Guia completo sobre como trabalhar em home office!

Home office

O home office, modalidade de trabalho muito popular no exterior e em algumas áreas de atuação específicas, como a TI, começou a fazer parte de um grande número de brasileiros após a pandemia.

Muitos gostaram da experiência, outros nem tanto. Ainda em 2020, uma pesquisa afirmou que 30% das empresas tinham intenção de manter o home office mesmo após a pandemia. 80% dos brasileiros que responderam à pesquisa afirmam que a experiência foi positiva e preferem a jornada remota.

Este é um artigo completo para você que tem a possibilidade de trabalhar em home office ou pretende encontrar um trabalho com esse modelo de jornada. Vamos contar como funciona o trabalho remoto, suas vantagens e desvantagens e os segredos da produtividade para quem trabalha em casa.

Além disso, vamos mostrar detalhes sobre a importância da ergonomia, dicas para montar um escritório em casa, como estabelecer uma rotina saudável e, claro, encontrar o ponto de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Continue a leitura e saiba mais!

1. Como funciona o trabalho em home office?

As palavras home office significam, em tradução livre, escritório em casa ou escritório doméstico. Ou seja, é quando a estação de trabalho de um indivíduo fica em sua própria casa — ou onde desejar, pois há quem cumpra jornada remota trabalhando nos espaços de coworking ou até mesmo em um confortável café. O formato de trabalho é reconhecido pela lei n.º 13.467/2017, que estabelece:

Art. 75-B. Considera-se teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo.

Parágrafo único. O comparecimento às dependências do empregador para a realização de atividades específicas que exijam a presença do empregado no estabelecimento não descaracteriza o regime de teletrabalho.

Entendemos como tecnologias de informação e de comunicação os seguintes elementos:

  • comunicadores instantâneos e softwares de troca de mensagens;
  • internet;
  • notebook;
  • sistemas da própria empresa, entre outros dispositivos que permitam que o profissional execute suas tarefas diárias.

Alguns empreendimentos adotam o sistema de ponto eletrônico digital, em que os colaboradores indicam o início e o término da jornada de trabalho pelo próprio celular, enquanto outros trabalham com a conclusão de tarefas por prazo.

Isso significa que o profissional é livre para fazer seus horários, desde que entregue as demandas solicitadas na data certa. Tudo vai depender da cultura da organização e da função desempenhada pelo trabalhador.

2. Quais são as vantagens de trabalhar nesse modelo?

Falar sobre home office sem comentar sobre os benefícios em relação a economia de tempo e dinheiro, flexibilidade e conforto é quase impossível. Sempre que fizer uma pesquisa sobre trabalho remoto, vai encontrar informações a respeito de como esse modelo proporciona mais qualidade de vida aos trabalhadores. Neste tópico, vamos mostrar mais detalhes sobre as vantagens. Acompanhe.

2.1. Não precisa se locomover

O que parece natural e óbvio à primeira vista se destaca como um dos maiores benefícios do home office. Por estar em casa, o tempo perdido no trajeto se transforma em qualidade de vida, produtividade e redução de custos com mobilidade e alimentação, o que reflete no bolso de maneira positiva.

Como não é preciso sair de casa até horas antes do início do expediente, os trabalhadores poderão fazer suas refeições tranquilamente, dar uma pausa mais confortável durante o horário de café e almoço, entre outras comodidades que não são possíveis para quem enfrenta o trânsito caótico em horário de pico. Com isso, a tendência é que trabalhem mais tranquilos e se dediquem mais.

2.2. Maior autonomia

Enquanto alguns preferem acordar uma hora mais cedo para aproveitar melhor o dia e encerrar o expediente antes do horário tradicional (18 horas), outros se adaptam melhor trabalhando até tarde ou na madrugada, dormindo um pouco mais e estendendo o horário de almoço.

Se não houver compromissos, prazos urgentes e reuniões durante o dia, esse é um dos maiores benefícios da autonomia em home office: trabalhar nos horários em que julgar ser mais produtivo.

Além disso, há um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, já que o trabalho remoto é flexível. Nesse modelo, você cumpre tranquilamente a agenda de consultas médicas, os cuidados aos filhos, visitas ao banco e outras providências que precisam ser tomadas em horário comercial. No entanto, é necessário disciplina e organização para cumprir as tarefas no prazo estabelecido.

