Conheça aqui 8 benefícios do ciclismo!

benefícios do ciclismo

As atividades físicas são muito importantes para o bem-estar e para a saúde das pessoas, sendo fundamental praticá-las algumas vezes durante a semana. A bicicleta é uma das alternativas, pois os benefícios do ciclismo ajudam a melhorar a qualidade de vida e a disposição diária. 

Cuidar da saúde é uma preocupação de muitas pessoas, e as atividades físicas fazem parte das recomendações para uma vida mais saudável. Dentre as diversas opções existentes, andar de bicicleta é uma boa solução, já que esse exercício colabora com o bom funcionamento do seu corpo e da sua mente.

Neste artigo, vamos apresentar quais são os 8 principais benefícios do ciclismo e o bem-estar que essa atividade pode gerar. Continue a leitura!

1. Emagrece

O ciclismo regular, praticado de duas a cinco vezes por semana, junto a uma alimentação equilibrada, é uma estratégia muito eficiente para quem deseja emagrecer. Perder peso é um objetivo de muitas pessoas, mas nem todos conseguem chegar ao alvo de forma saudável. Com essa atividade, você consegue queimar calorias de modo menos desgastante e mais prazeroso. 

Com 30 a 45 minutos de atividade, é possível conseguir bons efeitos para o seu peso. Além disso, é uma forma saudável de emagrecimento, já que a massa gorda é substituída pelo desenvolvimento dos músculos. Por isso, procure colocar a bicicleta no seu cronograma semanal, separando alguns dias para esse exercício.

2. Melhora a musculatura

Outro benefício do ciclismo é melhorar a musculatura, já que a prática regular dessa atividade desenvolve diversos músculos. Isso acontece, principalmente, nos glúteos, isquiotibiais, quadríceps e panturrilhas, contribuindo para o fortalecimento do corpo e, até mesmo, com a aparência.

Desse modo, todas essas regiões ficam mais tonificadas, dando resistência para evitar lesões em outros tipos de atividades físicas, como a corrida. Sendo assim, sua preparação física será mais adequada, dando mais saúde e força para o dia a dia.

3. Melhora a respiração e a circulação sanguínea

A prática de qualquer exercício, entre eles o ciclismo, ajuda a melhorar o condicionamento físico. Ao longo do tempo, o seu corpo se habitua a esse tipo de esforço, melhorando o seu ritmo e a constância na respiração, o que oferece mais fôlego e tranquilidade para respirar no cotidiano. 

Além disso, esse esforço é muito bom para a circulação sanguínea, já que ele ajuda a bombear o sangue para o seu corpo todo, regulando o fluxo sanguíneo. Quando você pedala, seu corpo necessita de mais oxigênio, o que leva o coração a bater mais e o sangue correr mais rapidamente pelas veias.

4. Protege o coração

Dentre os vários benefícios dessa atividade, é importante ressaltar que ela reduz o risco de doenças cardiovasculares. Ao andar de bike, você consegue minimizar a possibilidade de diversas enfermidades, como complicações cardíacas, diabetes tipo 2 ou, até mesmo, câncer. 

Além disso, o exercício ajuda na perda de gordura e na redução do colesterol, o que pode reduzir em quantidades significativas as chances de sofrer um infarto ou derrame cerebral, doenças muito comuns nos dias de hoje. Por isso, vale a pena investir nesse tipo de cuidado e prolongar sua vida.

5. Regula a pressão arterial

Os músculos não são as únicas partes do corpo beneficiadas pelo pedal regular. As artérias e veias também são estimuladas, sendo que a contração e o relaxamento delas se tornam mais rápidos, o que auxilia a baixar a pressão arterial.

Por isso, pedalar ajuda a estabilizar esse índice, reduzindo significativamente as chances de sofrer um ataque cardíaco. Sendo assim, esse exercício é extremamente benéfico para o seu coração, vasos sanguíneos e pulmões.

6. Reduz o impacto nas articulações

A corrida e a maioria dos esportes coletivos prejudicam as articulações do joelho ao longo do tempo. Isso não acontece com a bicicleta, que reduz o impacto na articulação e em outras partes do corpo.

No ciclismo, o contato com o chão não é direto com suas pernas e pés. Quem recebe primeiro as pancadas do trajeto é a bicicleta. Isso faz com que todo o impacto transmitido para as articulações, principalmente, nos pés e joelhos, seja pequeno. Sendo assim, essa é uma ótima opção para quem tem alguma restrição a outros exercícios, como jogar tênis, futebol ou correr.

7. Melhora a saúde mental

A saúde mental é uma das grandes preocupações da vida moderna, pois a soma de afazeres e a pressão do dia a dia levam muitas pessoas ao estresse, ansiedade e depressão. Para reverter quadros como esses, e ainda ajudar na prevenção de outros transtornos, a bicicleta é uma das melhores soluções.

Durante as pedaladas, você libera a endorfina, substância que ajuda a controlar ou prevenir desordens mentais. Desse modo, a atividade ajuda a diminuir a tensão da rotina, promovendo a sensação de bem-estar, melhorando o humor e combatendo o desânimo.

Outra possibilidade que o ciclismo oferece é pedalar com os amigos. Essa é uma forma de se distrair, com uma prática saudável, que favorece os relacionamentos e faz com que vocês se esqueçam dos eventuais problemas, influenciando a melhora do estado emocional de todos.

8. Economiza dinheiro

Os benefícios do ciclismo não se resumem apenas a aspectos físicos, já que essa prática pode ajudar a economizar dinheiro. Isso acontece quando você deixa de utilizar o carro para alguns deslocamentos, como ir ao trabalho, ao clube ou a alguns estabelecimentos que sejam perto da sua casa.

Desse modo, é possível gastar menos com o combustível e o estacionamento, por exemplo. Além dessa economia direta, andar de bicicleta ajuda a diminuir os seus custos com médicos e remédios, já que o exercício aumenta sua imunidade e reduz o risco de diversas doenças.

Neste artigo, apresentamos os principais benefícios do ciclismo, mostrando como essa atividade pode melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar. Para começar a praticar, você precisa de uma boa bike, equipamentos de segurança e planejar os seus trajetos. Desse modo, é possível aproveitar todas as vantagens dessa atividade e cuidar da sua saúde.

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