Confira 4 dicas para facilitar o cuidado com bebês e crianças

Levar o casaco em dias de frio, não deixar de fazer nenhuma refeição enquanto estiver fora de casa e tantas outras recomendações semelhantes. Para os pais, o cuidado com bebês e crianças vai além de uma responsabilidade, é um instinto.

Muitos, inclusive, gostariam de estar perto dos filhos o tempo todo, para protegê-los dos riscos a que estarão expostos. Mas a rotina cada vez mais atribulada, na qual as pessoas acumulam diversos compromissos pessoais e profissionais, inviabiliza a realização desse desejo.

Fora isso, cita-se que ser pai é um aprendizado diário: não há um manual que contenha as melhores práticas. Por conta disso, é absolutamente natural, especialmente nos casos de “primeira viagem”, que você se questione sobre qual a melhor maneira de agir em determinadas situações.

Mas a boa notícia é que a tecnologia se transformou em uma grande aliada de mães e pais na promoção de cuidados com bebês e crianças, como você vai entender logo a seguir.

Como a tecnologia pode se tornar uma aliada dos pais?

Em tempos em que a tecnologia foi definitivamente incorporada ao cotidiano das pessoas, os novos recursos se firmaram como uma importante fonte de informação, além da transformação de hábitos, já que muitas atividades, antes obrigatoriamente presenciais, hoje podem ser realizadas on-line. Em meio a isso, os aplicativos para celular ganharam um status muito importante, inclusive para quem tem filhos.

Isso porque esses apps, permitem acompanhar e fornecem orientações sobre todas as etapas do desenvolvimento infantil.

Antes mesmo do parto, os futuros pais já conseguem entender melhor cada fase da sua gestação. Após o nascimento, os aplicativos podem ajudar a entender o comportamento de bebês e crianças, além de alertar sobre os cuidados com a saúde e ajudar a mantê-los em segurança. Confira nossa seleção!

1. Alarme Mais / Babá eletrônica


Nossa última sugestão é direcionada aos pais que se preocupam com a segurança.

O“Alarme Mais” é útil não apenas para preservar a integridade de sua casa, mas principalmente dos seus filhos.

O sistema de monitoramento por câmeras permite que você visualize o interior da residência. Vários cômodos são monitorados e o usuário pode escolher a câmera de seu interesse, alternando entre elas no instante em que desejar.

Mas esse não é o único benefício: se você tem o costume de deixar seus filhos sob os cuidados de uma babá ou familiares, consegue ver e conversar em tempo real com as pessoas que estão na casa durante o período em que estiver ausente. Essa é uma tranquilidade adicional, já que você terá uma prova real de que a criança realmente está
bem.

Destaca-se, ainda, a possibilidade de controlar o acesso de outras pessoas a sua residência. O histórico de imagens permite que você saiba exatamente o horário em que cada uma delas chegou ou deixou a casa.

Outra funcionalidade bastante útil para os casais com criança é de luzes.Faltando poucos minutos para chegar em seu lar, você consegue programá-los para que as luzes de determinado cômodo se acendam, evitando acidentes e quedas decorrentes da falta de iluminação.

Percebeu como a tecnologia pode ser uma grande aliada no cuidado com bebês e crianças?

Compartilhe este post nas redes sociais para ajudar seus amigos que também estão preocupados com o bem-estar dos filhos!

2. Caixa de Remédios

Trata-se de um aplicativo desenvolvido com a finalidade de ajudar o usuário na gestão de medicamentos. Pode ser utilizado por pacientes de todas as faixas etárias, mas tem especial utilidade para os pais ou responsáveis que se dedicam ao cuidado de bebês e crianças.

Além de enviar por mensagens de texto ou mesmo efetuar ligações para lembrar os horários da medicação, o “Caixa de Remédios” traz informações importantes sobre a composição de cada medicamento, as dosagens comercializadas e possíveis interações com alimentos.

O aplicativo também alerta para eventuais restrições de uso por determinados grupos, como as gestantes, além da possibilidade de criar múltiplos perfis, para monitorar o tratamento de diferentes pacientes simultaneamente. Para quem tem mais de um filho, essa é uma excelente alternativa.

Por fim, é possível armazenar um histórico de uso de cada remédio, observando eventuais alterações de posologia, por exemplo. Para minimizar as chances de algum erro na administração, o app também dispõe da funcionalidade de fotografar as embalagens.

O aplicativo está disponível para usuários de iOS e do Sistema Android.

3. Mãe Coruja / Meu Bebê


Aqui, nós listamos dois aplicativos com propostas bastante semelhantes. O que os diferencia é a compatibilidade com os diferentes sistemas: um deles é exclusivo para iOS, ao passo que o outro só funciona em Android.

Se o seu dispositivo é da Apple, o Mãe Coruja permite gerenciar informações importantes sobre a rotina do seu filho, em diversos aspectos: das visitas feitas ao pediatra aos preparativos para a próxima festa de aniversário.

Mães de recém-nascidos ainda podem controlar os horários de mamadas, trocas de fraldas e sonecas. Além disso, o app reproduz sons que simulam o ambiente uterino, acalmando o bebê.

O “Meu Bebê”, por sua vez, tem funcionalidades similares, com destaque para o controle da temperatura corporal, horários de amamentação, calendários de vacinas disponíveis nas redes públicas e particulares.

O aplicativo também armazena os dados dos principais documentos, como RG, CPF ou passaporte, driblando os inevitáveis esquecimentos, que, conforme a situação, podem render algumas dores de cabeça.

4. Fever Tracker

Um dos principais pesadelos de papais e mamães é quando a criança apresenta algum problema de saúde, dentre eles a febre. Você se lembra exatamente do instante em que os primeiros sintomas começaram a aparecer? Qual foi o pico de temperatura na noite anterior ou a que horário foi administrada a última medicação?

O usuário do “Fever Tracker” ou, em bom português, Rastreador de Febre, certamente conhece essas respostas. Suportado por Android e iOS, esse aplicativo gera um gráfico automático, que possibilita comparar as variações de temperatura nas diferentes medições.

Além da possibilidade de enviar essas informações em formato de texto ou imagem para o pediatra da criança ou qualquer outra pessoa que você desejar. O app suporta a criação de múltiplos perfis.

Conhece o Alarme Mais?

Mais do que um alarme, uma solução completa para seu imóvel.

Saiba Mais »