2.3. Menos interferências

Há coisas que só dentro dos escritórios são possíveis, como bater um papo despretensioso ao redor da mesa do café ou ainda dividir um delicioso bolo com os colegas. Esse ambiente coletivo de trabalho é ótimo para os relacionamentos interpessoais, no entanto pode atrapalhar os momentos de concentração.

Imagine que você está focado em um importante relatório e o telefone toca ou que está no telefone e alguém bate insistentemente à sua porta, pois precisa resolver uma questão urgente. Essas e outras situações levam a distrações que prejudicam a rotina de trabalho, especialmente aquelas atividades que exigem máxima concentração para que sejam concluídas com excelência e em tempo hábil.

Tudo isso é evitado em home office, já que ninguém está lá para distrair. Você pode criar o ambiente de trabalho perfeito para a sua produtividade, seja em silêncio, seja ouvindo sua música favorita ou pelo simples fato de ter a luz do sol entrando pela janela.

2.4. Rotina mais confortável

No Brasil, ainda existe uma cultura muito forte que exige o uso de uniformes e roupas sociais no ambiente de trabalho independentemente da profissão, cargo ou segmento de atuação. Em home office, a sua rotina é mais confortável também em relação às vestimentas. Você pode escolher um traje de acordo com a temperatura do ambiente, usar tecidos mais leves e dispensar acessórios como cintos e sapatos apertados.

3. E quais são as desvantagens do home office?

Assim como tudo em nossa vida, o home office também tem algumas desvantagens, fazendo com que muitas pessoas não se adaptem a esse modelo de trabalho e prefiram a jornada presencial. Descubra os principais motivos na sequência.

3.1. Dificuldade de se concentrar

Dependendo de como for a rotina da sua casa, de quem mora com você e de como é organizado o espaço para o trabalho, as distrações serão maiores do que em um escritório. Além de família, amigos ou filhos, a vizinhança ou as tentações de casa — como cama, televisão e livre acesso ao celular — também são um problema para quem não consegue manter o foco e a disciplina por muito tempo.

3.2. Desmotivação

A motivação é um dos principais ingredientes para as pessoas atingirem seus objetivos pessoais e profissionais, sendo uma das chaves para que as empresas recebam os resultados esperados.

Trabalhar em um bom ambiente organizacional, dividindo o espaço com colegas de trabalho cujos objetivos são semelhantes aos seus, além das conversas estimulantes e animadas que fazem parte do cotidiano, são ótimas fontes de motivação.

Ainda que as empresas se esforcem para que os profissionais que cumprem jornada remota também se comuniquem entre si, trabalhar em casa pode ser um empecilho para aqueles que preferem se relacionar ao vivo e a cores, resultando na falta de motivação.

3.3. Infraestrutura inadequada

Pode ser difícil equipar um escritório doméstico com a mesma qualidade de um ambiente empresarial. A falta de investimentos em iluminação, mesas e cadeiras adequadas geralmente resultam em problemas de postura.

A busca constante por uma posição mais confortável se transforma em interrupções e distrações constantes — mais um vilão da concentração e da produtividade. Além disso, você pode precisar de um computador melhor e de uma internet mais rápida, o que nem sempre está disponível dependendo do endereço em que mora.

Ou seja, estruturar um ambiente de trabalho remoto adequado exige tempo e investimentos financeiros, fazendo com que muitas pessoas desistam no meio do caminho.

3.4. Falta de monitoramento

Trabalhar de forma independente pode ser uma tarefa difícil para pessoas que têm dificuldades em controlar o próprio desempenho e a jornada de trabalho. Muitas vezes, a falta de monitoramento resulta em pausas mais longas que o necessário ou em expedientes que se estendem ou se restringem ao que é necessário.

Quem trabalha demais pode sofrer com a síndrome de burnout, e quem trabalha menos perde prazos e se torna improdutivo com o tempo. O equilíbrio é essencial para evitar as duas situações. No entanto, dependendo do perfil do profissional, esse ponto só é encontrado em ambientes de trabalho formais.

4. Como ser produtivo ao trabalhar em casa?

Como você percebeu, os pontos fortes e fracos de se trabalhar em jornada home office dependem mais do perfil do profissional do que desse modelo de trabalho em si. A boa notícia é que algumas desvantagens são contornadas com mecanismos capazes de elevar a produtividade e assim ter um bom desempenho no trabalho. Conheça alguns segredos para isso a seguir.

