Planejando suas férias em família? Confira nossas dicas

Tirar férias em família é uma das experiências mais gostosas e memoráveis que você pode compartilhar com seus filhos! Mas, para que tudo aconteça do jeito que você sempre sonhou, é importante planejar corretamente todos os detalhes da viagem, evitando ter de lidar com grandes imprevistos ou despesas inesperadas.

Preparamos uma lista com várias dicas para te ajudar a planejar as suas férias com a família.

Escolha um lugar que agrade a todos

O primeiro passo a ser tomado para você começar a planejar as suas férias em família é escolher o destino ideal. Permita que essa escolha seja feita em grupo, para que vocês optem por conhecer um local que agrade a todos os membros da família e não somente os pais ou os filhos. Escolha lugares que ofereçam tipos diferentes de entretenimento, para que seja possível agradar a todos.

Boas sugestões de locais para férias em família são resorts, cidades com parques de diversão, cidades históricas, praias e cidades com passeios alternativos (como de trem ou de balão), a depender da idade das crianças.

Deixe que seus filhos palpitem no roteiro

Depois de escolher o seu destino de férias, é a hora de começar a montar o seu roteiro de viagem, definindo quantos dias ficarão viajando e quais os programas que vocês irão fazer. Nesse momento, é muito importante que todos os membros da família palpitem na programação para que o desejo de ninguém seja deixado de lado.

Lembre-se de que os roteiros devem abrir margem para imprevistos, permitindo que vocês alterem alguma programação ou algum destino que pretendiam visitar.

Faça um planejamento de gastos e orçamento

Com local e roteiro em mãos, é chegada a hora de fazer um pequeno orçamento da viagem. Calcule os possíveis gastos com transporte, alimentação, hospedagem, passeios, compras e imprevistos.

Montar um planejamento de gastos é importante para que você possa ter uma ideia de quanto pretende gastar e se a viagem que você está planejando cabe confortavelmente no seu bolso. Cuidado para não fazer dívidas muito grandes e voltar das férias em uma situação financeira complicada.

Decidida a viagem, compre imediatamente as passagens

Se você decidiu viajar de avião ou ônibus, é importante planejar a compra das passagens com antecedência para usufruir ao máximo de bons preços para toda a família. O prazo ideal é de pelo menos três meses de antecedência.

Negocie quartos com os hotéis

Viagens em família permitem que você tenha melhor margem de negociação para reservar quartos em hotéis, pousadas ou resorts. Investigue se você consegue melhores preços com quartos integrados ou acrescentando uma cama para seus filhos no seu próprio quarto. Negocie também a possibilidade de fechar um pacote para o período de tempo que você ficará em um hotel, facilitando negociar o preço.

Evite datas festivas

Por mais que pareça tentador viajar com seus filhos nos vários feriados do ano, ou durante épocas festivas como o Réveillon ou o Natal, tente ao máximo fugir dessas oportunidades.

Datas festivas geralmente elevam os preços de passagens aéreas, de ônibus e de reservas em hotéis, tornando as viagens em grupo ainda mais caras. Pense nisso antes de marcar suas férias!

Faça pacotes de programas turísticos, se possível

Uma boa alternativa para viajar com a sua família com tranquilidade é consultar a possibilidade de contratar pacotes turísticos, que incluem passagens, hospedagens e programações já organizadas por uma agência específica.

Muitas famílias optam por contratar pacotes para poder relaxar mais durante suas férias e só se preocupar em seguir as orientações de seus guias turísticos.

Organize a mala com antecedência para não se esquecer de nada

Quando estiver faltando aproximadamente duas semanas para a viagem, que tal começar a organizar a mala de toda a família? Lembre-se de preparar uma mala de tamanho confortável para cada membro da família para que não haja dificuldades em carregá-las no aeroporto ou na rodoviária.

Faça uma checklist de tudo que é preciso levar para a sua viagem, aproveitando para estudar bem o clima e a temperatura do seu destino no intuito de levar somente os itens que são necessários para essa viagem.

Leve um kit de emergências

Para você viajar tranquilo com sua família, é interessante carregar com você um pequeno kit médico, organizado com remédios e materiais para limpar machucados, caso algum de vocês apresente algum sintoma desconfortável ou se machuque enquanto estiver longe de casa.

Leve algumas porções de analgésico, anti-inflamatórios, curativos autocolantes e algumas gases para poder se prevenir em caso de emergência.

Pronto para organizar sua viagem?

 

 

Mais tranquilidade em sua viagem

Um seguro viagem traz mais conveniência e pode prevenir seu passeio de imprevistos e outros custos.
Faça uma cotação »