Passo a passo: saiba como organizar uma festa junina

Festa junina é um dos melhores eventos populares, não é mesmo? Comida boa, música, brincadeiras, fogueira e fogos de artifício garantem a diversão. Essa é, também, uma das festas que mais demandam tempo de organização e preparação, além de ser uma das que mais precisam de precauções e cuidados.

Contudo, nada que um bom planejamento e uma organização adequada não resolvam. Depois, é só encontrar um par para dançar quadrilha e balancê! Então, se você quer saber como organizar uma festa junina perfeita e quais cuidados tomar para garantir uma diversão segura e livre de riscos, continue lendo este post!

Como organizar uma festa junina?

Para festas juninas os detalhes são muitos e envolvem decoração, músicas e comidas típicas. Ainda tem as brincadeiras que sempre estão presentes. Por isso, preste atenção aos itens abaixo e organize a melhor festa junina do ano!

1. Público

Saber a estimativa de quantas pessoas irão ao evento ou quanto o local comporta, é o ponto de partida de toda organização. Principalmente, porque não pode-se ter mais pessoas do que limite máximo do espaço de evento, para evitar superlotação. A quantidade de comida e bebida, também, será preparada de acordo com o número de pessoas. Então é preciso ter muita atenção ao número de participantes para que não haja desconforto.

O convite pode ser feito de muitas maneiras, depende do tipo de evento. Por exemplo, se o evento ocorrer em uma escola, o convite pode ser feito em papel e entregue aos alunos. A tecnologia é uma aliada e também pode ser feito pelas redes sociais.

É sempre bom pedir que confirmem, com antecedência, a presença. Avisar se haverá cobrança da entrada ou não também é fundamental. Avise, inclusive, sobre a vestimenta, se será obrigatório ou se será facultativo ir a caráter.

2. Cardápio

Pensamos em festa junina e logo nos lembramos de todas aquelas comidas e bebidas típicas maravilhosas que encontramos nessa época. Pipoca, cachorro-quente, milho, pamonha, paçoca, caldos, canjica e quentão, só pra citar algumas.

Tais pratos podem variar de acordo com cada região. A unanimidade é que a comida e bebida típica são um grande chamariz das festas juninas.

Em algumas festas cada convidado leva o prato determinado. Em outras, os grupos ficam responsáveis por providenciar a preparação e a venda. Existem, ainda, aquelas em que os participantes pagam um valor e a preparação fica exclusivamente a cargo da equipe organizadora.

É preciso saber em qual dos tipos a sua festa vai se encaixar e organizar o setor de comidas e bebidas a partir disso. Lembre-se de calcular a quantidade de comida e bebida baseando-se no número de participantes para que não haja desperdício e para que não falte comida e bebida.

3. Quadrilha

Ir a uma festa junina e não dançar quadrilha é quase um pecado. Mesmo assim, existem alguns convidados mais tímidos que preferem não arriscar os passos já consagrados da dança, mas quando veem a empolgação dos demais se animam.

Uma boa ideia é deixar alguns chapéus, lenços e outros artigos de fantasia à mão. Assim, quem se animar de última hora, vai poder participar da brincadeira e com a fantasia apropriada. No convite, não se esqueça de especificar que haverá dança e os critérios para participar. O importante é que seja bem eclético e que as pessoas se sintam à vontade para dançar.

4. Decoração

decoração de uma festa junina é variada. Existem os artigos mais comuns como: bandeirinhas, balões, lanternas e, pode-se abusar de tecidos xadrez e chita, palhas de milho e restos de outros tecidos para compor a decoração.

Forre mesas, pendure bandeirinhas e outros adereços, de preferência com um dia de antecedência, para que depois você só tenha que se preocupar com os últimos ajustes. Inclusive, é sempre importante atentar para a segurança da festa nesse momento de montagem da decoração. Por isso, evite deixar enfeites de papel perto de luzes, pois a lâmpada pode aquecer o enfeite e provocar um incêndio. Também evite usar extensões muito longas de fios onde as pessoas passam para prevenir acidentes.

Em casos de ambientes abertos, a decoração pode ser montada até mesmo no dia, para que não corra o risco de sofrer com chuvas ou sereno. Já em ambientes fechados, a decoração pode ser montada com maior antecedência.

5. Brincadeiras

As brincadeiras de festa junina são uma atração à parte, assim como a quadrilha. Bingo, pescaria, corrida no saco, acerte o alvo, correio do amor são algumas das mais comuns. Primeiramente, defina quais as brincadeiras serão disponibilizadas.

A partir de então, providencie o que cada uma delas precisará. Por exemplo, o bingo precisará de cartelas, a pescaria de uma piscina e varas de pescar. Não se esqueça dos prêmios: não precisa ser nada muito dispendioso, mas é bom que exista, pois isso incentiva as pessoas a participarem.

Como garantir a segurança?

No momento de organizar uma festa junina é importante garantir a diversão, mas a segurança deve ser prioridade. Por ser uma festa em que existem fogos de artifícios, fogueira e que, apesar de ser proibido, ainda existem aqueles que soltam balões, é preciso se prevenir.

Um fator importante é que a festa ocorra dentro da legalidade e para isso é importante solicitar um alvará à Prefeitura. Garanta também a vistoria e o aval do corpo de bombeiros para que todas as instalações estejam corretas e seguras. Se possível, solicite uma ambulância no local durante o evento.

Outra boa ideia é contratar um seguro que ampare a organização em diversos tipos de situações. Na Porto Seguro há uma gama extensa de coberturas para que você possa aproveitar sua festa com tranquilidade. Algumas das coberturas são:

Responsabilidade civil do organizador

Cobre danos corporais ou materiais causados a terceiros relacionados à organização do evento.

Responsabilidade civil de fornecimento de bebidas e comestíveis

Cobre danos causados a terceiros pelo fornecimento de bebidas e alimentos para consumo durante o evento, desde que o fornecimento seja feito por empresas contratadas pelo segurado.

Responsabilidade civil de fogos de artifício

Cobre os danos materiais ou corporais involuntários causados a terceiros em razão de acidentes com lançamento de fogos de artifício durante a realização do evento.

Instalação, montagem e desmontagem

Ampara os danos materiais ou corporais causados a terceiros e às empresas contratadas pelo segurado durante a instalação, montagem e desmontagem da estrutura temporária necessária à realização do evento.

Você já sabe como organizar uma festa junina inesquecível sem se descuidar da segurança. Agora é só vestir seus trajes típicos, saborear todas aquelas comidas e bebidas deliciosas e se divertir! Ah! E para fazer a cotação e contratação do seguro pra sua festa junina, procure o seu Corretor de seguros.

Gostou dessas dicas sobre como organizar uma festa junina? Então, compartilhe nas sues redes sociais!

Precisa fazer uma cotação de Seguro para Eventos?

Fale com o seu corretor ou cote aqui

Faça uma cotação »