Dia Mundial da Fotografia: 10 fotógrafos brasileiros para se inspirar

Você sabia que o Dia Mundial da Fotografia é comemorado todo ano, em 19 de agosto? Mas qual é o motivo da escolha desse dia? Bom, é uma homenagem à invenção do antecessor das câmeras fotográficas, o famoso daguerreótipo. Foi exatamente no dia 19 de agosto de 1836 que a Academia Francesa de Ciência fez o anúncio da nova invenção. 

A fotografia é uma das criações mais incríveis da história da humanidade, revolucionando a sociedade, assim como a economia, a cultura e as artes. Desde a chegada da fotografia aqui no Brasil, surgiram vários profissionais da área, acrescentando muito à profissão.

Neste texto, você conhecerá os 10 grandes fotógrafos do Brasil para se inspirar. Todos são, sem dúvida alguma, uma ótima fonte de inspiração para quem deseja seguir no ramo. Aproveite e boa leitura!

1. Araquém de Alcântara

Esse fotógrafo nasceu em 1951, na cidade de Florianópolis, e estudou jornalismo na Universidade de Santos (SP). Araquém de Alcântara começou o seu trabalho como fotojornalista nos anos 70, em São Paulo, colaborando com os jornais Jornal da Tarde, O Estado de São Paulo e com a revista Isto É, antes de começar a trabalhar de modo independente em meados dos anos 80.

Seus temas giram em torno de questões ecológicas e da natureza. Esse é o primeiro dos fotógrafos brasileiros que produziu uma edição especial para a famosa National Geographic Society. 

Araquém publicou mais de 15 livros, tendo realizado, ainda, mais de 50 exposições individuais. Seu livro, Terra Brasil, ultrapassou a marca dos 100 mil exemplares, sendo o livro de fotografia brasileiro mais vendido de todos os tempos.

2. Maíra Erlich

A jovem fotógrafa Maíra Erlich tem em seu trabalho um viés jornalístico e documental. As suas fotos apresentam conteúdo com uma profundidade muito grande, exigindo uma maior abstração e contemplação. Uma bela construção estética, aliada a uma ótima percepção para captura da interação humana, são fatores extremamente marcantes em seu portfólio. 

Além disso, outros aspectos marcantes são as imagens de cenas cotidianas que podem parecer simples ao apressado. Contudo, quando observadas com bastante cuidado e atenção, revelam significados mais profundos do que podem aparentar ao primeiro olhar.

3. Luisa Dorr

A fotógrafa Luisa Dorr, descoberta pela editora da revista Time por meio do Instagram, não se intimidou com a proposta de clicar um editorial completo somente com um smartphone.

O detalhe mais desafiador desse grande projeto da fotógrafa é que as personalidades retratadas seriam as 46 mulheres mais influentes do mundo, eleitas pela publicação americana. Obviamente que Luisa Dorr recebeu alguns olhares estranhos quando chegou desacompanhada de câmera em sessões de fotos com celebridades como Hillary Clinton, Oprah Winfrey e Aretha Franklin. No entanto, a fotógrafa brasileira brilhou nas 12 capas publicadas.

4. Wellington Fugisse

Wellington Fugisse é um jovem fotógrafo do Nordeste que tem seu trabalho voltado principalmente para o registro do universo do matrimônio. As festas, cerimônias e a preparação dos noivos acabam formando o elemento principal na constituição de suas imagens.

É um dos profissionais brasileiros que possuem várias premiações, podendo servir como fonte de inspiração para os que estão iniciando e que buscam referências dentro do mercado de fotos de casais e de casamentos.

Suas fotos têm como características marcantes a estética impecável, o humor e os elementos da natureza como criadores de drama em cena. É possível perceber, ainda, a atenção e o cuidado aos detalhes para se conectar aos sentimentos dos clientes no seu dia mais especial.

