispositivo antifurto, chamado internamente como DAF.

Realização da I Bienal Porto Seguro de Arte Infantil, que recebeu mais de 3 mil trabalhos, de 60 escolas.

Na festa de confraternização, os funcionários participam de um coquetel no andar térreo do Edifício Abrahão Garfinkel e assistem à apresentação de um espetáculo, organizado pelos próprios colegas. Era o início do Grupo de Teatro Porto Seguro.

1991

Início do movimento de cunho social “Quem ama não suja”, voltado para a limpeza das ruas de São Paulo.

2005

Inauguração da Casa Campos Elíseos Melhor, um espaço destinado à geração de renda e educação para a comunidade do bairro Campos Elíseos.

Comemoração do 60º aniversário da Porto Seguro, no dia 27 de agosto.

2007

Início do Programa de Coleta Seletiva Porto Seguro nos prédios da Matriz e Sucursais da Grande São Paulo. Nos 35 Centros Automotivos Porto Seguro da Grande São Paulo, iniciou-se a coleta das sucatas automotivas. 

2009

Lançamento do Porto Vias, portal para auxiliar motoristas das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, clientes e não clientes, a encontrarem os melhores caminhos para os trajetos do seu dia a dia. 

2011

Início das obras do edifício Barão de Piracicaba, atual sede da Porto Seguro.

2013 

Criação da Associação Campos Elíseos+gentil, uma iniciativa do Instituto Porto Seguro, com o objetivo de desenvolver atividades e projetos de sm cultural, educacional, social e ambiental no bairro dos Campos Elíseos, em São Paulo/SP, onde se localiza a sede da Porto Seguro.

Inauguração da atual sede da Porto Seguro, localizada na Alameda Barão de Piracicaba, região dos Campos Elíseos, em São Paulo/SP. Mais tarde, em 2015, o edifício recebe o nome de Rosa Garfinkel – presidente de honra e esposa de Abrahão Garfinkel, fundador da Porto Seguro. 

2015

Inauguração do Teatro Porto Seguro, na Alameda Barão de Piracicaba, 740, com show do músico Ney Matogrosso. 

2016 

Inauguração do Espaço Cultural Porto Seguro, integrando o complexo Cultural, juntamente com o Teatro Porto Seguro. 

2018 

Inauguração do prédio da Central de Atendimento, na Barra Funda.

2020

Porto Seguro começa a operar em São Paulo o 1º e único guincho no Brasil, totalmente movido à energia elétrica que emite 96% menos gases de efeito estufa.

E assim desejamos um feliz aniversário à cidade de São Paulo, presente em tantos anos de história da nossa Porto Seguro.  E você? Também tem uma história com a maior metrópole da América Latina?