4.1. Criar metas

Ao final do dia, faça uma lista das tarefas que precisa realizar no próximo — ou, se preferir, faça isso na primeira hora da manhã. Cumprindo cada meta diária, risque os objetivos da sua lista. Aqui, ter disciplina e comprometimento é fundamental. A partir do momento em que você classifica e ordena as metas, precisa trabalhar para que sejam cumpridas. Resista à tentação de deixar alguns itens para o próximo dia.

4.2. Eliminar distrações

Se dentro de um escritório as conversas paralelas e o toque do telefone distraem, para algumas pessoas, ignorar a TV e o livre acesso ao celular são um desafio. Por isso, leve o seu aparelho para outro cômodo e evite deixar a televisão ligada enquanto trabalha.

Por outro lado, faça mais pausas durante o expediente. Após algumas horas de trabalho, tire um tempo para esticar as pernas e ver as últimas notícias do Brasil e do mundo. Dessa forma, você recarrega as energias para voltar às atividades e cumprir todos os objetivos que foram listados.

4.3. Ter um ambiente organizado

Em um escritório, você chega para trabalhar e a equipe de zeladoria e conservação já preparou o ambiente. Em empresas menores, o seu pano e o álcool estão à disposição para fazer aquela primeira higienização do ambiente pela manhã.

Essas práticas podem — e devem — ser levadas ao home office. O conforto do lar e a divisão da casa com outras pessoas, principalmente crianças, contribuem para que o seu espaço fique uma bagunça.

Quando sair para almoçar e encerrar o expediente, crie o hábito de limpar seu escritório doméstico. Descarte papéis e rascunhos que não serão mais uteis, empilhe livros e documentos, leve os copos de água e as xícaras de café para a cozinha. Em suma, dê uma olhada geral no ambiente e se desfaça do que ocupa espaço e não terá serventia ao trabalho.

Além disso, resista à tentação de usar esse espaço como armazenamento. Não use a sua mesa de trabalho para acumular as contas de casa, a lista do mercado ou as últimas correspondências recebidas. Faça com que o espaço realmente seja um local profissional.

4.4. Decorar o ambiente

Mesmo que você não tenha condições de montar um escritório digno das revistas de casa e decoração, ainda é possível decorar seu espaço de maneira simples, mas que se torne um ambiente agradável para cumprir sua jornada de trabalho diária.

Se puder, pinte as paredes com uma cor clara, coloque uma planta em sua mesa e uma luminária. Já falamos aqui também sobre ergonomia: invista em uma boa cadeira de escritório e elimine eventuais problemas de saúde ocasionados pela má postura.

5. Quais são as principais dicas para montar um bom escritório em casa?

Tão importante quanto a organização e a disciplina é a montagem da estrutura do seu escritório em home office. Ter um ambiente de trabalho adequado influencia na concentração e na produtividade conforme pontuamos algumas vezes ao longo deste material. Veja agora algumas dicas práticas para montar um escritório adequado.

5.1. Encontre o melhor local

Dependendo do tamanho da sua casa ou do número de pessoas que moram com você, encontrar o local ideal para o seu home office será uma tarefa difícil. Afinal, nem todo mundo tem um cômodo livre na casa que pode ser transformado em home office.

Se essa é a sua realidade, é hora de ser criativo. Você pode usar parte da mesa da cozinha, colocar uma mesa na varanda, na sala ou no quarto. O importante é que o local seja o mais tranquilo possível, com a possibilidade de fechar a porta quando necessário e longe de distrações como o barulho da TV ou as interferências das pessoas que moram com você.

No entanto, se não tiver como adicionar um novo móvel aos quartos e o jeito é ocupar um espaço coletivo, como a sala de jantar, tente delimitar o ambiente de trabalho. Você pode pendurar uma cortina, usar um biombo ou fazer uma marcação no chão para que os outros moradores entendam que ali é a sua estação de trabalho e que ela deve ser respeitada.

5.2. Invista no mobiliário

Já falamos sobre isso por aqui, mas vale reforçar: compre móveis próprios para escritório. Uma mesa, uma estante e uma cadeira são suficientes para começar as suas atividades. Se o orçamento está curto, pesquise por itens usados em classificados na internet ou em lojas especializadas na venda desses artigos.

5.3. Proteja os documentos

Dependendo da sua profissão, modelo de contrato ou empresa, nem sempre terá ajuda integral da tecnologia para arquivar e armazenar documentos importantes. Embora o ideal seja contar com recursos de computação em nuvem para isso, nem todas as atividades estão livres de guardar informações importantes em arquivo físico.

