4 dicas para ter uma boa noite de sono

Uma boa noite de sono é fundamental para repor as energias e manter uma vida saudável. Entretanto, devido ao estresse e ao ritmo de vida acelerado da vida moderna, muitas pessoas sofrem com insônia e apresentam dificuldades para dormir. Esses problemas podem ter sérias consequências, como: queda da produtividade no trabalho, irritabilidade, sensação de cansaço frequente e queda na resistência do sistema imunológico.

Se você tem alguma queixa relacionada ao sono, confira nossas dicas a seguir e garanta, finalmente, uma noite de descanso merecida:

Preste atenção à alimentação

Existem alimentos e bebidas que prejudicam o sono, e o seu consumo deve ser evitado já no período da tarde:

  • café, chá mate, chá preto, refrigerantes e bebidas com cafeína (bebidas com cafeína aumentam a ansiedade e o estado de vigília);
  • bebidas alcoólicas;
  • comidas apimentadas (a pimenta, assim como o gengibre, é um termogênico. Ou seja, causa o calor, acelerando o gasto calórico e, assim, o metabolismo);
  • chocolates (além da cafeína, o chocolate contém muito açúcar, o que eleva o índice glicêmico do organismo).

Por outro lado, existem alimentos que favorecem uma boa noite de sono:

  • leite morno com mel (o leite é fonte de triptofano, aminoácido que se converte em serotonina, que relaxa e induz o sono);
  • banana (além de ser fonte de complexo B, B6 e magnésio, a banana tem um papel importante da produção e regulagem de serotonina no cérebro, o que favorece o sono);
  • alface (possui a lactucina, substância que tem efeitos calmantes);
  • aveia, linhaça e arroz integral;
  • chás de camomila, erva-doce e melissa.

Procure fazer sua última refeição do dia pelo menos três horas antes de dormir, para que a digestão seja feita completamente. Durante o sono, o metabolismo desacelera. Por isso, evite alimentos pesados ou gordurosos: dê preferência a saladas, sopas, frutas e legumes, pois são de fácil digestão.

Tenha uma rotina de sono

É importante tentar ir para a cama sempre no mesmo horário, evitando oscilações na hora de dormir e acordar, mesmo aos finais de semana. A sua rotina de sono pode incluir um banho morno, alguns minutos de leitura leve e um copo de leite com mel antes de dormir, por exemplo. Uma automassagem com um hidratante de aroma suave também pode ser uma boa opção, especialmente nos pés. Escolha o que mais lhe te agradar e trouxer bem-estar e repita essas atividades todos os dias, até que seu corpo se acostume e possa relaxar.

Prepare o ambiente

O ideal é não manter aparelhos eletrônicos – como computador e televisão – no quarto, mas se os tiver, desligue-os da tomada (não deixe em stand-by) pelo menos uma hora antes de se deitar. O quarto deve estar totalmente escuro para que sua noite seja tranquila, e, para garantir isso, você pode usar blackouts nas cortinas ou uma máscara de dormir.

A temperatura do quarto também influencia a qualidade do sono: frio ou calor excessivos podem fazer você acordar no meio da noite. Se tiver aparelho de ar condicionado, mantenha a temperatura agradável, entre 20 e 24ºC. Uma música em volume baixo pode ser uma boa ideia, mas lembre-se de escolher melodias suaves, que ajudem a embalar o sono.

Não leve os problemas para a cama

As obrigações da vida cotidiana são motivos para ansiedade constante nas pessoas, que ficam sem saber se conseguirão honrar com todos seus compromissos. Preocupações com o pagamento das parcelas do carro, do apartamento; insegurança no trabalho; correria para atender às demandas de amigos e familiares geram grande estresse. E o resultado disso são noites de sono mal dormidas. O ideal é que, próximo a hora de dormir, você procure desligar sua mente dos problemas diários. Entretanto, essa pode ser uma tarefa árdua. Há algumas coisas que você pode fazer para tentar amenizar essa situação, como ioga, meditação, massagens etc.

Uma boa noite de sono mantém o corpo saudável, ajuda na fixação da memória, na renovação das células, previne o envelhecimento e até ajuda a emagrecer. Siga nossas dicas para não passar a noite contando carneirinhos, e tenha bons sonhos!