Não sabe como escolher uma câmera ou filmadora? Nós te ajudamos!

Gosta de fotografar? Adora fazer vídeos das festas e quer investir em um equipamento de qualidade? Está pensando em transformar seu hobby em profissão? 

Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, este texto é para você. Seja profissional ou amador, por paixão ou à trabalho, quando o assunto é fotografia ou vídeo, o equipamento usado sempre será um ponto crucial.

Existem no mercado inúmeros tipos e modelos de máquinas fotográficas e câmeras filmadoras, algumas mais básicas, outras com uma quantidade enorme de novidades e acessórios. Quem está familiarizado com esse contexto tem facilidade na hora da escolha, mas não custa nada relembrar como fazer.

Aqueles que ainda estão começando a se interessar pelo assunto podem ter certas dificuldades. Para isso que fizemos esse texto, para ajudar tanto leigos quanto profissionais. Quer conhecer 5 passos para escolher uma filmadora e câmera fotográfica  de qualidade? Continue lendo este post!

5 passos para escolher uma câmera filmadora

Vamos agora falar de filmadoras! Muitos equipamentos usados para fotografar são usados para fazer filmagens. Alguns conseguem manter a qualidade da imagem e ainda ter uma boa qualidade de som, mas não são todos.

Existem materiais que têm uma queda na hora de gravar vídeos, por isso, se o seu foco é a produção audiovisual é importante optar por equipamentos que atendam a essa finalidade. Veja agora 5 passos para escolher uma câmera filmadora!

1. Defina o orçamento

Assim como falamos no tópico sobre câmeras fotográficas, o orçamento é um fator relevante na hora da escolha do equipamento. Aqui também valem as mesmas ponderações.

Se o seu intuito é ganhar dinheiro fazendo vídeos para o YouTube, por exemplo, pode ser que queira investir mais. Se fazer filmagens é apenas um hobby, você pode optar por materiais mais baratos, mas que conseguem atender às suas necessidades.

2. Determine o nível de qualidade desejada

A qualidade do seu vídeo não vai depender exclusivamente da câmera, mas também da capacidade de edição, da iluminação e sonorização, entre outros fatores que podem influenciar. Afinal, não adianta ter uma câmera repleta de recursos e não saber usá-los.

É claro que uma filmadora com mais qualidade vai capturar imagens melhores, mas você não precisa ter uma de ponta. Existem muitas que não são tão caras e mesmo assim podem atender as suas exigências.

3. Avalie se o zoom atende às necessidades

Você sabia que existe diferença entre zoom óptico e zoom digital? Sim, existe. O zoom óptico amplia todo o quadro da imagem e consegue manter a sua qualidade.

O zoom digital, apenas corta um pedaço da figura, deixando-a granulada ou pixelada. Então, opte pelas que têm zoom óptico. O ideal é que seja de 10 vezes ou mais.

4. Analise reviews e reclamações

Use a internet a seu favor e pesquise sobre os produtos que atendem as suas expectativas. Existem sites especializados para isso. Avalie os recursos e as limitações de cada produto. Além disso, procure ler o que outras pessoas estão falando do produto e da marca.

5. Dê preferência a equipamentos novos

O preço do produto usado pode ser atrativo, mas se tiver condições, prefira equipamentos novos. Eles têm garantia e proporcionam experiências melhores. Caso tenha alguma reclamação, você pode fazê-la direto com a loja ou com a marca. Os produtos usados já não oferecem essa alternativa.

5 passos para escolher uma câmera fotográfica

Qual é o segredo daquelas fotos maravilhosas que vemos por aí? A habilidade do fotógrafo conta bastante, mas outro fator importante para tirar fotografias dignas de álbuns é, sem dúvidas, a qualidade do equipamento. Como tudo começa pela escolha desse equipamento, confira 5 passos para optar pela câmera fotográfica dos seus sonhos!

1. Considere seus objetivos

O primeiro passo parece óbvio, mas não é. Para comprar um produto, você precisa saber quais objetivos deseja alcançar com ele. É claro que com uma câmera fotográfica você deseja tirar fotos. Porém, em qual contexto essas fotos serão feitas? Seus objetivos podem ser:

  • profissional: quer ganhar dinheiro com as fotografias, assim, é recomendado um equipamento com mais qualidade e mais acessórios;
  • semiprofissional: fotografar é um hobby, mas também uma forma de conseguir uma renda extra, o material pode ter menos especificações e acessórios que o profissional;
  • amador: deseja ter fotos de boa qualidade para guardar de recordação, de viagens, festas e comemorações, o equipamento compacto;
  • fotos aquáticas: existem câmeras especiais para este tipo de fotografia, se você é amante da água, talvez valha a pena optar por esses modelos.

2. Defina seu orçamento

Definido seus objetivos, a próxima etapa é saber de quanto é o seu orçamento e quanto você está disposto a investir. Para profissionais que pretendem ganhar dinheiro com fotografia compensa um equipamento melhor, justamente pelo retorno financeiro que trará.

Equipamento melhor, com mais acessórios, é sinônimo de fotos melhores e com mais opções. Para quem apenas gosta de fotografar e tem limitações orçamentárias existem muitos equipamentos que têm um ótimo custo-benefício, basta pesquisar.

3. Considere a disponibilidade e o preço de acessórios

Os acessórios, como o próprio nome diz, ajudam a melhorar ainda mais a qualidade das fotos. Por isso, caso você tenha um orçamento limitado ou ainda não saiba usar todos os recursos da câmera em si, é melhor deixar os acessórios para depois.

Agora, se você já está acostumado com a câmera e deseja otimizar a qualidade das suas fotografias, está na hora de investir em acessórios como lente, flash externo, entre outros. No entanto, é importante verificar se a sua câmera tem a disponibilidade para usá-los e se os preços são acessíveis.

4. Pesquise diferentes marcas

Existem equipamentos que são mais conhecidos. Porém, não se restrinja a eles. Busque informações de marcas menos conhecidas, avalie sempre o custo-benefício, pesquise as especificações de cada modelo em cada marca em sites especializados.

5. Pesquise resenhas e reclamações na internet

Pesquisou as marcas e modelos e se interessou por algum? Agora é um ponto crucial da sua escolha. Veja o que outras pessoas estão falando do produto. Pesquise em sites de reclamações e em sites especializados. Não precisa levar tudo que está escrito ao pé da letra, mas pondere. Se existirem muitas reclamações é interessante ficar atento.

Saber como escolher uma câmera de qualidade, que atenda aos seus objetivos e ainda esteja dentro do seu orçamento, vai fazer com que suas fotos e vídeos ganhem em qualidade e beleza. Não se esqueça de aprimorar as técnicas e habilidades por meio de cursos para saber usar seu equipamento e todas as suas potencialidades.

Gostou desse passo a passo para escolher a melhor câmera fotográfica ou filmadora? Então compartilhe este post nas suas redes sociais!

Conheça o Porto Seguro Equipamentos Portáteis e proteja o seu bem!

Faça uma cotação »