Saiba como proteger sua família de doenças no inverno

A queda de temperatura, a baixa umidade do ar e a concentração de poluentes são fatores que favorecem a aparição de doenças no inverno. Entretanto, com alguns cuidados, é possível deixar toda a família livre de problemas e incômodos.

Para prevenir gripes, faringites, resfriados e até pneumonias, basta adotar algumas medidas simples no dia a dia, como abrir as janelas para arejar a casa. Isso ocorre porque a falta de ventilação favorece a proliferação de doenças.

Se você quer conhecer essa e outras dicas para se prevenir, está no lugar certo! Confira o nosso post e veja como ter qualidade de vida (e saúde) na estação mais fria do ano!

Fique de olho na alimentação para se prevenir de doenças no inverno

Para ficarmos livres de doenças, obviamente precisamos nos alimentar bem durante todo o ano. No inverno, contudo, o cuidado deve ser redobrado.

Para ficar longe de problemas comuns do inverno, o nosso sistema imunológico deve estar em dia. Por isso, invista em uma alimentação balanceada, rica em verduras, frutas, legumes e muita vitamina C (que ajuda a combater gripes e resfriados).

Veja alguns exemplos de alimentos que contêm o nutriente:

  • laranja;
  • limão;
  • morango;
  • acerola;
  • mamão;
  • goiaba;
  • melão;
  • manga;
  • kiwi;
  • brócolis;
  • pimentão amarelo.

Vale lembrar que é muito importante consumir bastante água — mesmo que você não esteja com sede. Como suamos pouco ao longo do dia, um dos nossos principais erros é esquecer de ingerir líquidos. Por isso, atente-se a esse fato!

Mantenha os ambientes arejados

É comum as pessoas deixarem casas e escritórios completamente fechados no inverno. Entretanto, ambientes sem ventilação são os locais mais propícios para a proliferação de bactérias e vírus. Por isso, sempre que possível, deixe portas e janelas abertas.

Também é importante manter os cômodos sempre limpos e livres de poeiras e outros pós que podem causar doenças respiratórias. Além disso, quando possível, é interessante evitar ficar no mesmo ambiente com pessoas gripadas ou resfriadas.

Tenha cuidado com as mudanças bruscas de temperatura

As mudanças bruscas de temperatura têm um sério efeito na nossa saúde, sendo associadas a surtos de pneumonia, gripe e bronquite. Nem sempre é possível evitar ficarmos expostos a essas oscilações naturais do tempo, mas às vezes alguns cuidados podem ajudar na prevenção.

Quem nunca saiu daquele banho quentinho direto para um compromisso, não é mesmo? Pois saiba que esse hábito é tão prejudicial quanto às mudanças naturais. Por isso, ao sair de um chuveiro quente, certifique-se de que você está protegido o suficiente.

Nesse momento, enrole uma toalha seca pelos ombros, pescoço e colo. Se possível, já saia do banheiro de roupa e espere alguns minutos para deixar a casa.

Também é importante tomar esse mesmo cuidado quando estamos em um ambiente com aquecedor. Ao trocar de cômodo, esteja bastante agasalhado.

Já para se proteger de mudanças naturais, o jeito é se prevenir! Por isso, é essencial levar um agasalho sempre junto com você, além de capas de chuva ou guarda-chuvas.

Não abandone os exercícios físicos

Por consequência das baixas temperaturas, muita gente acaba deixando as atividades físicas de lado. Entretanto, treinar no inverno tem inúmeros benefícios!

Além de queimar muito mais gordura do que no verão, o treino na estação mais fria do ano ajuda a fortalecer o sistema imunológico (que precisa estar em dia para prevenir doenças), combate o mau humor e compensa os excessos na alimentação.

Antes de sair por aí se exercitando, contudo, é necessário tomar alguns cuidados extras. Confira os principais deles:

  • mantenha-se hidratado: apesar de transpirarmos menos, é essencial repor líquidos. Por isso, não se esqueça da garrafinha de água;
  • agasalhe-se sem exageros: obviamente é necessário estar protegido para enfrentar o frio, mas é importante que a roupa facilite a transpiração;
  • escolha horários menos frios: a hora do almoço pode ser uma opção;
  • capriche no aquecimento: lembre-se de que o seu corpo estará ainda mais frio do que no verão. Assim, estimule sua musculatura;
  • não se esqueça do protetor solar: os raios UVB estão presentes mesmo em dias nublados, causando diversos problemas na pele;
  • respeite os seus limites: se você é sedentário, comece devagar e vá aumentando o ritmo aos poucos.

Fique atento ao tirar as roupas guardadas do armário

As roupas que ficaram guardadas durante muitos meses no armário certamente acumularam poeira e outros agentes causadores de alergia. Por isso, é essencial fazer uma boa lavagem antes de usá-las. Para se prevenir ainda mais, armazene-as em sacos plásticos.
Além disso, no inverno, o ideal é higienizar toalhas, lençóis, edredons e outras roupas de cama com uma maior frequência. Feito isso, exponha-as ao sol.

Esteja ligado às vacinas

Para se prevenir de doenças no inverno, nada melhor do que estar imunizado a elas, certo? Por isso, cheque o seu cartão de vacinação e esteja atento às campanhas! Certamente, é melhor prevenir do que remediar!

Invista em um seguro de vida

Obviamente, se prevenir contra doenças é o melhor remédio para ter saúde e qualidade de vida. Entretanto, nem sempre estamos imunes aos acontecimentos da vida.

Por isso, é essencial proteger-se e preparar-se para eventos futuros. Nesse sentido, a contração de um seguro de vida é uma excelente opção. E ao contrário do que muita gente pensa, ele não é utilizado apenas em casos de falecimento na família.

Um bom seguro pode te oferecer coberturas em ocorrência de algumas doenças graves ou invalidez. E de acordo com o diagnóstico, o segurado tem a possibilidade de receber uma quantia que auxilie no tratamento.

Além disso, diferentemente da crença popular, os seguros de vida não são caros. Em média, eles custam algo como um cafezinho por dia, ou seja, são acessíveis a praticamente toda a população. Por isso, analise a possibilidade de contratação!

Já pensou em fazer um Seguro de Vida?

Fazer um Seguro de Vida te protege contra imprevistos e oferece mais tranquilidade a quem você  ama.
Faça uma cotação »