5. Nana Moraes

Nana Moraes é reconhecida no meio editorial e artístico pela sua incrível capacidade de se conectar ao retratado e de valorizar o que ele transmite de beleza incomparável em cada clique. O trabalho dessa fotógrafa é identificado facilmente por uma iluminação que valoriza e destaca contornos de maneira embelezadora, uma técnica que aprendeu com o seu pai, Zé Antônio, um dos pioneiros da Editora Abril.

Nana Moraes, filha, irmã e mãe de grandes e talentosos fotógrafos, se destaca por assinar centenas de capas de revista, além, é claro, de trabalhar em projetos autorais e em fotos de publicidade.

6. German Lorca

German Lorca, com os seus 97 anos de idade, é um dos fotógrafos brasileiros consagrados e que ainda se encontra em atividade. Ele jamais fica intimidado com as novas tecnologias, permitindo-se até fotografar com a câmera de celular, embora tenha consolidado a sua carreira com fotos analógicas em preto e branco, nas quais acentua todos os tons de cinza.

O fotógrafo German acumula diversos prêmios, além de ter fotos em acervos dos principais museus internacionais e nacionais, no entanto, continua estimulado a clicar e organizar exposições.

7. Milena Cavichi

Milena Cavichi é fotógrafa desde o ano de 2008, e fez o primeiro casamento no ano seguinte. A fotógrafa define o seu estilo como fotojornalístico, uma vez que tenta sempre passar uma mensagem pela fotografia, sem, no entanto, haver manipulação.  

Cavichi realiza serviços em várias áreas, como em pré-wedding (algo bem parecido com as sessões de fotos feitas antes do casamento), casamentos e eventos em geral. Uma profissional que acumula experiência internacional e muitas fotos premiadas pela Art Award.

8. Tati Pinho

Tati Pinho, eleita pela Lente de Ouro a fotógrafa revelação de 2015, fotografa casamentos pelo Brasil. Pinho é fã de fotografar com câmeras analógicas e cinéfila, além de ter como propósito dirigir a fotografia de algum documentário para cinema. Hoje em dia, a fotógrafa vive no Rio de Janeiro, mas tem uma grande experiência e  vivência internacional.

9. Rui Mendes

Se você gosta de música, certamente já viu uma imagem clicada por esse incrível profissional em editoriais e em capas de álbuns. Afinal, esse é o fotógrafo brasileiro que desde a década de 80 é um dos mais requisitados no meio musical.

O vasto portfólio de Rui Mendes, esse grande fotógrafo do Brasil, inclui retratos dos eternos ídolos Raul Seixas, Renato Russo e Chico Science, além de artistas internacionais como a banda Franz Ferdinand, James Brown e BB King. Eclético, Rui Mendes ainda tem trabalhos sobre o movimento punk e a velha guarda do samba.

10. Cássio Vasconcellos

O trabalho desse fotógrafo impressiona pela plasticidade e pela simetria de suas composições que, geralmente, confundem o olhar, fazendo com que as pessoas demorem a identificar o tema que foi fotografado.

Cássio Vasconcellos é filho de um marchand e a familiaridade com o mundo das artes plásticas é extremamente identificado em seu estilo. Além disso, Cássio é um dos principais fotógrafos do Brasil especializados em aerofotografia, além de ser o criador de um banco de imagens com o acervo mais extenso de fotos aéreas do país.

Para garantir proteção à câmeras e equipamentos fotográficos, existe um seguro específico. A Porto Seguro, por exemplo, proporciona essa segurança para quem fotografa a trabalho ou por hobby, inclusive fora do país, com garantia internacional. Você protege a sua câmera e ainda conta com garantia para tripés, lentes e os demais acessórios.

Nesse artigo, citamos aqui apenas alguns dos fotógrafos brasileiros que podem inspirar você. Todos esses dez profissionais têm em sua obra características particulares, revelando suas técnicas e o seu grande talento.

Gostou de saber mais sobre os grandes fotógrafos brasileiros? Aproveite para compartilhar o texto em suas redes sociais para que seus amigos também possam se inspirar!

Você sabia que existe um seguro para proteger suas câmeras e equipamentos? Conheça!

Faça uma cotação »