Documentos confidenciais ou que não podem de forma alguma ser rasurados ou perdidos devem ser guardados em espaço seguro e, de preferência, trancado. Você também pode encontrar esse tipo de móvel pela internet, seja novo ou usado. Caso seja um volume pequeno de papel, uma opção é comprar caixas de MDF ou pastas simples, mantendo em um local seguro.

5.4. Organize o espaço

A dica da organização também já foi dada ao longo do texto, mas merece reforço. Cuidado com os fios espalhados pela casa, use canaletas, clips e organizadores que diminuem a extensão da fiação, permitindo que seja fixada à mesa ou às paredes do seu espaço.

Se não for possível colocar uma estante ou ter uma mesa grande, coloque nichos ou prateleiras na parede mais próxima a fim de dispor materiais de escritório como cadernos, canetas, lápis, borrachas e rascunho, deixando-os sempre à mão.

6. Como manter uma rotina saudável trabalhando em casa?

Até aqui, mostramos os principais segredos para montar um escritório home office de modo funcional, trazendo benefícios à sua produtividade e estimulando a motivação com o trabalho.

No entanto, você também percebeu que o conforto do seu lar pode ser prejudicial à saúde — seja em questões ergonômicas, seja pela sobrecarga de trabalho, quando os profissionais não precisam cumprir um horário, mas prazos. Confira agora algumas dicas para se manter saudável trabalhando em casa:

  • cuide do seu sono — mesmo que você seja mais produtivo nas madrugadas, evite amanhecer trabalhando para dormir durante o dia;
  • estabeleça uma rotina — por exemplo, acordar às 9h, tomar um banho, preparar um café e abrir os e-mails antes de começar a trabalhar;
  • respeite as interrupções — faça pausas para almoço, jantar e lanches como no escritório, evitando comer em frente ao computador;
  • estabeleça um expediente diário — mesmo que não cumpra horários, é interessante criar uma rotina para as atividades que devem ser feitas no dia a dia;
  • vista roupas confortáveis, mas não pijamas — pense que talvez seja necessário abrir uma chamada de vídeo a qualquer momento e isso ajuda a não ultrapassar os limites entre o pessoal e o profissional.

7. É possível equilibrar a vida pessoal e a profissional no home office?

O equilíbrio entre essas esferas é um divisor de águas entre adeptos e não adeptos ao home office. Há profissionais que garantem mais qualidade de vida ao trabalhar em casa enquanto outros perder o controle sobre as atividades e ficam sobrecarregados.

Seja no home office, seja em jornada de trabalho presencial, deixar que a sua vida profissional engula a pessoal provavelmente vai causar episódios de estresse, algo que, além de afetar a produtividade, impacta a saúde.

Você sabe que conquistou esse equilíbrio quando não trabalha em excesso, mas é produtivo, entrega suas atividades no prazo, contribui para a empresa com novas ideias e ainda tem tempo livre para cuidar de si mesmo e das pessoas que ama. Isso é possível seguindo as dicas que trouxemos ao longo do texto.

Mesmo que trabalhar em casa gere alguma dificuldade para não ultrapassar a linha tênue entre sua vida profissional e pessoal, ainda é possível gerenciar sua carreira e seu lar. Com disciplina, você separa os dois espaços, mesmo que o único móvel livre da sua casa seja o sofá da sala.

Chegamos ao final do nosso material sobre home office! Esperamos que os tópicos levantados ao longo de todo este artigo tenham ajudado a tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Nosso objetivo é que, ao se deparar com a possibilidade de trabalhar em home office, você seja mais produtivo ou faça uma escolha consciente em relação à jornada que deseja exercer.

Embora o assunto seja sempre abordado pelo lado das suas vantagens — afinal, quem não quer estar mais próximo da família, tirar uma soneca após o almoço ou tomar um banho para espantar o calor no meio do expediente, não é mesmo? —, existem aqueles que preferem trabalhar em jornada presencial, e não há nenhum problema nisso.

Nem todo mundo tem a oportunidade de experimentar o home office e o trabalho tradicional nos escritórios antes de decidir pelas suas preferências. O ideal é fazer uma autorreflexão, entender como funciona esse modelo de jornada e conhecer os mecanismos para tornar o trabalho em casa mais produtivo caso haja a necessidade.

Gostou deste artigo? Já trabalhou em home office ou quer trabalhar? Então, deixe um comentário e divida conosco sua experiência ou suas dúvidas.