Como equilibrar seu tempo entre o trabalho e a família

Como equilibrar tempo entre trabalho e família

Antes de pensar em aproveitar o dia com a família ou de resolver todas as pendências do trabalho, o que você precisa conquistar é a habilidade de gerenciar bem o seu tempo. Mas gerenciar tempo não é fazer mil coisas simultâneas. Ao contrário, esse conceito está muito mais ligado à capacidade de focar uma coisa só de cada vez e executá-la com perfeição e agilidade do que em acumular e resolver tudo ao mesmo tempo.

Ou seja: para sobrar horas no seu dia, você terá que anotar seus compromissos e tarefas e se concentrar para que tudo seja feito com muita produtividade.

Agende horários para a família

Pode até soar estranho, mas hoje em dia, com a carga de tarefas que cada um tem, é fácil se perder e acabar deixando quem mais amamos de lado. Para não perder seus momentos de lazer e entretenimento (cruciais para a manutenção da saúde, inclusive) é necessário traçar um cronograma.

Sugerimos que você comece a ocupar algumas horas da sua semana com atividades em família, como ir ao cinema, passear no parque, jantar com parentes e assim por diante. Esses compromissos devem ter a mesma importância que uma reunião na empresa, por exemplo. Por isso, evite desmarcá-los.

Esteja presente e aproveite

Outra coisa importante e que a maioria de nós não faz é aproveitar cada momento. Isso quer dizer que temos por hábito, por exemplo, assistir a um filme já pensando no jantar que vem depois, ou almoçar com os filhos se preocupando com reuniões e tarefas no trabalho.

Mas isso não funciona. Para fazer valer o tempo junto com a família é preciso estar 100% presente no processo. Desligue o celular, esqueça os problemas e dê mais atenção ao que realmente importa: converse com seus filhos, parceiro ou parceira e aproveite o momento de verdade.

Dicas práticas

Agora que você compreendeu que é preciso um toque de organização para equilibrar tempo e lazer, vamos sugerir algumas dicas práticas para ajudar a fazer seu tempo render:

  • matricule os filhos em creches ou escolas próximos de casa;
  • procure fazer, pelo menos, uma refeição na companhia de todos (faça isso se tornar hábito);
  • escolham um esporte, ou atividade ao ar livre para praticarem juntos, pelo menos uma vez por semana;
  • assistam a filmes em casa;
  • conversem sobre suas rotinas, interesses e desejos sempre que possível;
  • aprenda a gerenciar o tempo no trabalho (faça hora extra só quando for muito necessário);
  • quando estiver trabalhando esteja focado em suas tarefas para executá-las com agilidade;
  • e cultive o hábito de planejar seus dias, anotando tudo em uma agenda.

Além disso, não se esqueça de reservar um tempo só seu para cuidar de si: fazer meditação ou yoga pode ajudar!

Na verdade, as coisas vão começar a entrar nos eixos quando você assumir uma postura de separar bem os seus planos com a família do trabalho.

E, então, pronto para todas essas mudanças? O resultado será muito positivo, acredite.